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Como ferramentas de conversação impactam na estratégia de vendas da sua empresa

As ferramentas conversacionais já são tendência no atendimento personalizado ao cliente

 

Foto. Homem negro, veste camisa azul, segura um guarda-chuva com uma das mãos e o celular com outra.

Não é mais novidade que a estratégia de vendas das empresas está se transformando: se antes o time de marketing focava em estratégias específicas para seus clientes e as ações eram definidas por um só objetivo, hoje, já vemos os benefícios de trabalhar com diferentes formas de conteúdo e entendemos que é fundamental para empresas que querem se destacar e ganhar atenção do usuário.

Outra mudança evidente com o passar dos anos é a troca de informações entre as áreas. Os setores devem estar a todo tempo se comunicando para aproveitar da melhor maneira as informações e dados que os usuários compartilham. Quando as áreas se conversam, a estratégia para o consumidor final é muito mais assertiva.

O benefício em manter essas áreas alinhadas vai além dos resultados comprovados em números, ao alinhar os esforços de duas áreas, como vendas e marketing por exemplo, é possível alavancar os resultados e minimizar esforços. Times alinhados aproveitam e produzem mais pois é possível estudar todo o trajeto, entender o que cada pessoa busca, e por qual canal esse usuário irá encontrar sua marca: online ou offline.

Com a nova geração e usuários cada vez mais conectados, uma presença multicanal é diferencial, se não obrigatória, para as marcas que querem se destacar. Atingir seu público por meio de diversos canais e ter o cliente como foco central no atendimento, transforma os negócios, aprimora a experiência e otimiza os resultados.

As empresas percebem o poder de ferramentas e softwares que facilitam processos e, ao economizar tempo, solucionam problemas e nos permitem oferecer além da oferta, fidelizando o cliente para que ele volte sempre e traga mais pessoas para conhecerem o seu negócio.

A fidelização é mais um fator que comprova que o relacionamento com o cliente, antes já muito importante, também está em transformação e exige um atendimento personalizado sem que a qualidade do mesmo seja comprometida. As ferramentas conversacionais já são tendência no atendimento personalizado ao cliente.

De acordo com uma pesquisa da Oracle, até 2020, 80% das empresas tem a intenção de utilizar soluções por meio de chatbot. Entretanto, ferramentas conversacionais devem ser vistas como complementares e não uma ameaça ao trabalho humano. Algumas dicas podem ajudar quem quer adotar essas soluções para o trabalho operacional enquanto o humano utiliza seus talentos em outras atividades estratégicas:

I. Defina uma estratégia

É importante entender, antes de tudo, o objetivo do seu negócio e como uma ferramenta de conversação pode ser encaixada na estratégia. Questione, inclusive, em qual área essa solução deverá ter um melhor desempenho.

 

II. Aproveite sua base de dados

Aproveite com sabedoria as informações que você possui: Se você já tem uma base de clientes formada, o primeiro passo já foi feito. Agora, é preciso saber trabalhar com essas informações de forma que o seu cliente seja favorecido.

 

III. Treine o seu time

Se você investe em um bate-papo, você cria no usuário uma expectativa que há alguém do outro lado para atendê-lo. A equipe de atendimento deve estar preparada para responder as perguntas em tempo real ou direcionar as solicitações para a área mais adequada.

 

IV. Saiba a melhor hora de agir

Mais do que ter uma base qualificada, é preciso saber como aproveita-la. Neste caso, utilizar segmentações dentro da ferramenta de conversação é uma estratégia que funciona muito bem e ajuda a controlar a demanda, direcionando o usuário para a informação sem a necessidade de envolvimento humano, encaminhando somente os contatos qualificados para o time de vendas.

 

V. Crie oportunidades

Já apontamos inúmeros benefícios das ferramentas de conversação para automatizar os processos dentro da sua empresa e fidelizar os clientes. Entretanto, podemos ir além: a otimização dos conteúdos é uma delas. Transcrições dos bate-papos podem trazer feedbacks incríveis, apontando melhorias e garantindo que sua empresa esteja sempre atualizada com o que o cliente busca.

Rodrigo Souto é formado em Marketing Communications pelo Emerson College em Boston, EUA. Gerente de Marketing da HubSpot, a missão dele é fazer o Inbound Marketing crescer no Brasil e ajudar as empresas pequenas e médias a crescerem em um mercado onde a mídia paga não é acessível para elas.

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