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Marketing Digital – Cada macaco no seu galho!

Jamaica sempre foi um cara esforçado e inteligente, formado em administração de empresas, decidiu, após se identificar com o mercado digital, fazer vários cursos no segmento e então passou a atuar como consultor de comércio eletrônico. Certo dia, ao visitar uma empresa que planejava subir uma operação de eCommerce, Jamaica informou ao proprietário que seria necessário trabalhar fortemente ações de marketing digital como parte do projeto para sucesso da operação, daí o diretor, Sr. Luiz Grampeado, falou que isso não seria problema uma vez que já tinha um  contrato com uma agência e eles cuidariam de tudo relacionado ao marketing.

Ou seja, em outras palavras, na ingenuidade do Sr. Grampeado, tal posicionamento  reduziria o valor da proposta que o Jamaica, consultor,  havia preparado e apresentado em função de um valor um pouco mais baixo praticado por outra agência.

Segue-se o diálogo:

Jamaica: – Certo, mas quem são estes profissionais que o Senhor confia para executar esse trabalho? Poderia agendar uma reunião para que eu os conheça, porque eles serão parte do projeto, certo?

Sr. Grampeado: – Claro que sim, deixe-me ligar agora… Reunião marcada para amanhã às 09hs.

Chega Jamaica na agência, senta-se na sala de espera e não demora muito para ser chamado. Já na sala de reunião, estão o Netinho, filho do dono da agência e o “El Loco” (conhecido assim dentro da agência) time de marketing que cuida da conta do Sr. Grampeado.

Agora começa a diversão!

Primeiro, o Jamaica faz a exposição do projeto e pela inteiração dos ouvintes logo sacou que eram muito fracos, então ele pergunta aos dois: “Que tipo de ação em marketing de performance vocês fazem atualmente?”, daí o El Loco responde: “nós gastamos com Google Eduardo” e o Jamaica de imediato se segura pra não dar aquela risada e diz: “você quer dizer Google Adwords?!”

Jamaica então fala para o Netinho e para o El Loco: “precisaria que vocês executassem ações de marketing focados em performance para eCommerce atuando em pesquisa, display, remarketing e retarget além de ações que engajam o target com a marca dentro das redes sociais relevantes para o negócio do Sr. Grampeado, visando relacionamento para um aumento de TRO (Taxa Recorrente Orgânica) e boa conversão em vendas”… daí um olha para o outro com aquela cara de “PQP, que P…é essa?”

Ou seja, ao analisar o trabalho da agência e pela conversa com estes dois, o Jamaica chegou a conclusão que na verdade o Netinho era de fato muito pequeno em conhecimento e o “El Loco” era um pirado que confundia bananas com laranjas!

Voltando então para a empresa do Sr. Grampeado, o Jamaica transmite seu feedback negativo que levou o empresário a sentir-se logo como se estivesse sendo “grampeado” por aqueles caras todos os meses, assim sendo, com esta sensação de dor, decide encerrar as atividades com aquela agência.

Conclusão: Essa estória serve para ilustrar o que muito se encontra hoje no mercado, pessoas que mais precisam aprender para depois cobrar por fazer! A falta de conhecimento por parte do empresariado o leva a desembolsar uma grana, que mal investida, não o faz enxergar que seus esforços estão valendo a pena. Aqui se aplica a velha máxima em que o barato às vezes sai caro!

Existem ações em marketing digital que se traduzem em sorriso no rosto do cliente e satisfação em seu bolso? Sim, não duvide disso, apenas não está acontecendo tanto quanto deveria!

Então aos que pretendem se profissionalizar nesta área e ganhar dinheiro com isso, estudem mais, se preparem melhor porque, afinal de contas, vivemos de resultados.

Marcelo Paiva

é Diretor da Makprime, Dealer da Access Music no Brasil, MBA em Gestão Empresarial, gerencia projetos de eCommerce nos segmentos de Varejo, Hotelaria, Gastronomia e Educação, apaixonado por Gameficação para e-Commerce, palestrante do eCommerce Brasil, DigiTalks, OMI (Online Marketing Institute), SEBRAE e Gerente do programa Google Business Group para a cidade de João Pessoa/PB.

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