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O que é Inbound Marketing e como aplicar essa metodologia

Já domina a técnica de inbound marketing? Veja aqui, passo a passo, cada uma das etapas

O Inbound Marketing é uma metodologia baseada em definir um caminho orgânico para atração de público. Além de atrair pessoas, o processo envolve estabelecer estratégias para manter os contatos engajados, práticas para gerar novos clientes e fidelizar esses parceiros.

 

Como fazer Inbound Marketing

A partir do momento que você compreende quem são as pessoas que podem adquirir seus produtos, será mais fácil definir as estratégias para gerar novos clientes e fidelizá-los.

Pode-se dizer, então, que o Inbound Marketing consiste em ações com base no estágio de cada uma das pessoas que segue sua marca.

Utilizando estratégias de marketing de conteúdo, você produz e compartilha informações visando a atração do público ideal. Para que essa estratégia de atração funcione, nada melhor do que conhecer as pessoas que você deseja atrair, faça pesquisas, estudos de buyer persona etc.

Uma das formas mais simples de aplicar a metodologia de Inbound Marketing é através da criação de um funil de vendas. Cada etapa do funil contempla um estágio específico que o seu público se encontra.

Ao pesquisar sobre funil de vendas, você encontrará exemplos em que o número de etapas varia (normalmente entre 4 e 5 etapas). Para exemplificar como funciona a aplicação da metodologia de Inbound Marketing, vamos considerar um funil com 4 etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização.

 

Atração

Esta é a etapa onde você trabalha com estratégias para gerar maior número de seguidores ou visitantes em seu site.
Trabalhar com palavras-chave que façam referência ao seu negócio, por exemplo, pode ser útil. A utilização dos termos corretos em seu site e em blog posts pode fazer com que suas páginas fiquem melhor posicionadas nos buscadores.

As redes sociais também podem ser suas aliadas na hora de atrair novos seguidores. Produzindo conteúdo relevante para quem já segue sua marca, você estimula essas pessoas para que compartilhem suas postagens, gerando maior número de acessos aos seus canais sociais.

 

Conversão

Na etapa de conversão, o objetivo principal é gerar novos leads para sua base. Para obter novos contatos pelo seu site, insira formulários nas principais páginas dele.

Deixe claro no formulário qual a finalidade de solicitar esses dados.

Você pode criar landing pages específicas para gerar novos leads, promovendo sua marca ou alguma ação/produto pontual. Aproveite também os eventos para explorar a captação de novos contatos.

A partir do momento que um visitante disponibiliza maiores informações sobre ele, é possível trabalhar com outras formas de comunicação com ele, através de envios de e-mail marketing ou SMS, por exemplo.

 

Fechamento

Nesta etapa serão organizadas as ações que tem como objetivo principal transformar os seus leads em clientes.
Você precisa saber como diferenciar o público de acordo com os interesses deles. Diversas ferramentas de automação de marketing facilitam a análise da sua base de contatos, para saber quais são as pessoas mais engajadas e até mesmo quais tipos de produto despertam maior interesse.

Outro recurso que pode ajudar na segmentação dos seus contatos é o de lead scoring, que consiste em atribuir pontos para os leads de acordo com o engajamento deles. Quanto maior o lead scoring, mais próximo estará de se tornar um cliente.

 

Satisfação

Se engana quem pensa que o esforço acaba depois de concluir uma venda. A etapa de satisfação busca não apenas a manutenção do engajamento com marca, mas também fazer com que seus clientes se motivem a indicar sua marca para terceiros.

Use call-to-actions bem direcionados, divulgando melhorias, interaja em mídias sociais e faça réguas de conteúdo com a automação de e-mail marketing. Ao encantar seus clientes, você cria maiores oportunidades de vendas, e os próprios clientes vão compartilhar suas experiências positivas!

Monitore também o que falam da sua marca nas mídias sociais e busque parcerias com evangelizadores.

Eduardo Brum

é redator e integra a equipe de marketing da Dinamize. Jornalista em formação, interessado em tudo que envolve comunicação.

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