Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
É fato conhecido entre todos que a internet trouxe uma revolução para o mercado de trabalho da nova era.
Com ela, novas profissões surgiram, bem como mais funções foram designadas para aquelas já existentes. Sendo assim, é necessário estar cada vez mais por dentro das tendências atuais para se inserir no ramo.
Com base nisso, listamos aqui 9 profissões da era digital em alta para 2020, para você se inteirar e descobrir novos meios de adentrar o mercado. Acompanhe!
Desde que a era digital chegou, ocorreu uma revolução na economia.
Profissões antes tradicionais se tornaram datadas e não mais necessárias, enquanto outras completamente novas surgiram e tomaram espaço.
No entanto, é de concordância de toda e qualquer pessoa que viveu essa transição que a era digital veio para ficar. Atualmente, estamos tão conectados que imaginar um mundo sem a tecnologia é um verdadeiro pesadelo.
Os números de usuários de internet crescem cada vez mais. Sabendo disso, trabalhar dentro deste meio significa entrar em um nicho de crescimento constante e estabilidade garantida.
É necessário fazer uma análise prévia do mercado e entender qual ramo se encaixa com seu perfil, para escolher onde entrar e como organizar uma carreira dentro da tecnologia atual.
Segundo um relatório de pesquisa publicado pelas empresas Hootsuite e We Are Social, atualmente 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Ou seja, mais da metade dos moradores do país as acessa mais de uma vez por dia.
No mínimo um terço desses usuários cria conteúdo para a web ou tem como objetivo o crescimento nas redes. Isso significa que a concorrência dentro do meio é gigante e que vence aquele que estiver mais preparado.
Sendo assim, a gestão e consultoria de mídias sociais vem para ficar. Ela tem como objetivo a orientação dos criadores de conteúdo, visando a qualidade e o aumento de seguidores.
Uma grande vantagem desse ramo é a possibilidade de trabalhar tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Ou seja, ajudar aquele que deseja se tornar um digital influencer, mas também as empresas que precisam crescer os números de suas redes para atingir mais público.
Na gestão e consultoria, o profissional pode tanto ajudar na criação quanto assumir completamente o comando das redes. As funções variam do interesse de cada cliente e do tipo de trabalho a ser realizado, criando um serviço personalizado.
Na era dos smartphones, é comum que tenhamos tantos aplicativos quanto a memória do celular resista.
Por meio deles conseguimos nos conectar com nossos amigos, buscar entretenimento através de jogos e até mesmo facilitar a rotina do dia a dia, com agendas online.
Com base nisso, é fácil perceber que dentre as possibilidades que a era digital oferece, se inserir dentro desse meio é uma ótima escolha.
Juntando os sistemas operacionais oferecidos pela Apple e pelo Google, existem atualmente mais de 5 milhões de aplicativos disponíveis para download. Esse número tende a crescer cada vez, devido a crescente necessidade de praticidade pelos usuários.
O meio oferece duas linhas para seguir: desenvolvimento técnico do aplicativo, com códigos e programação a se seguir e o design, onde é criada a parte visível do app, isto é, como ele aparecerá aos consumidores. Ambas as profissões são importantíssimas para o processo de criação e se tornam cada vez mais relevantes ao mercado.
De fato, saber desenvolver um aplicativo e descobrir o melhor meio de apresentá-lo ao público pode ser a chave para o sucesso na era digital e o ganho constante de milhares de reais ao dia.
Segundo o site Oberlo, no início de 2019 o número de usuários das redes sociais estava em 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, 42% de toda a população mundial.
Sendo assim, torna-se evidente que todos esses números e ações realizadas precisam ir para algum lugar.
O Big Data trata-se de um processo de interpretação e análise de um grande banco de dados armazenados remotamente. Essas informações vêm de todo tipo de lugar, desde aqueles de fácil acesso, como YouTube ou o tão famoso Wikipédia, até canais off-line, como ligações de telemarketing.
