Recentemente, está surgindo uma forte onda de críticas à postura e conduta da Geração Z, que são pessoas de 13 a 27 anos, no mercado de trabalho. É comum vermos matérias dizendo que essa geração não é comprometida, que não sabe se comportar direito em ambientes corporativos e que são considerados os pesadelos de qualquer…
Acompanhar grandes eventos, como o Digitalks Expo, o Web Summit e o SXSW, também significa embarcar em uma curadoria profunda. Afinal, são diversas palestras que ocorrem ao longo dos dias e geram a sensação de que estamos perdendo conteúdos ricos apresentados em outros palcos. Mas, por que nos sentimos tão culpados por perder algo? Por…
O universo do marketing digital é dinâmico e está em constante evolução, e muitas são as promessas para este novo ano que se inicia. No entanto, como CEO de uma agência de marketing e publicidade com mais de 12 anos de atuação no mercado, me sinto praticamente na obrigação de compartilhar minhas percepções sobre as…
Veja como os anunciantes devem se preparar para a chegada da TV 3.0, que terá seu padrão definido até o final de 2024 Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação radical na forma como consumimos conteúdo audiovisual. A TV 3.0, um reflexo dessa revolução tecnológica e comportamental, traz consigo uma infinidade de oportunidades e desafios…
Falar do futuro do marketing digital é muito complexo perante uma realidade que tudo se altera muito rapidamente. Contudo, é possível traçar tendências e cenários para o próximo ano, fazendo com que as empresas tenham decisões mais assertivas em relação ao tema. É inegável que são muitas inovações quando falamos de marketing, assim é imprescindível…
Com a evolução para a Web 3, uma nova era de propriedade intelectual se inicia. A informação é propriedade do usuário e é 100% rastreável. Vivemos em uma era em que a tecnologia impulsiona nossas vidas diárias, criando uma infinidade de dados que podem ser captados e analisados. Esse enorme volume de informações tem…
First-party data, foco em identidade e investimento na internet aberta são completamente estratégicos para todo e qualquer negócio. Entenda o porquê. O buzz em volta dos novos anúncios da Apple é geral, mas pouco se fala sobre a novidade que deve impactar estratégias de marketing que tem foco em seus consumidores: o novo iOS…
Tenho observado um equilíbrio entre otimismo e temor, nos últimos tempos, quando leio sobre inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. E isso me fez desejar compartilhar algumas reflexões. A tecnologia é maravilhosa. Ela não nasce sem despertar alguns riscos e temores, é claro, mas sempre amplia os horizontes, quebra expectativas e nos permite explorar…
Você não perderá sua posição de liderança para uma mera IA, mas poderá perdê-la para um líder alimentado por ela. Vamos começar pelo início. Se você, como líder, não está super fascinado com as possibilidades de IA que temos pela frente, provavelmente está em negação. Não estou sendo inocente ou deixando de considerar todos…
Muita gente ainda tem dúvidas sobre a legalidade das apostas esportivas no Brasil. Fato é que os jogos de apostas já são populares em todo o país e praticado por milhões de brasileiros. A diferença entre a nova onda de apostas e os jogos de azar tradicionais é o fato de serem oferecidas através da…