Quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
A chegada de um novo ano sempre vem acompanhada de novos planos, promessas e tendências. Isso não é diferente no mercado digital.
É fato que o planejamento para 2020 não se inicia agora. Ainda em 2019, certamente, resultados foram analisados em busca de direcionamentos para ações e investimentos do ano sequente.
Mas é geralmente nos primeiros meses do ano que conseguimos rever a estratégia como um todo para tomar as melhores decisões. Com isso, surgem dúvidas.
E para nos ajudar nas escolhas, nada melhor que dados – tanto dos resultados internos quanto do mercado.
Por isso, nós aqui da mLabs nos unimos, mais um ano, à Social Media Week SP, por meio do grande Edney Souza (Interney), para entrevistar os participantes da edição do evento de 2019 – em sua maioria decisores – sobre suas apostas para este ano.
Demos vida, então, à segunda edição da pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital 2020”, e queria compartilhar com vocês alguns dos insights que ela traz.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24/09 e 19/11 de 2019, e organizamos os resultados dela em um infográfico repleto de informações relevantes para tomadores de decisões e profissionais que estão em busca de um “norte” para se especializarem.
Para se ter ideia, 61,7% dos respondentes ocupam cargos de liderança ou diretivos, 68,2% são decisores ou participam diretamente do processo de decisão de compra de produtos e serviços digitais e 38,3% atuam em cargos operacionais.
A pesquisa foi dividida em quatro categorias:
Para chegar ao resultado, algumas das questões que levamos aos entrevistados eram sobre o interesse em “Começar a Usar” e “Investir Mais” em cada um dos recursos listados.
Sendo assim, consideramos como “Tendências” os recursos que receberam mais votos em “Investir Mais” somado a “Começar a Usar”.
Já para apresentar as “Apostas”, consideramos os recursos com maior número de escolha na resposta “Começar a Usar”.
Tendências e apostas para o ano sob a perspectiva dos profissionais de marketing digital
É por meio dos canais que colocamos nossas estratégias efetivamente em prática, sendo eles essenciais para a conquista de uma boa presença digital, relacionamento e atração de novos consumidores.
Como resultado, pudemos identificar como as três principais tendências da categoria LinkedIn, Instagram e YouTube, respectivamente.
O LinkedIn, assim como na pesquisa de 2019, aparece em primeiro lugar entre as tendências. A rede social vem ganhando cada vez mais espaço como canal de informação e para negócios, se destacando principalmente para o mercado B2B.
Instagram e YouTube, outros dois canais também já bem conhecidos, ocupam segunda e terceira posição respectivamente. Com novos recursos sendo lançados a todo o momento e o crescimento do consumo de conteúdos em vídeo, eles se mantêm com grande potencial.
Em relação às grandes apostas de canais para 2020, foram selecionados: Tik Tok, Podcast/Spotify, e Pinterest, respectivamente.
Tik Tok é uma das grandes revelações em território brasileiro, com números de crescimento impressionantes. Para se ter ideia, foi a segunda rede social mais baixada no mundo em 2019.
Apesar de muitos verem o Tik Tok como um canal para crianças e adolescentes, ela tem alto potencial de crescimento, principalmente devido à tendência de que os jovens aumentem seu poder aquisitivo com o tempo – o que abre grandes oportunidades para as marcas.
Velho de guerra, mas pouco explorado em anos anteriores, o podcast “ressurge” com força total para o mesmo público que não fez o canal virar em suas tentativas anteriores.
Muito disso se dá graças ao Spotify, que favoreceu a popularização desta mídia e, assim, gerou uma nova oportunidade para as marcas explorarem o recurso.
O terceiro lugar também não é uma novidade. O Pinterest é considerado por muitos com a melhor ferramenta de busca de imagens no mundo, sendo outra rede com um grande potencial de crescimento.
As estratégias que foram identificadas como as principais tendências em 2020 foram: SEO, Branded Content e Social Ads, respectivamente.
O tão citado como “morto” SEO aparece mais vivo que nunca na primeira colocação. Crescendo muito nos últimos anos, ganhou ainda mais força devido a canais como Google meu Negócio (marketing local) e e-commerces (expansão).
Branded Content é outra estratégia conectada ao SEO, e é a mais recente estratégia neste podium. Ela consiste na criação de conteúdo ligado à marca, sendo essencial para criar uma identidade de marca e construir uma forte presença para o sucesso no meio digital.
Social Ads continua tendo importância fundamental para impulsionar o negócio, sendo ótima tanto para servir como apoio a outras estratégias como o próprio SEO e Branded Content quanto para aumentar o volume de vendas.
Já as apostas de estratégias para 2020 são: Gamificação, Omnichannel e Marketing de Causas, respectivamente.
A gamificação, que apresenta uma nova experiência ao cliente por meio de conquistas e recompensas, é apontada como a estratégia que começará a ser mais usada e a mais usada.
