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Dicas de como usar o WordPress para gerir melhor seu conteúdo online

O WordPress (WP) é o gerenciador de conteúdo mais utilizado do mundo e isso se deve às boas razões de uso da plataforma. Profissionais de marketing estão acostumados a exigir o uso da ferramenta para otimizarem suas performances.

O WordPress começou como uma plataforma de blog. Em seguida, tornou-se um CMS. Hoje é uma plataforma que te permite desenvolver o que for necessário com sua estrutura. As principais ferramentas de negócios e comunicação utilizadas pelas empresas são suportadas pelo WordPress, como blogs, sites, landing pages e e-commerces, por exemplo.

As tecnologias e recursos necessários para todos os cenários são facilmente integrados. A citar: SEO, Analytics, Social Media, Vídeos, Design Responsivo/Mobile First.

Ferramentas diversas se integram ao WordPress ou facilitam esse processo com o desenvolvimento e manutenção de plugins para a plataforma. E eu te explico um pouco de como isso pode ser feito a seguir.

 

As ferramentas de negócios e comunicação

Empresas com presença digital mantêm blogs e sites para operacionalizar seus negócios e se comunicar com seus clientes. Landing pages têm sido utilizadas largamente para estratégia de comunicação e captação de leads.

Ferramentas para automação de marketing, chat, lead tracking e inúmeras outras são implementadas para uma melhor análise e desenho do perfil de interesse dos usuários. É a implementação de mecanismos para o aumento no impacto das vendas.

Todas essas implementações podem ser feitas com o WordPress, seja com uma única instalação do software, uso do modelo de multisite ou instalações separadas.

 

Os recursos estratégicos para sua presença digital

Com a crescente competitividade entre os negócios, a adoção de recursos estratégicos tem sido cada vez mais utilizada para o alcance das metas e objetivos de negócio.

 

Otimização para mecanismos de busca

O Google, em alguns casos, chega a representar 90% da origem de tráfego de sites. Com esse volume é crescente a aplicação de técnicas para otimizar as páginas para serem melhor ranqueadas.

O WordPress, de forma nativa, é amigável aos buscadores. Com a adição de recursos adicionais e específicos para SEO através de plugins, fica imbatível e com grande facilidade de operacionalização. Desde questões básicas à aplicação de técnicas, como o uso de dois títulos para o mesmo conteúdo.

 

Social Media

Conteúdos, além de serem publicados, precisam ser amplificados. É preciso chegar ao seu público, ganhar a atenção, o esperado click para leitura e visibilidade da sua presença digital.

Há inúmeras formas de compartilhar os conteúdos em seus canais sociais quando publicados. Da mesma forma há como exibir botões sociais para facilitar que os leitores os compartilhem em suas redes.

As equipes técnicas das redes sociais e soluções independentes têm disponibilizado plugins WordPress para facilitar sua integração social. Soluções para a implementação de metadado como Open Graph e Twitter Cards. Botões sociais variados, especificidade para o mobile, analytics e postagens automáticas são alguns exemplos.

 

Vídeos

Vivemos a era do live content. Os vídeos são cada vez mais populares e responsáveis por significativo aumento do engajamento da sua audiência.

O WordPress faz uso do Embed e embeda os players de diversas plataformas de vídeos como YouTube e Vimeo. A publicação é bem simples bastando apenas colar o URL de exibição do vídeo.

Com a URL em questão, os códigos de embed são gerados automaticamente. O editor ainda permite a visualização, bem como, é possível definir uma largura para melhor adequação ao layout em uso.

 

Digital Analytics

A mensuração analítica é essencial para a medida do sucesso. O cruzamento de meta informações das publicações como autor, categoria, tags, data de publicação, tamanho do título, tamanho do conteúdo e as dezenas de informações de ferramentas de Analytics, como a do Google, é incrivelmente poderosa.

O WordPress, de forma nativa, não dispõe de informações analíticas relevantes, mas oferece toda a estrutura necessária para a integração de ferramentas ou o desenvolvimento para medições personalizadas e efetivas.

 

Mobile

A versão 3.8 do WordPress lançada em 12 de dezembro de 2013 introduziu um design moderno e responsivo em todo o seu painel administrativo.

Desde então é possível gerenciar projetos em WordPress através dos seus aplicativos oficiais ou no navegador de internet do dispositivo móvel, uma vez que, a tela é amigável e responsiva para com esses dispositivos.

Tudo integrado

Quem tem uma presença digital relevante, faz uso de dezenas de ferramentas. Elas precisam se integrar, compartilhar e cruzar dados e, assim, facilitar a análise e geração de insights a partir da leitura de dados.

O WordPress possui uma API em REST. Com a entrega dos conteúdos em JSON e a possibilidade do consumo dessas informações em aplicações diversas.

Exemplos simples como o consumo do conteúdo por aplicativo celular, disponibilização de conteúdos para sites parceiros e possibilidades que se limitam somente a sua imaginação.

 

Sua presença global

Os negócios estão cada vez mais globais. Com a internacionalização das empresas se faz necessário o uso de soluções que nos suporte com esse desafio.

Uma presença digital em vários idiomas é desafiante em muitos setores. Experiência do usuário que consome o conteúdo, experiência dos editores que gerenciam os conteúdos em diferentes idiomas e a experiência dos tradutores precisam convergir para algo simples e fácil no dia a dia.

O WordPress está disponível em mais de 70 idiomas, inclusive em português do Brasil e Portugal. Todas as funções que possibilitam a extensibilidade da plataforma são internacionalizadas.

Essa flexibilidade permite aos desenvolvedores programarem de forma estruturada, universal e acessível por ferramentas que tradutores utilizam para a extração dos dados a serem traduzidos.

 

Conclusão

Sua próxima plataforma digital deverá ser aquela com significativa participação de mercado, isso lhe dará segurança para a tomada de decisão. Assim como o suporte e adequação à Era Mobile First.

Você precisa seguir com algo que lhe sustente nas diferentes frentes necessárias para os negócios atuais: sites, blogs, landing pages, e-commerces, hot sites. Eles devem ser facilmente indexáveis pelos mecanismos de busca, assim como se integrarem às plataformas sociais.

Sua presença digital precisa ser acessível para os leitores de tela e para os usuários com dificuldades motoras. Isso é ser respeitoso com sua audiência, aumentar o seu alcance e gerar mais credibilidade para sua marca.

Sua próxima plataforma precisa ser aberta, para você não ter amarras. Ter um grande ecossistema de empresas envolvidas, profissionais, recursos adicionais, frequentes lançamentos, personalizável, ser simples de ser utilizada e integração.

Tudo isso garantirá uma maior eficácia em sua presença digital. Lembre-se disso!

é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.

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