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Marketing digital para empresas B2B: pequenas ações, grandes resultados

Veja quais são as sete táticas digitais que podem ajudar as empresas B2B a se destacarem no mercado e melhorar seus resultados 

 

Estratégias de marketing digital são ótimas apostas para as empresas Business-to-Business (B2B) atraírem clientes, manterem o crescimento e conquistarem, não apenas participação, mas também relevância no mercado. Além disso, ajudam a estabelecer diálogo permanente com stakeholders, manter contatos ativos, e, claro, a fomentar oportunidades de negócios.

No entanto, as ações não devem focar na mera retenção de clientes. A captação e a conversão, sim, devem ser o alvo. Esse é um “detalhe” que os players desse segmento precisam considerar antes de planejar e ativar ações digitais com o intuito de obter presença e se diferenciar no mercado.

Abaixo, listo sete táticas digitais que ajudam as empresas B2B a se diferenciar e obter resultados relevantes:

 

#1 Conteúdo

Devido ao alto nível de persuasão, essa é uma das melhores estratégias de marketing digital para a  geração de leads e oportunidades de negócio. Por meio do conteúdo é possível fornecer informações que ajudam o cliente ao longo do processo de aquisição.

Com essa tática, a empresa B2B pode demonstrar todo o seu knowhow para tornar-se referência em seus nichos de atuação. Depoimentos e cases reais estão entre os recursos mais eficazes.

>>Pesquisa mostra que conteúdos relevantes e integrados são essenciais para efetividade das campanhas

 

#2 Social

É impossível falar sobre conteúdo sem considerar as mídias sociais. No caso das organizações B2B, não se restringe apenas ao Facebook. Enquanto as empresas B2C apostam nessa mídia como uma das principais disseminadoras de conteúdo (ao lado também do Instagram), quem atua na área B2B deve focar no LinkedIn como a melhor plataforma para “distribuição” do seu conhecimento.

É que nessa plataforma, as oportunidades de negócio acontecem com maior frequência. No ranking das mídias sociais para negócios B2B, os cinco primeiros colocados são: LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube e Google+.

>> 10 dicas para não cometer erros nas mídias sociais!

 

#3 Leads

A geração de leads nada mais é do que a captação de novos clientes através de uma estratégia que vai do “encantamento” à realização da compra. Esse processo acontece por meio de um relacionamento em que a empresa passa a conhecer o cliente (lead), enviar materiais gratuitos e fornecer dicas sobre o produto ou serviço até que o consumidor opte pela conversão.

Embora a maioria das transações B2B aconteça na esfera offline, ações focadas no digital costumam trazer prospects bem mais propensos a fechar negócio.

>> Confira aqui dicas para capturar leads no LinkedIn

 

#4 Vídeos

O uso de vídeos como estratégia de marketing digital por empresas B2B se profissionalizou nos últimos anos. O dinamismo do recurso, assim como a gama de possibilidades que conteúdos desse tipo geram, incrementa a interação entre empresas. As possibilidades são inúmeras. É mais uma ação que as B2B podem adotar para se diferenciar no mercado.

>> Veja alguns insights que vão transformar o mercado de vídeos online em 2018

 

#5 Blogs

Os blogs corporativos continuam extremamente valiosos dentro de uma estratégia de marketing digital B2B. Algumas empresas criam verdadeiros portais de informação para os seus clientes, dando um atendimento especializado e diferenciado através de ferramentas gratuitas e de grande alcance.

Como se não bastassem, os blogs permitem uma interação maior entre empresas através dos comentários e fóruns, o que contribui para criar uma relação de confiança e credibilidade. É uma ação que visa estabelecer uma presença digital forte e com alto potencial de realização de negócios.

>> Descubra qual a frequência de postagem ideal para o seu blog

 

#6 E-mails marketing

No mundo corporativo, e-mails são onipresentes. Do estagiário ao CEO, eles fazem parte do cotidiano da maioria dos colaboradores, já que são uma das formas de contato mais efetivas que ainda existem.

Por si só, este fato já ilustra a importância de investir na criação de boas campanhas de e-mail marketing. São formas excelentes para se conectar, persuadir e gerar leads.

>> Como tornar o seu e-mail marketing mais assertivo

 

#7 Mobile

Faz tempo que o acesso à internet via dispositivos móveis superou o de plataformas como desktop. Por isso, falar em marketing digital, nos dias de hoje, sem considerar o mobile é praticamente uma heresia.

É imprescindível que todos os canais de comunicação da empresa estejam otimizados para celulares, tablets e smartphones. Conteúdos responsivos e imagens adaptáveis são fundamentais.

>>Será que os e-commerces estão adaptados para o mobile

 

O digital, sem sombra de dúvidas, é um grande aliado no conjunto de ações de marketing das empresas B2B. No entanto, é importante também definir métricas e KPIs ainda na fase do planejamento. Sem elas, as estratégias de marketing digital podem não obter os resultados esperados. Para não depender do acaso, é imprescindível estabelecer indicadores reais e contar com ferramentas para otimizar os esforços de mensuração.

 

Pedro Hermano

é sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), se especializou em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University (Canadá), e é pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC).

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