Quinta-feira, 01 de março de 2018
Sites lentos, com baixa visibilidade ou com alta taxa de rejeição são resultados negativos de ambientes não otimizados. Assim como o desenvolvimento do site é importante para deixá-lo funcional e com um layout agradável, a hospedagem de sites também afeta diretamente o sucesso do seu negócio e neste post irei mostrar o porquê.
Quem não tem o seu espaço na internet ainda, com certeza está em desvantagem em relação a seus concorrentes. Seja qual for seu objetivo, vender ou aumentar sua presença na internet, ter um site é uma ótima estratégia para aumentar seu faturamento e o sua visibilidade.
Mas ter um site vai muito além de desenvolvê-lo ou gerar conteúdo para ele. Antes de tudo é preciso que ele tenha um ótimo desempenho para que suas estratégias não sejam prejudicadas por conta do seu mau funcionamento.
Por exemplo: se seu site tem uma média de 30 acessos simultâneos e funciona normalmente, mas por conta de alguma campanha de marketing que gere mais de 300 acessos nele. Se a sua infraestrutura não estiver preparada para suportar esse “estresse” é certo que seu servidor cairá, sua campanha e o tempo investido terão sido em vão.
Esse exemplo pode acontecer com uma facilidade incrível em hospedagens de sites sem monitoramento ou com fraca comunicação entre as empresas. Por isso, caso o aumento no tráfego seja previsível é importante que você converse com sua empresa de hospedagem de sites para que seja encontrada a melhor solução.
Para aproveitar melhor a sua infraestrutura de hospedagem é importante que ela esteja alinhada aos objetivos do seu negócio.
Uma hospedagem de sites otimizada fornece o melhor desempenho e usabilidade para o seu site assim como ajuda a melhorar o SERP de suas páginas. Veja como:
Não importa o tipo de hospedagem que você tenha, ela não irá deixar o seu site mais rápido. O que define a velocidade de um site é o seu tamanho (MB) e o tempo de carregamento que seu computador leva por meio da internet para pegar as informações do servidor (é claro que há mais detalhes neste processo, mas o básico é isso).
O que deixa um site lento e que está relacionado a hospedagem é a quantidade de trocas de informações que são feitas. Quanto mais pessoas acessam seu site, mais trocas são feitas. E dependendo do ambiente de seu site ele pode ser prejudicado.
Existem diversas plataformas e formas de criar um site e isso irá interferir diretamente em sua velocidade, pois dependendo o modelo e o objetivo do site as operações internas serão diferentes.
É possível oferecer o mesmo ambiente para um site institucional e para um e-commerce, mas o desempenho será diferente.
Por exemplo: as operações internas de um site institucional podem ser inferiores a do e-commerce e, por conta disso, podem ter um desempenho melhor e parecer ser mais rápidas.
Porém, se o e-commerce estiver em um ambiente otimizado para sua plataforma, ele terá os recursos necessários para usar o máximo de seu desempenho.
Além de ser um fator de ranqueamento no Google, a velocidade do seu site terá influência na experiência de usuário e em seus resultados.
De acordo com pesquisas da Aberdeen Group, cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera quedas de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes.
Em outra pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões.
Agora que já sabemos que a velocidade do site interfere no engajamento dos visitantes, na taxa de conversão e também no seu posicionamento orgânico, veja algumas dicas para otimizar o desempenho do seu site.
Para você que quer melhorar o desempenho do seu site mas não sabe por onde começar ou o que fazer, na internet existem diversas ferramentas que te darão ótimos insights. Gostaria de compartilhar algumas que uso em minhas análises com você:
Think With Google – Site da própria Google para você recolher insights de melhorias para o desempenho do seu site, tanto em programação quanto em hospedagem.
Web Page Test – Essa ferramenta, desenvolvida pela AOL e apoiada pela Google, dá notas de A a F para seu site em cinco quesitos que favorecem a sua velocidade (tempo de abertura do primeiro byte, Keep-Alive, compressão na transferência de arquivos, compressão de imagens, cache e uso de CDN).
GTmetrix – Calcula o tamanho do seu site e o tempo de abertura e no final apresenta um relatório de tudo o que deve ser melhorado para ter um site rápido.
Além das plataformas que citei, com as quais você consegue verificar o desempenho do seu site, existem algumas empresas como a SECNET, por exemplo, que também podem te ajudar a monitorar esses dados.
Agora que você já tem insights sobre o desempenho do seu site será possível tomar medidas adequadas para torná-lo mais rápido.
Se estiver em dúvida de como melhorar a velocidade do seu site confira o artigo como otimizar o tempo de carregamento de um site.
A sua hospedagem de sites pode interferir diretamente no SEO do seu site.
Uma infraestrutura má otimizada para sua plataforma irá influenciar negativamente o seu ranqueamento. Isso acontece por conta da lentidão e da disponibilidade do seu site (uptime).
O uptime mostra quanto tempo seu site está funcionando corretamente. Quanto maior o seu uptime mais tempo o seu site fica no ar.
Um dos principais fatores de ranqueamento no Google é o tempo de abertura do site. Portanto, não é bom testar a paciência de seus visitantes! Para isso, reduza o tamanho dos arquivos das imagens, compacte arquivos de CSS e Java, garanta que sua hospedagem de sites seja otimizada para sua aplicação usar o máximo de seu potencial, enfim, busque por insights do que pode ser melhorado em suas páginas.
O desempenho e a estabilidade do seu site influenciam na experiência do usuário desde o primeiro acesso ao site.
É no primeiro acesso em que a maioria das impressões sobre o site são criadas pelo visitante. Se ele tiver uma navegação lenta ou se o site não funcionar corretamente pode ter certeza que as primeiras impressões não serão as melhores.
Obviamente, o design e a programação do site são fundamentais para o processo de compra e para a navegação do usuário dentro do site. Contudo, do que adianta ter um site bonito se ele não carrega para o usuário? Absolutamente nada.
Por isso o tempo de carregamento, tanto no desktop quanto em dispositivos móveis, é de grande importância para a usabilidade do seu site.
Quer saber mais sobre otimização de sites empresariais? Então dê uma lida nos conteúdos abaixo:
é responsável pelo Inbound Marketing na SECNET. Possui mais de 3 anos de experiência na área, focado na atração e conversão de leads, é viciado em métricas e em criação de conteúdo.
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