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3 estratégias de marketing para resolver seu negócio

Imagem: pessoa mexendo no computador com um mini carrinho de compras ao lado. estratégias de marketing.

Estudos mostram que a captura de atenção do ser humano caiu de 12 para 8 segundos. 4 segundos não parecem muito tempo, mas para o marketing pode ser a diferença entre vendas bem sucedidas ou não. Vamos falar sobre 3 estratégias de marketing que podem ser muito úteis para alavancar o seu negócio.

Marketing de qualidade não é espremer o máximo de informações possíveis em uma comunicação. É o oposto. Aliás, depende do seu público alvo. Campanhas voltadas para a massa, como por exemplo, a Magazine Luiza, precisa inserir o máximo de informações naqueles segundos de propaganda na televisão ou internet.

Por isso é, primeiramente, entender quem é seu público alvo e quem é a persona do seu e-commerce. Assim, as campanhas podem ser pensadas e realizadas com maestria.

 

Eduque sua audiência

Mais do que focar em simplesmente vender o produto ou serviço, você pode usar o marketing para educar sua audiência. Consumidores em potencial são menos propensos a focar em conteúdo promocional. Então, se você oferecer alguns elementos educativos, você consegue chamar a atenção da audiência.

O consumidor impactado pela campanha de tênis de esporte que explica como o desempenho da corrida pode melhorar utilizando o tênis correto tem mais chances recorrer a sua marca na hora da compra do que simplesmente oferecer o modelo mais novo da loja.

As vendas são feitas quando os produtos são oferecidos na hora certa e para a pessoa certa. Oferecendo conteúdo educativo para seus clientes é possível ser mais rápido do que as necessidades da pessoa. Ou seja, de forma sutil, ofereça soluções para problemas que ainda não são problemas.

 

Construindo lealdade

O marketing pode influenciar como as pessoas se sentem em relação às marcas. São através das estratégias de marketing que a sua empresa consegue construir com sentimento contínuo de lealdade e confiança com sua audiência.

Seja incluindo um nome na hora de assinar e-mails, mandando comunicações segmentadas para públicos específicos ou fornecendo canais de feedback personalizados, é importante mostrar a história da sua marca e sua identidade.

A ética e os ideais da sua empresa pode estimular simpatizadores a aderirem à sua marca. Marcas veganas, por exemplo, não são tão comuns assim de serem encontradas e a comunidade costuma se ajudar divulgando a marca para outros simpatizadores do estilo de vida.

Aumentando o senso de pertencimento da sua audiência para com a sua marca você não apenas os torna fãs de seus produtos como fãs leais à sua marca. Isso os encoraja a compartilhar seus produtos e serviços, resultando em mais lealdade.

Seja transparente, porém! Uma vez que a confiança da audiência pode trazer louvor à marca, um deslize sequer e a internet manchará seu nome para sempre.

 

O funil de vendas já não é mais o mesmo

Gerar tráfego e conseguir leads é um dos maiores desafios do e-commerce. O trabalho do marketing é justamente conseguir leads para que virem potenciais prospects e assim por diante.

Uma maneira efetiva de capturar leads é montar landing pages efetivas. Combine imagens únicas e apelativas, Call to Action e incentivos para se tornar um lead.

As vendas na internet, porém, estão modificando o tradicional funil de vendas que estamos acostumados a ver. O consumidor não passa mais por aquele passo de geração de leads, qualificá-los, desafio, problema, solução e finalmente fechar o negócio.

Se você educar sua audiência, eles já estarão sendo impactados pela sua marca. E quando forem comprar, seus consumidores não precisarão mais passar por todo o funil, eles já estarão nas fases finais.

Assim como não significa que a compra será realizada uma vez que o internauta entrou em seu funil. A qualquer momento ele pode desistir e voltar a etapa número um.

 

Conclusão

O marketing dentro da internet e principalmente dentro das lojas virtuais se modifica a todos os momentos e precisam ser adaptados às novas tendências de consumo.

O investimento em marketing digital é uma das bases no seu e-commerce. Costumo dizer para os meus clientes da consultoria que o valor do seu faturamento é diretamente proporcional ao valor investido em marketing.

Especialmente quando sua marca é nova no mercado. Afinal, se não divulgar, como você espera que as pessoas conheçam seus produtos / serviços?

É a última, mas não menos importante das etapas a serem decidida dentro do planejamento do novo e-commerce. Justamente porque toda a sua estrutura tem que estar pronta para que sua loja possa ser divulgada.

Seguindo essas três estratégias que listamos aqui é possível dar um gás nas suas vendas e melhorar o posicionamento da sua marca para com os consumidores.

Thiago Sarraf

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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