O analista de Big Data tem o objetivo de analisar esses dados e, por meio de descobertas realizadas através dele, fornecer informações sobre estatísticas da empresa e atitudes que devem ser repetidas. Desde influenciadores digitais até grandes negócios, o analista, por meio de sua pesquisa, descobre informações sobre o que funciona ou não a determinado público-alvo.
Com a evidente necessidade de ações estratégias ao público, a importância do especialista em análise de Big Data também cresce. Sendo assim, pode valer a pena investir em cursos e pesquisas sobre o assunto, para se inserir no meio e garantir o sucesso em mais essa profissão advinda da era digital.
Caso tenha se interessado por esse mercado, neste artigo do Data Science Academy é possível conhecer um pouco mais sobre o ramo e demais profissões do meio.
Ainda dentro do ramo de fornecimento de informações, é possível destacar o Data Miner, que faz parte da lista de profissões que obtiveram sucesso em 2019 e são tendência para 2020.
Nesta opção, ao contrário do analista de Big Data, que possui um enorme banco de dados para a realização de uma análise geral, o Data Miner tem como objetivo a realização de uma pesquisa para fornecimento de informações específicas.
Através de interações de usuários recebidas antes ou depois do início do trabalho, ele entende as informações, as organiza e repassa os resultados em relatórios concisos. Dessa forma, torna-se fácil compreender quais atitudes funcionam melhor e quais devem ser evitadas para o futuro da empresa.
Além disso, o Data Miner também pode ser responsável pela organização das futuras ações de seu contratante, já que possui vasto conhecimento sobre o que o público-alvo está disposto a receber e irá gostar de encontrar.
Segundo dados relacionados ao Inbound Marketing, 94% dos links clicados vem de forma orgânica e não paga.
Isso prova que o conteúdo produzido com qualidade e usando as técnicas certas atrai muito mais público que aqueles divulgados de maneira paga.
Sendo assim, torna-se evidente que os serviços de um redator munido de técnicas de SEO são indispensáveis. Através deles é possível alcançar um público maior e criar uma conversão orgânica, que resultará em clientes fiéis e satisfeitos.
Já foi constatado há muito tempo que o marketing de conteúdo atrai muito mais que o agressivo. Porém, com o grande número de textos publicados por sites e blogs todos os dias é difícil de destacar a alcançar o topo no ranking dos buscadores.
Sendo assim, o principal objetivo do redator do ramo é fazer o uso das técnicas SEO, que consistem em uma série de estratégias para buscar uma melhor colocação nas pesquisas. Com o conteúdo produzido da maneira certa, os números do site ou blog podem triplicar.
Com base nisso, investir em preparação para ingressar no meio é uma ótima opção. Dentro do constante crescimento dos números nas redes sociais, conteúdo de qualidade e bem produzido é raro e cada vez mais valorizado.
Em uma pesquisa realizada pela Ebit/Nilsen foi possível constatar que o e-commerce no Brasil cresceu 12% apenas no primeiro semestre de 2019.
Isso por si só já prova o quanto esse ramo tem potencial e precisa de profissionais especializados para atingir o sucesso.
Com a crescente democratização da internet as compras online tendem a subir cada vez mais. É de conhecimento da grande maioria dos consumidores que adquirem produtos em lojas físicas possui um custo maior e a comodidade de receber o item desejado em casa conquista a todos.
Porém, como a demanda é grande, a oferta também cresceu consideravelmente. Em julho de 2019, o Brasil contava com cerca de 930 mil sites dedicados as vendas online, fora aqueles comerciantes que fazem uso de grandes plataformas, como o Mercado Livre. Com eles, o número já ultrapassava 1 milhão de empresários.
Sendo assim, é preciso entender melhor o mercado, para tomar as decisões certas e se destacar entre a concorrência.
Com base nisso, surge a profissão de consultor para E-commerce, um profissional especialista nesse ramo e capaz de dar as melhores orientações. O trabalhador desse meio precisa conhecer muito de internet, marketing, canais de distribuição e demais processos burocráticos, para prestar uma consultoria completa.
