Quarta-feira, 28 de junho de 2017
“Conversar para crescer!” – Parece simples, mas me impressiono com a resistência dessa prática quando o tema é conhecer o cliente e logo adianto, essa é a principal ideia para um growth marketing assertivo.
Hoje, as empresas lutam para encontrar um jeito acessível e significativo de canais de aquisição de clientes. E a boa e velha conversa parece ser novamente uma ótima opção.
Um estudo feito pela agência americana Dadaviz aponta o crescimento do Ad Blocking, que nada mais é do que o número de pessoas que bloqueiam os anúncios em sua timeline ou pesquisas Google para que não apareçam mais, como mostra o gráfico a seguir:
A dica para mudar isso é criar campanhas de níveis, de acordo com o engajamento do cliente. Neste artigo, explico como fazer e apresento razões para você apostar no marketing de conteúdo para um growth marketing perfeito. 🙂
Muito se fala sobre o marketing boca a boca, e alguns alegam que este método é muito mais eficiente do que os meios tradicionais de marketing.
Mas como se faz esse “marketing of mouth”, como é chamado em inglês?
Crie campanhas que incentivem o cliente a compartilhá-las para ter benefícios, por exemplo: “Os 10 primeiros que indicarem um amigo até nossa loja concorrerão a um Samsung Galaxy S8” ou “Compartilhe nosso serviço x e ganhe 5% de desconto”. Com isso, à medida que houver interação e indicação, haverá recompensa.
Parece algo banal? Muito pelo contrário, todas as áreas da sua empresa precisam estar alinhadas às expectativas para que a campanha saia em perfeita ordem. Por exemplo: a Engenharia precisa conversar com o departamento de Marketing para estruturar uma página e a melhor forma de mensurar as interações advindas da campanha.
O time de Atendimento tem que estar alinhado com o Marketing para reportar às dúvidas e melhorias no “jogo”, bem como o departamento de Criação deve conversar com a Engenharia para desenvolver um layout simples e moderno dessa página de interação. Esse processo chama-se degrau do Growth Marketing.
Mas, e se você não puder viabilizar os benefícios? Bem, caso isso ocorra, existem outras soluções orgânicas para atrair o seu potencial cliente. Aí vão algumas delas:
Conteúdos reais e coisas que mostrem suas atividades diárias, vídeos menos editados e que apresentem seu ambiente de cara limpa são mais atrativos e humanos. Para demonstrar isso, grave vídeos ou faça gifs com as pessoas da sua empresa, seja para comemorar alguma data especial, a participação em algum evento importante, ou cursos, entre várias possibilidades.
Promova um novo produto criando waitlists (listas de esperas) e dê acesso antecipado, assim você obterá feedbacks antes de lançá-lo. Procure envolver seus primeiros clientes, o máximo que puder, em uma comunidade, e não deixe os influenciadores de lado. Eles são superindicados para falar da sua marca.
O networking online é tão importante quanto o presencial. Não deixe de fazê-lo de forma alguma. Crie ou participe de grupos no Facebook que tratem de assuntos diversos e que você possa apresentar soluções. Além disso, propague o seu negócio, produto/serviço.
Bem, falamos sobre marketing boca a boca e como fazê-lo para alavancar negócios e mensurar resultados, como também sobre outras maneiras de mensurar organicamente, caso não seja possível viabilizar da primeira forma.
Agora, vamos pensar sobre os nossos customers, antes, porém, tire da sua cabeça que um cliente real é apenas aquele que finalizou a compra. Pois qualquer lead pode ser um cliente potencial, mas ele está esperando ser nutrido de informação por você. 🙂
Para atrair e nutrir com seus conteúdos relevantes, é preciso saber quem é o seu cliente e qual é o seu perfil.
Vejamos abaixo os três tipos de clientes:
O Informado: é aquele que conhece sua marca, mas para conquistá-lo, você precisa criar produtos e recursos exclusivos.
O Aflito: é aquele que está à procura de um serviço ou produto, mas não sabe qual ao certo comprar. Para isso, ele precisa ser nutrido com seus diferenciais.
O Desatento: é aquele que não sabe exatamente do que precisa, mas sente que algo pode ser melhor. Ele não sabe onde procurar e se esquece das referências. Esse é o que cliente precisa ser conquistado com informações ricas.
Procure entender quem é o seu cliente e comunicar-se de acordo com seu perfil. Deste modo, você conseguirá exercer formas diferentes de persuasão. É importante também utilizar-se de métodos que tragam o usuário para sua página, com o menor valor possível, para que depois de ter um lead, você tenha o seu break even em 30 dias.“break even” – é um ponto de equilíbrio dos negócios em que não há perda nem ganho, nem lucro e nem prejuízo).
Outra questão é o poder de enriquecer a sua base atual e gerar comunicação com futuros clientes através dos seus clientes atuais, tornando-os promotores. O inbound e a pesquisa NPS (de satisfação) são duas ferramentas necessárias para o growth marketing.
Se você entender o seu consumidor, conseguirá fisgá-lo de forma orgânica. E não ter medo de perder tato é importante para o crescimento, sendo que para isso, o antídoto é estabelecer uma relação de confiança com o cliente (você deve entendê-lo melhor que todos os outros).
Há 4 caminhos para conduzir a relação de confiança (ou intimidade) com o cliente:
• Observe-o.
• Converse com ele (por e-mail, call, pessoalmente).
• Conheça-o (faça uma visita, vá a conferências, seja próximo).
• Treine-o, faça consultas sobre o andamento do processo e dê suporte.
O marketing de conteúdo continua sendo a melhor aposta para um growth marketing perfeito. Por isso, separei também 11 táticas de marketing de conteúdo:
1- Crie conteúdos épicos
2- Use o círculo de conteúdo
3- Conteúdo Épico + Círculo de conteúdo
4- Use seu melhor conteúdo e o épico para nutrir os novos clientes da base
5- Guest Post + SEO:
• Faça uma lista dos 50 principais sites do seu negócio
• Use SEMrush para pesquisar quais palavras-chave eles classificam
• Escreva postagem de convidado, com base na palavra-chave relacionada + tópico que beneficie o seu negócio
6- Convide influenciadores para fazerem um guest post em seu blog
7- Crie um conteúdo dos bastidores de sua empresa para o botão de fundo de funil
8- Entreviste os clientes e conte histórias de sucesso deles (com ou sem o seu produto ou serviço)
9- Faça pesquisa com seus clientes ou público sobre o problema deles. (Crie um e-book com soluções)
10- Reutilize seus melhores conteúdos dentro de webinars, sites ou landings e e-books
11- Ensine a sua equipe de suporte ao cliente como devem enviar soluções ou ajuda
O Growth Marketing é repleto de informações e meios que favorecem a uma boa estratégia de campanha, que atrelado ao marketing de conteúdo torna-se perfeito. Por isso, se você ainda não testou, entre nessa jornada e comece a focar mais no tráfego orgânico para saber nutrir cada lead de forma encantadora.
Vale lembrar que o crescimento é feito por níveis, e para que todos sejam bem-sucedidos, todas as áreas do seu negócio precisam conversar diariamente.
Afinal, como eu ressaltei no início deste artigo: é preciso conversar para crescer!
Desejo a você e sua equipe muito sucesso e boas vendas!
é coordenador de Marketing na MediaPost. Pós-graduado em Marketing Digital e especialista em Performance Digital com foco em Growth e em Performance em e-Mail Marketing.
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