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7 características do profissional de comunicação do futuro

Imagem: homem segurando celular escrito "work fo it". características do profissional de comunicação.

Com o avanço da transformação digital e o amplo uso de novas ferramentas e inovações disruptivas, o perfil e as habilidades requeridas para a maioria das ocupações devem mudar.

As alterações são provocadas pelas novas tendências, possibilidades e oportunidades que já despontam na Quarta Revolução Industrial. Vivemos a era da robótica avançada, da inteligência artificial, da Internet das Coisas (IoT), do machine learning e de tantas outras ferramentas que prometem revolucionar o mundo como conhecemos hoje.

Neste cenário, nos próximos anos os novos aspectos sócio-econômicos, geopolíticos e demográficos deverão impactar o ambiente corporativo. Logo, as empresas irão buscar profissionais que sejam capazes de fazer entregas com níveis mais avançados de assertividade. Eles precisam saber como atuar na resolução de problemas complexos, na gestão de pessoas, na coordenação de trabalhos, bem como desenvolver a capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Porém, essas são apenas algumas das características do profissional do futuro no setor de comunicação. Quer conhecer outras que também serão requisitadas pelo mercado? Continue lendo esse artigo! Descubra o que vai fazer a diferença para o seu desempenho e crescimento profissional.

 

1. Autoconhecimento

A jornada em busca do autoconhecimento não traz apenas benefícios pessoais. Ela já é requerida também pelas organizações. Uma das características do profissional do futuro é justamente priorizar esse movimento.

Ele deve buscar identificar seus pontos positivos e de melhoria, para aprimorar e potencializar suas habilidades e competências. Com isso, ele ganha condições de tomar decisões com mais segurança, se manter focado e alcançar resultados eficazes.

 

2. Inteligência Emocional

Assim como o autoconhecimento, a Inteligência Emocional é outra característica do profissional do futuro, que impulsiona sua performance. Afinal, quando a pessoa desenvolve inteligência emocional ela aprende a compreender e lidar com suas emoções de maneira muito mais tranquila e consciente, ela consegue entregar um trabalho com qualidade superior também.

As pessoas que têm inteligência emocional conseguem se destacar porque conduzem situações com maestria. Elas sabem, por exemplo, controlar sentimentos ruins, evitando demonstrá-los, bem como fazer uma avaliação mais isenta e assertiva de cenários, porque, afinal, separam razão e emoção.

Além disso, conseguem interagir usando a empatia como principal ferramenta, mantendo uma relação harmônica com colegas e clientes.

 

3. Flexibilidade e Agilidade

A transformação digital está impactando não só nos setores como também nas estruturas organizacionais. As mudanças são constantes e acontecem em um ritmo acelerado. Por isso, uma das características do profissional do futuro é ser flexível em relação aos novos desafios, ajustes necessários e imprevistos. Essa qualidade gera novas oportunidades.

Contudo, para aproveitá-las, o tempo de resposta precisa ser mínimo. Agilidade e rapidez são características que podem fazer muita diferença em várias circunstâncias, como no atendimento ao cliente e no gerenciamento de crise.

Além disso, tendo um time com uma performance mais ágil, a empresa tem condições de conquistar outras vantagens como: aumento de produtividade, diminuição de retrabalho e otimização de processos e recursos.

 

4. Aprendizado contínuo

Como as mudanças no setor não param, você também precisa se movimentar. Priorizar e investir em aprimoramento pessoal e profissional é uma das características do profissional de comunicação do futuro.

Ele precisa ser ávido por conhecimento. Participar de cursos, fazer especializações e buscar formações, workshops e capacitações é parte da trajetória. Dessa maneira, o profissional mostra seu comprometimento com a busca contínua por novas técnicas, habilidades e ferramentas, que tenham potencial para gerar melhorias em sua produtividade.

 

5. Comunicação

Mais valorizada do que em qualquer outro tempo, essa é uma das características do futuro que se destaca. Afinal, vivemos uma era na qual as interações têm sido amplamente intermediadas pela tecnologia e por ferramentas como os chatbots.

Neste contexto, além de se expressar com clareza, o profissional precisa aprender a ouvir e assimilar diferentes opiniões, entender as necessidades da empresa, bem como trocar feedbacks construtivos.

A comunicação eficiente é o melhor caminho para que os times consigam manter um relacionamento interpessoal saudável, já que ele é decisivo para o alcance da alta performance.

 

6. Proatividade aliada à criatividade

Foi se o tempo em que o profissional era um mero executor de tarefas. Hoje e no futuro mais ainda, ele assume o desafio de contribuir para a transformação digital nas empresas.

Portanto, é necessário ser proativo e tomar iniciativa, propondo ideias de melhoria para os processos de trabalho e contribuindo, assim, para o desenvolvimento da organização.

Mas não somente isso. É preciso também ser criativo para inovar, criando novas formas de trabalho e projetos que garantam à empresa novas possibilidades e oportunidades, bem como a conquista de um desempenho superior.

 

7. Equilíbrio

Aqui, acima de tudo, o importante é ter limite. Uma das características do profissional de comunicação do futuro é a habilidade de equilibrar a sua carreira e sua vida pessoal. Não adianta ser um workaholic radical, porque, com o tempo, certamente você perderá a motivação, correndo o risco de ficar doente, e deixará de ser produtivo.

Portanto, é essencial, sim, se dedicar à sua carreira, buscando o seu crescimento. Contudo, ao mesmo tempo, é possível alinhar a vida profissional a outros aspectos da sua vida pessoal e social, como momentos em família, descanso, lazer, hobbies e viagens.

 

 

Quer saber mais sobre tendências para o mercado da comunicação? Continue acompanhando o blog Digitalks.

Jéssica Rodrigues

é Graduada em Relações Públicas com pós-graduação em Marketing e Comunicação Estratégica, vem atuando na área nos últimos 8 anos. Hoje esta à frente da estratégias de Marketing da Operand, software de gestão de projetos para equipes criativas. Apaixonada por brainstormings, livros de romance e pela natureza, está sempre buscando melhorar o seu relacionamento com o meio-ambiente.

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