Como o nicho tende a continuar crescendo em 2020, investir em conhecimento na área pode ser uma ótima opção para quem deseja se inserir nas profissões da era digital.
Ainda falando de uma profissão que pode ser de muita ajuda no nicho do E-commerce, o Webmaster tem como principal objetivo dar o suporte técnico necessário para que a plataforma execute suas funções com perfeição.
A partir do momento que uma empresa de vendas online começa a obter resultados lucrativos, o próximo passo é adquirir o próprio espaço para vendas. Isso proporciona segurança aos usuários, além de ajudar na impulsão e divulgação da loja no mercado.
Desta forma, quando a plataforma própria é criada, é imprescindível o acompanhamento de um profissional do meio. Ele ajudará a tornar o ambiente automatizado, bem como cuidará de todos os processos necessários para que ela funcione com perfeição.
Além disso, também cabe ao Webmaster a resolução imediata e emergencial de problemas. Sendo assim, este profissional deve estar sempre de plantão, caso precise apresentar um suporte.
O tempo em que a tendência eram os consoles para jogos já foi embora há muito tempo. Atualmente, grande parte dos usuários da internet consomem conteúdos relacionados a games e gastam centenas de reais em novos jogos para computador.
Sendo assim, a profissão de desenvolvedor de games está entre as maiores tendências para 2020. Com ela, é possível participar do processo de criação de um novo jogo, desenvolvendo fatores que englobam todo o mecanismo, desde a invenção da história até os gráficos, que estão se tornando cada vez mais realistas.
O profissional que trabalha com o desenvolvimento de games tem como objetivo a criação de algo novo, que ainda não existe dentro do nicho.
Os formatos já são muitos, sendo alguns deles já datados e saturados. Sendo assim, é preciso estar munido de muita criatividade para pensar fora da caixa e encontrar as brechas do mercado. Quando identificá-las, trabalhar dentro desse vácuo para criar um novo produto que atraia os usuários e se destaque pela inovação.
Dentro do desenvolvimento de games é possível segmentar várias profissões. Algumas delas com funções mais técnicas e outras mais voltadas a ludicidade.
Com base nisso, pode-se dizer que este mercado que está entre as maiores tendências de 2020 e está preparado para receber novos profissionais capacitados para girar ainda mais a economia do meio.
Mesmo que no fim do artigo, é imprescindível citar o profissional desse meio. O Marketing Digital já é tendência há muito tempo e continuará crescendo cada vez mais em 2020 e nos anos seguintes.
No entanto, com a crescente popularização do tema, o acesso às informações básicas de divulgação já chegaram nas mãos de todos. Dessa forma, é preciso que o profissional que decidir seguir nesse meio saiba que deve ir muito além do comum, sair da caixa e descobrir novas formas e técnicas de divulgação.
O profissional que está em alta no marketing digital em 2020 é aquele que tem pleno conhecimento de todas as técnicas e sabe como usá-las em cada plataforma no momento certo. Mais do que simplesmente criar, o especialista deve saber quanto e onde distribuir o conteúdo, para garantir o sucesso de seus clientes.
Além disso, também é fundamental que o profissional do Marketing Digital tenha conhecimento intermediário em todos os ramos do nicho. Produção gráfica, visual, design e escrita são apenas alguns exemplos de temas que devem ser dominados.
Dessa forma, é possível garantir a entrega de um produto de excelência, que proporcionará resultados efetivos ao contratante.
Trabalhar com tecnologia é estar dentro de um meio que é tendência em todo lugar do mundo. Atualmente, estamos todos conectados e precisando de orientações para seguir no meio digital de forma correta.
Sendo assim, sabendo de todas essas dicas de profissões do meio digital, já pode-se escolher aquela que mais se encaixa com suas prioridades e gosto pessoal.
Com elas, você pode se tornar o mais novo empreendedor dessa nova era!
é Fundador da Live Media – Marketing. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019, pelo Afiliados Brasil.
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