Omnichannel aparece em segundo lugar, demostrando a percepção de valor conquistada quando se trata de atendimento ao cliente.
Por fim, mas não menos importante, o Marketing de Causas. A adesão das empresas por causas sociais, levantando bandeiras, começa a ganhar importância entre as marcas.
Isso se dá devido à percepção do impacto dessa abordagem no consumo da população brasileira. Segundo estudo global realizado pela Edelman Earned Brand, ainda em 2018, foi identificado que 69% dela compra ou boicota uma marca conforme seu posicionamento.
Quando falamos de metodologias para o mercado, as maiores tendências identificadas foram: Acessibilidade Digital, Inbound Marketing e Design Thinking, respectivamente.
O destaque em relação à acessibilidade digital também é reflexo do novo comportamento e posicionamento exigido pelos consumidores. Marcas cada vez mais preocupadas com a diversidade e em atender a uma parcela considerável da população antes ignorada.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de um milhão e meio de pessoas com deficiência visual. Já com deficiência auditiva são mais de 10 milhões de brasileiros (Instituto Locomotiva).
O Inbound Marketing é uma metodologia que vem gerando excelentes resultados tanto na geração de tráfego quanto de leads.
Contudo segue ainda em amadurecimento no mercado com as etapas de qualificação e lead scoring que, conforme a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, é adotada apenas por 37% dos entrevistados – um possível indicador para colocar a metodologia em segunda posição.
Nenhuma novidade também na terceira posição. Já bastante conhecido, o Design Thinking vem se difundindo cada vez mais como uma forma de inovar e trazer novas perspectivas para a empresa em todas as áreas.
Já como grandes apostas, uma única metodologia se difere no podium: Growth Hacking, escolhida em primeiro lugar. Em seguida, Design Thinking e Acessibilidade Digital aparecem novamente, em respectivas posições.
É… Parece que tem muita gente querendo hackear seus planos táticos para otimizar os resultados, não é mesmo?
As tecnologias são o alicerce do mercado digital, e estão em constante inovação, exigindo que os profissionais se adaptem constantemente.
Na categoria, assumiram o TOP 3 como tendências: Monitoramento, Inteligência Artificial e Apps Mobile, respectivamente.
O primeiro lugar, monitoramento, permanece na posição alcançada na primeira versão da pesquisa com as tendências para 2019. Em 2020, porém, cresceu em 15% a quantidade de respondentes que a considera tendência.
Esse dado é muito interessante, pois indica a força que Customer Centricity vem ganhando. A voz do cliente importa e as marcas precisam estar atentas à repercussão das experiências que suas ações, produtos ou serviços proporcionam!
Você já deve ter ouvido em algum lugar a frase “o futuro é agora”. Pois é, a inteligência artificial que há poucos anos parecia algo distante já faz parte da nossa rotina.
Isso leva esta tecnologia a ocupar, pelo segundo ano, o segundo lugar na lista das tendências. Agora com 5% a mais de intenções em investimento que em 2019.
Na terceira posição, os Apps Mobile surgem ocupando o lugar dos Chatbots – irônico, não? Para uma tecnologia que parecia ameaçada justamente pelo terceiro lugar de 2019, uma grande reviravolta!
Como apostas da categoria foram escolhidos: IoT, Wearables e Realidade Virtual/Aumentada, respectivamente.
A Internet das Coisas (IoT) ainda não tem seu potencial bem explorado em território brasileiro, mas vem ganhando espaço por meio do buzz gerado em torno da transformação digital nos negócios – o que justifica a primeira posição do interesse em começar os investimentos.
Os wearables tinha uma projeção de crescimento de 91% no Brasil em 2019, segundo estimado pela Gartner Group. Ao que tudo indica – inclusive esta pesquisa -, estes dados se confirmam e prometem ser tão ou mais explorado em 2020.
Já o mercado da terceira posição, ocupada pela tecnologia de realidade virtual e aumentada possui como estimativa para 2020 ultrapassar 370 bilhões, segundo a IHS Markit.
Para se ter uma ideia, a mesma empresa apresentou que chegaram a ser vendidos no mundo, em 2019, cerca de 28 milhões de unidades de VR headset.
Gostou do que viu? Vale dar uma olhadinha no resultado completo da pesquisa pelo infográfico AQUI!
é Fundador e CMO da mLabs, plataforma de gerenciamento de mídias sociais. Com 20 anos de mercado, atuou sempre no setor de tecnologia e meios digitais de empresas como Banco Itaú, FIESP e Focusnetworks. Em 2017 foi premiado pela ABRADi-SP como Profissional Digital na categoria Planejamento, e hoje é responsável por gerenciar e tomar decisões na mLabs, empresa que visa a democratização de redes sociais e a educação e desenvolvimento digitais.
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