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Pesquisa da Semrush revela quais são os fatores que influenciam os ranqueamentos do seu site

Novo estudo da SEMrush revela que conteúdo é mais importante do que vídeos ou palavras-chave no posicionamento em ferramentas de buscas e pesquisas

Por Maria Chizhikova Marques*

De vez em quando o Google atualiza seu algoritmo, o que afeta os posicionamentos de sites do mundo inteiro. Para recuperar os ranqueamentos deve entender como funciona o algoritmo novo e quais fatores o Google acha importantes na hora de distribuir classificações.

Como o Google não divulga informações oficiais, o assunto gera muita polêmica online. Por isso a SEMrush decidiu fazer um estudo para descobrir com base em dados, quais são os fatores de ranqueamento mais importantes do Google.

Para isso foram analisados um conjunto composto por 600 mil palavras-chave da nossa base mundial e as 100 primeiras páginas de resultados de cada uma delas com a ajuda do algoritmo de machine learning chamado Random Forest . A partir disso, a equipe responsável pelo estudo cruzou as informações com uma lista de possíveis fatores de ranqueamento que podem influenciar no posicionamento das páginas, elaborando uma lista dos principais – que levam as empresas a conseguir melhor posicionamento nos sites de busca.

No final obtivemos uma lista com 17 fatores que possibilitam um melhor ranqueamento, dos mais aos menos importantes.

Confira os cinco fatores mais importantes, destacados na pesquisa:

  1. Visitas direta no website
  2. Tempo de visita no website
  3. Páginas por acesso
  4. Taxa de rejeição
  5. Total de domínios de referência

 

Liderando a lista, as visitas diretas no endereço do site constituem o fator de ranqueamento mais importante. Isso porque quando os usuários acessam direto o endereço URL, a ação sinaliza para o Google que o domínio é verdadeiro e tem valor. Além disso, o comportamento dos usuários no site – como tempo de visita, quantidade de páginas consultadas – também influencia diretamente no ranqueamento, uma vez que a continuidade de navegação dentro de uma mesma URL demonstra que o site tem qualidade e relevância. O fator supera – de longe – o uso de palavras-chave, backlinks e até tamanho do conteúdo.

A pesquisa também permitiu obter alguns dados estatísticos de SEO:

  • A diferença média no tamanho do conteúdo entre as posições Top-3 e 20 é de 45%;
  • A taxa de rejeição média para os domínios presentes nos Top-3 é de 49%;
  • Quando um usuário chega a um site a partir de uma pesquisa em um site de buscas, ele visita, em média, de 3 a 3,5 páginas;
  • Sites na segunda posição possuem 20% mais domínios referência do que aqueles no topo do ranking, o que revela uma queda de importância das palavras pagas;
  • Backlinks direcionam o usuário a URLs na primeira posição 2,2 vezes mais do que para as posicionadas em segundo lugar;
  • 3% dos backlinks contêm uma palavra-chave no texto âncora.

 

A pesquisa completa pode ser baixada neste link.

 

* Maria Chizhikova Marques é Analista de comunicações da SEMrush.

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