Segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Poucos meses antes de qualquer data que movimente o comércio, muitos esforços em marketing passam a ser feitos para extrair a maior receita possível de tais ocasiões. Porém, muitas vezes, executa-se estratégias não muito “sustentáveis”, que são pouco ou nada aproveitadas para a próxima sazonalidade.
O ideal é não ficar apenas focado no possível pico de vendas da data comemorativa mais próxima, mas visar as seguintes e estar sempre melhor preparado para estas, fazendo o gráfico de faturamento sempre subir.
É importante se preparar para atuar nos eventos subsequentes das grandes datas, como é o caso da Cyber Monday, pós Black Friday, ainda pouco explorada quando comparada a outras sazonalidades. Além disso, é interessantes sempre prestar atenção em datas que movimentam o e-commerce, como é caso do Dia do Consumidor, Dia do Frete Grátis e o Boxing Day.
Além de executar campanhas voltadas especificamente para conversão, é possível realizar no Bing Ads um planejamento visando a impressão com o intuito de aumentar consideravelmente o branding. Entretanto, não é apenas por meio de campanhas de search que é possível impulsionar a relevância e a autoridade de sua empresa. Outras ações podem ser feitas paralelamente para a marca estar na ponta da língua dos consumidores quando a próxima sazonalidade chegar.
Ter landing pages com conteúdo interessante e bons calls to action é fundamental para converter visitantes em leads. A partir daí, é fundamental mensurar por meio de quais landing pages há maiores taxas de conversão, para então iniciar novas estratégias para esses leads, como e-mail marketing, por exemplo.
As landing pages são as portas de entrada para que o cliente entre em contato com a empresa. Nelas, é preciso conter todas as informações importantes que possam responder as dúvidas dos visitantes. Oferecer materiais gratuitos a ele em troca de seu e-mail também pode ser uma boa alternativa para aumentar sua base e utilizá-lo no futuro em suas campanhas sazonais.
Atrair clientes durante toda a temporada é o ponto forte de quem tem boa estratégia de marketing de conteúdo. Esse material pode ser desenvolvido na home, em todas as landing pages, nas seções de produtos e na possível criação de um blog.
Independentemente de ter sido desenvolvido como texto, vídeo, imagem ou outro formato, o conteúdo deve ser produzido levando-se em consideração as boas práticas de SEO, para que as páginas do site sejam encontradas facilmente pelos buscadores. Então, antes de desenvolvê-lo, é preciso uma ampla pesquisa de palavras-chave, assim como a feita para o planejamento de Bing Ads.
Pensando-se em longo prazo, é possível inclusive criar landing pages e conteúdo para eventos que ainda levarão um bom tempo para acontecer. Com isso, quando a sazonalidade se aproximar, a base já estará pronta e no ar, os buscadores terão esse conteúdo computado e as chances de sair na frente em relação à concorrência são grandes.
SEO
Além das campanhas pagas, como no caso do Bing Ads, que oferecem resultados imediatos, é importante uma empresa pensar em seu posicionamento na busca orgânica. Ao estar bem ranqueada, uma marca ganha muito em credibilidade e fica exposta ao seu possível cliente por mais tempo.
Há uma série de fatores analisados pelos buscadores para decidir quais páginas estarão mais bem ranqueadas para determinada keyword pesquisada. É fundamental trabalhar em otimizações on-page (url amigável, H1 com palavra-chave, textos relevantes, ux melhorada com facilidade de navegação, site responsivo e intuitivo, conteúdo linkável) e off-page (link building, estudo de palavra-chave, produção de conteúdo).
Esta estratégia tem a função de estabelecer fidelidade entre os clientes em relação à marca. Para isso, a empresa além de fornecer produtos e/ou serviços de boa qualidade, oferece aos fregueses condições interessantes para compras e outros benefícios, para que a clientela continue fiel. A ideia é fazer com que quem já consumiu o produto/serviço se torne fã da marca e passe a divulgá-la aos seus contatos, aumentando a credibilidade da empresa. Esse relacionamento pode ser feito via e-mail marketing ou mesmo nas redes sociais, por meio de SAC e incentivo a engajamento dos usuários.
Seja por meio do Bing Ads, construção de boas landing pages, marketing de conteúdo, investimento em SEO, marketing de relacionamento e, por que não, todos juntos, é fundamental pensar além da próxima grande data. Manter e incrementar sua base de clientes é o que vai impulsionar o crescimento de uma empresa e deixá-la mais forte para as campanhas dos anos seguintes.
Quanto mais bem estruturada a ação digital será a razão para a construção da autoridade digital. Ser uma autoridade sobre assuntos específicos ajuda na duração e força de um negócio. Hoje não tem o mesmo peso para uma empresa se falarmos de tempo de fundação ou tamanho físico. Para ganhar a atenção do cliente é preciso estabelecer-se como referência quando o assunto é procurado.
O trabalho que busca resultados rápidos não deve ser descartado em hipótese alguma, mas o investimento para resultados em longo prazo é o que vai garantir a receita de sua empresa por muito mais tempo. Em um processo de decisão, ser referência, ter credibilidade e estar acessível são, para seu cliente, formas de conquistar sua atenção e seu bolso.
* Este artigo foi escrito pelo Bing Ads em parceria com a Agência Linka – Marketing Digital (Lucas Burza, Head of Content e Henrique Gasparino, Content Analyst)
é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.
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