Artigos

Saiba o que fazer para aumentar a taxa de conversão em seu negócio

Quando você passa por uma rua e ouve um comerciante anunciando seu produto, já parou pra pensar na quantidade de pessoas que o escutam? Dependendo do local, pode haver mais de 100 pessoas só na mesma calçada. Agora pense em quantas delas param para olhar e de fato compram. Aqueles 100 devem ter se reduzidos a 2 no final das contas. E, se isso ocorreu, este comerciante teve uma excelente taxa de conversão, mesmo sem saber.

No mundo do marketing, converter clientes é adicioná-los à sua base, fazendo com que aquele que escutou sua mensagem, compre o seu produto. Ela é calculada com base na proporção entre clientes que encontram a marca (assistindo comerciais, vendo anúncios, entrando numa loja física) e aqueles que fecham a venda. Porcentagens maiores indicam que o seu investimento em marketing trouxe mais clientes.

Aumentar a taxa de conversão de uma empresa, independentemente do porte, é uma tarefa importante. A média de conversão na maioria das empresas bem-sucedidas é de aproximadamente 2% a 3%, mas existem aquelas que conseguem bem menos, por volta e 1%, e até aquelas que conseguem muito mais, passando de 10%.

Para ajudar você nesse desafio, preparei 5 dicas simples para melhorar sua taxa de conversão. Acompanhe!

 

Aplique o funil de vendas para aumentar a taxa de conversão

Se você já fez outras pesquisas sobre marketing digital, já deve conhecer esse conceito. Em resumo, é o caminho que um prospecto faz até a compra. Para já deixar você informado sobre o assunto, vamos ver cada uma de suas etapas de forma resumida:

 

Topo

Descoberta: quando o prospecto acabou de encontrar sua marca. Pode ser contado como número de olhadas de vitrine em uma loja ou como visitas únicas em um site.

 

Meio

Consideração: quando o prospecto ainda não está pronto para fechar a compra, mas já considera que precisa aprender mais sobre o assunto e sobre o produto.

 

Fundo

Decisão: o prospecto sabe o que precisa, faltando apenas convencê-lo de que a sua empresa é o melhor lugar para comprar.

 

Use a psicologia das cores para aumentar sua taxa de conversão

Profissionais de publicidade e design já sabem que as cores utilizadas na marca influenciam bastante o tipo de sensação que ela passa. E como essa percepção faz parte da mensagem que a sua empresa quer passar, ela também afeta a sua taxa de conversão.

 

Veja aqui as principais cores para a publicidade e os significados que elas podem ter dependendo do contexto:

Vermelho: intensidade, raiva, paixão, sangue e calor;

Amarelo: relaxamento, felicidade, otimismo e riqueza;

Azul: paz de espírito, calma, harmonia e frio;

Verde: sensação de liberdade, natureza, vigor e novas experiências;

Preto: negação, sexualidade, elegância e medo;

Branco: afirmação, pureza, simplicidade e limpeza.

 

Faça campanhas focadas em um público específico

Outro conceito muito importante para o marketing digital é o de persona. Você também já deve ter se deparado com ele em algum momento.

Resumidamente, uma persona é a versão mais concreta e detalhada do seu público-alvo. É como se fosse criado um personagem hipotético que contêm as características principais dos clientes na sua base.

O objetivo de ter uma persona definida é aproximar a empresa do público, mostrando em que tipo de indivíduo suas campanhas devem focar — quanto mais direcionada for sua campanha, maior será sua chance de sucesso.

Alguns novatos acreditam que quanto mais abrangente for a sua campanha, melhor será a captação de clientes, mas a verdade é que a taxa de conversão será tão baixa que o investimento não terá valido a pena, mesmo que mais pessoas tenham sido atraídas. A questão não é o número bruto, mas sim a proporção entre o investimento e o retorno em receita.

Digamos que você produza um anúncio para sua loja de roupas, mostrando o quanto elas são sexys e descoladas. Se você veicular essa campanha em todos os lugares, verá que algumas centenas de pessoas se interessaram: um tipo específico que busca roupas descoladas e sexys. Ao mesmo tempo, milhões de outras pessoas não interessadas viram o anúncio e não compraram. Ou seja: uma taxa de conversão extremamente baixa.

Porém, se você souber onde esse tipo específico de público se localiza e divulgar apenas para eles, as chances de que uma porcentagem maior entre em contato é bem alta. Isso significa que a porcentagem de retorno do seu investimento terá sido bem maior.

 

Divulgue casos de sucesso dos clientes atuais

Se você já teve um cliente satisfeito, peça para que ele poste uma análise ou avaliação da sua empresa e do seu produto. A sua reputação diz bastante sobre a qualidade do seu serviço. Se você já tem algum caso de sucesso de um cliente satisfeito, copie a declaração na íntegra, ou ao menos um resumo, e use-a para reforçar a autoridade da sua marca.

Se um novo cliente tiver qualquer dúvida sobre a qualidade do serviço, ele verá a recomendação de um cliente antigo e possivelmente estará mais inclinado a comprar. Isso pode ajudar a levar sua taxa de conversão daqueles 1,9% para 2,1%, por exemplo.

Lembre-se de que o relato deve ser honesto. Os consumidores estão mais atentos e não caem armadilhas de propaganda com tanta frequência. Duvidar da inteligência do seu cliente não é o tipo de insulto que eles toleram. Seja sincero com eles e terá muito mais chances de fidelizá-los.

 

Sempre coloque um Call To Action

Um dos erros do marketing digital é criar uma propaganda que não contenha uma chamada para ação. O Call To Action, ou CTA, é o que indica ao leitor o que ele deve fazer com a nova informação, como ele pode acompanhar seu canal, entre outras coisas. A taxa de conversão da sua empresa não vai crescer enquanto você não pedir para que o prospecto olhe seu catálogo ou veja seus serviços disponíveis, por exemplo.

 

Para que o seu CTA seja bom, tente sempre seguir essa lista:

  • Seja claro e objetivo;
  • Peça algo fácil de fazer, ou facilite a ação (coloque o link dentro do texto);
  • Faça apenas uma chamada por vez, não chame para várias ações.

 

Com essas dicas, sua taxa de conversão de vendas vai aumentar.

 

Diego Carmona

é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet.

Comentários

PUBLICIDADE