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Inbound Marketing: Quando começar?

Imagem: Grupo de pessoas em frente a uma janela e a frase "Inbound marketing strategy".

Para quem está começando um negócio, em fase de planejamento de expansão ou até mesmo aquele jeitinho brasileiro de: “Vou construindo o barco em alto mar”, sabe que as estratégias de marketing são fundamentais.

Marketing Digital, Inbound, Marketing de conteúdo, Outbound, e tantas outras que, se aplicadas corretamente vão alavancar o seu negócio! Nesse artigo vamos falar sobre Inbound Marketing e quando começar dentro da sua estratégia.

 

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é todo tipo de ação feita para atrair seu futuro cliente fora do seu momento de compra, onde sua marca se torna autoridade no seu segmento.

No marketing tradicional o potencial cliente era interrompido em seu conteúdo para receber a propaganda: “Compre agora”, “Promoção”, no Inbound Marketing você irá atraí-lo ao seu conteúdo, onde ele vai pode esclarecer uma dúvida, conhecer um pouco mais sobre um assunto e assim ter um engajamento com a sua marca. Ele mostra ao seu público que você domina daquele assunto, e mesmo ele não estando em seu momento de compra, na hora certa ele vai se lembrar de você!

 

Estratégia vencedora

Nós sabemos que não existe à estratégia perfeita, mas cada negócio tem aquilo que melhor traz resultados, mas no Inbound temos 4 pilares que vão te ajudar a traçar o seu caminho:

  • Atrair
  • Converter
  • Fechar
  • Encantar

Cada etapa é fundamental para construir a estratégia, ela será a base para o seu crescimento e sabemos que uma base sólida e firme é o segredo para o crescimento de sucesso.

 

– Atrair

Maneiras que você vai chamar a atenção do seu futuro cliente, artigos, newsletters, cupons de desconto, entre outros

 

– Converter

É aqui que você conhece o seu futuro cliente, onde ele deixa suas informações por algum conteúdo interessante, E-books, webinars, infográficos, entre outros. Ofereça conteúdos relevantes para seu público, se torne referência naquilo que faz!

 

– Fechar

Aquele momento onde seu futuro cliente se tornou cliente. Após um longa jornada (ou não) ele te encontrou, deixou um contato, recebeu uma ligação sua e assinou o contrato. Lembre-se que Não se encerra aqui, o casamento está apenas começando.

 

– Encantar

Seu cliente te escolheu por alguns motivos, continue oferecendo para ele o “melhor dos mundos”, onde ele é atendido, continua sendo informado das novidades, ele precisa se sentir como único. Experiência é tudo, e quando ele sente isso após assinatura de contrato, o “amor” só aumenta.

 

Quando Começar?

Comece devagar, um blog com um ou dois artigos por semana, empresas como Rock Content podem te ajudar na produção de conteúdo, mantenha suas redes sociais sempre atualizadas, são mais de 2 bilhões de usuários ativos no Facebook hoje, mantenha seu site atualizado, informações em dia, e quando for um e-commerce, mantenha sua vitrine sempre pronta para vender mais.

 

Como Começar?

Para começar você só precisa estar disposto a investir, o Inbound Marketing é uma das estratégias que mais funcionam hoje em dia, um lead impactado pela sua marca em todos os ambientes se torna muito mais propício a fechar com você no momento de compra.

Não existe a fórmula perfeita, defina sua persona (público-alvo) e fale com ela de maneira adequada e certeira.
Ferramentas como RD Station e Hubspot, vão te ajudar a automatizar o processo, a desenvolver fluxos de automação, você falando com seu cliente de forma automática, disparos de e-mail marketing, e muito mais. Ferramentas como essa vão te mostra o que está performando ou não.

 

Porque Começar?

O Marketing não é o mesmo, as pessoas mudaram, a cultura está mudando, uma geração que não quer apenas comprar, mas querem viver experiências. O consumidor hoje busca valor nos produtos e não mais preço, e você mostrando ao seu cliente que você domina tudo que envolve o “seu mundo”, no momento de compra ele sabe a quem procurar.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein. Você precisa sempre estar se atualizando, não apenas o Marketing de sua empresa, mais todos os departamentos.
Lembre-se seu consumidor está em todos os canais, você também precisa estar.

Henrique Rezende

tem mais de 8 anos de experiência em comunicação, sendo mais de 5 anos focados em e-commerce e marketing digital. Formado em Publicidade e Propaganda, hoje atua como Growth Hacker na JET, responsável pelo crescimento de grandes marcas no Brasil.

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