Artigos

E-commerce como opção de negócio: por que apostar no apoio profissional?

Considerado uma importante fonte de oportunidades para a expansão de diversos tipos de negócios, o comércio eletrônico vem apresentando números extremamente positivos em relação às vendas, além de um constante avanço e aprimoramento nos últimos anos. No atual cenário, as empresas que estão inseridas ou que possuem interesse em ingressar no mercado de e-commerce se deparam com um ambiente totalmente desafiador, o que torna necessário o conhecimento sobre as últimas tendências e novidades, bem como estudos mais profundos e vivência no setor. Para alcançar visibilidade e resultados satisfatórios no meio digital, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância e eficiência do acompanhamento profissional nesse processo.

O serviço pode ser realizado por uma empresa ou especialista da área, e compreende desde o planejamento da inserção do negócio no e-commerce até o aumento de conversão de vendas. E para os casos de uma loja virtual já existente, o consultor também irá orientar e sugerir as melhorias necessárias para que se atinjam os resultados pretendidos. De um modo geral, o trabalho é focado nas particularidades do negócio, e traça objetivos que visam implementar soluções para tornar o projeto mais atrativo para o seu público, além de reduzir ao máximo os erros e otimizar o tempo dos resultados em um canal que se torna cada vez mais competitivo.

A importância dessa consultoria para empresas fica evidente, por exemplo, no momento de escolha e condução de ações assertivas em marketing digital, permitindo que o cliente seja orientado sobre o melhor investimento a ser feito para alcançar os objetivos do negócio online. Além disso, a consultoria também é responsável por mensurar os resultados, auxiliando não apenas nas estratégias em marketing digital, mas também na avaliação do retorno e nos ajustes necessários.

No entanto, vale a pena ressaltar que, para a contratação desse tipo de serviço, é preciso verificar se a consultoria especializada tem o know-how necessário para propor, orientar e acompanhar seus clientes da melhor forma possível durante a gestão do negócio. Por se tratar de um setor dinâmico e que conta com diversas novidades constantemente, o trabalho do consultor deve acompanhar todas as novas tendências e atualizações desse mercado em expansão.

Sem esquecer que um bom relacionamento entre consultores e fornecedores é fundamental para a qualidade do trabalho prestado, outro ponto importante é que a consultoria também deve contar com a expertise do cliente em seu negócio para que, dessa forma, seja possível unir a experiência do empresário com a vivência do consultor em e-commerce para uma parceria ideal. Além disso, por não acompanhar a rotina da empresa, o consultor atua como um agregador para o negócio, trazendo novos conhecimentos de outros nichos de mercado.

Dentre os resultados contemplados, observa-se uma melhora substancial na performance da empresa no canal Internet, bem como uma geração de know-how e conhecimento das melhores práticas em e-commerce por parte do cliente. Com uma reputação favorável e reconhecimento na web, as chances de vendas e geração de negócios aumentam de forma expressiva.

Thiago Sarraf

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

Comentários

PUBLICIDADE