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Como otimizar a taxa de conversão de uma landing page

Existem 4 passos simples e estratégicos na construção de sua página de entrada

 

Pode-se dizer que as estratégias de marketing de conteúdo possuem uma meta muito clara: engajar o público a consumir informações relevantes e gerar autoridade para a marca por trás do projeto. Indo mais a fundo no objetivo, encontramos a necessidade de aumentar a taxa de conversão, ou seja, o número de oportunidades transformadas em vendas.

Para isso é preciso impulsionar o tráfego de um site é apenas o primeiro passo para gerar bons resultados. O que se pretende atingir é a multiplicação do número de clientes e a geração de um retorno satisfatório sobre o investimento.

É importante lembrar que após a leitura de um artigo em blog, sua persona poderá sentir vontade de se aprofundar mais no assunto ou até mesmo de entrar em contato com sua empresa para tirar suas dúvidas. É aí que entra uma etapa essencial no processo de conversão: as landing pages.

Se enganam aqueles que acreditam que basta construir um formulário para que o leitor se transforme em um lead. É necessário utilizar uma série de técnicas na construção dessa página para garantir que a atenção seja apreendida e um contato seja deixado.

 

Afinal, o que é uma landing page?

Aqui vale citar um exemplo para que esse recurso fique bastante claro. Imagine que um usuário da internet faça uma pesquisa sobre como aumentar o rendimento de funcionários durante o serviço. Os primeiros resultados do Google vão levá-lo até seu blog, após um trabalho intensivo de marketing de conteúdo.

Ele consumirá uma série de posts que falam sobre a motivação dos colaboradores, estratégias para delegar tarefas e ferramentas que podem tornar a organização mais produtiva. Dentre tantas possibilidades, ele vai perceber que a solução mais satisfatória é a instalação de um software de gestão.

Como não entende muito bem sobre o assunto, mas tem interesse nesse método, decidirá baixar um e-Book que explique melhor sobre os benefícios e o uso do sistema. Para convencê-lo a adquirir esse material rico em troca de um contato, será necessário ter uma página específica com motivos e incentivos para que o download seja feito.

Essa página em que o usuário é levado para ser transformado em um lead é a landing page. Por isso, sua otimização é tão imprescindível.

 

Como aumentar a taxa de conversão na prática?

Como você já deve ter percebido, o leitor precisa se sentir convidado e motivado a deixar seu contato com uma empresa. É necessário deixar claro que se trata de uma troca – ele dá informações pessoais e a corporação por trás do blog tem a autorização de enviar conteúdos.

Logo, é fundamental aplicar uma série de estratégias em busca de resultados satisfatórios. Basicamente, basta seguir 4 passos simples na construção de sua página de entrada.

 

1. Elabore formulários curtos

Por mais disposto que seu leitor esteja em consumir o conteúdo produzido, é importante que não sejam solicitadas informações em excesso. As chances do visitante não conhecer seu negócio ao acessar seu blog são grandes. Por isso, ele não vai querer passar dados pessoais ou de sua empresa com facilidade.

Formulários longos funcionam em casos muito particulares, com produtos complexos ou que sejam completamente inéditos no mercado e precisam criar uma relação de confiança com o usuário.

Portanto, ao elaborar formulários para a geração de leads, seja bastante específico. Lembre-se que o contato mais próximo será feito mais tarde, após a demonstração de interesse em fechar a compra e, finalmente, realizar a conversão.

Se, como no exemplo anterior, sua organização vende softwares de gestão, pergunte o nome do profissional, seu cargo, sua empresa, e-mail ou telefone de contato. Essa coleta de informações é suficiente para começar o trabalho no que diz respeito ao relacionamento com seu futuro cliente.

2. Invista no design da página

O design de sua página também deve estar totalmente voltado para a experiência do leitor. Tudo tem que ser pensado com base no Conversion Rate Optimization (CRO), uma técnica que visa a explicitação das funcionalidades do site, facilitando a navegação do usuário e levando-o a uma conversão mais rápida.

Basta criar títulos simples e diretos, utilizar as cores certas para chamar a atenção em determinados pontos e colocar em evidência botões que levam à troca de página e avanço no funil de vendas. O objetivo aqui é apresentar algo que sua persona tenha interesse em clicar e que não seja confuso.

Evidentemente, aquilo que funciona para um site pode não funcionar para outro. Por essa razão, é essencial executar testes A/B para comparar o desempenho de diferentes versões de landing pages e descobrir qual é a mais eficiente para seu negócio.

3. Use Calls to Action atrativos

O uso de Calls to Action (CTAs) é extremamente importante nas landing pages para garantir a otimização das conversões. O visitante precisa se sentir incentivado a agir de uma determinada maneira, fazendo um download, solicitando um orçamento ou até mesmo fechando uma compra.

A estratégia mais efetiva nesse momento é mostrar quais são as ações que podem ser feitas naquela página. E é preciso que elas sejam atrativas o suficiente para que o usuário clique e ofereça suas informações.

Portanto, não use apenas um botão com trechos curtos e vagos, como “Clique aqui” ou “Faça o download”. Seja criativo! “Solicite um orçamento agora e tire suas dúvidas” é algo muito mais envolvente para uma pessoa na internet que é bombardeada por dados o tempo todo.

4. Escreva informações curtas e convincentes

Por fim, dê motivos para que o cliente em potencial escolha sua empresa para resolver seus problemas. A landing page é o espaço ideal para apresentar as razões pelas quais seu produto ou serviço são as melhores opções.

Liste cerca de quatro itens que comprovem esse fato. Escreva frases curtas, objetivas e específicas. Motivos para fazer uma compra, vantagens que serão obtidas se ele se transformar em um lead, benefícios gerados por seguir até o próximo passo… Tudo isso é extremamente válido e agrega valor ao produto e à corporação que desenvolveu aquele conteúdo.

O resultado é simples: aumento da taxa de conversão na página e, consequentemente, impulsionamento na aquisição e fidelização do seu público.

é Coordenador de Criação da GhFly, agência de Marketing Digital especializada em performance. É graduado em Publicidade e Propaganda, com Pós em Marketing e já possui experiência de 9 anos no mercado com desenvolvimento de campanhas offline e on-line.

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