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Brandformance em E-mail Marketing

O e-mail é um dos canais mais antigos da internet e até hoje é a maneira mais eficaz de manter relacionamento, exposição da marca e interação com o usuário. Algo que temos percebido entre os anunciantes nesses últimos anos, são as novidades que vão surgindo como big dataemídia programática”. Essas conquistam a atenção e despertam o interesse para novos investimentos em mídia.

Os resultados dessas novas tecnologias são ótimos e eficazes, porém não podemos esquecer do bom e velho amigo e-mail, que traz resultados extremamente relevantes quando bem utilizado. O e-mail marketing não é apenas mais um canal de mídia; é o principal acesso do usuário à internet em praticamente toda a sua jornada de navegação. Conforme uma pesquisa levantada pela McKinsey & Company, empresa de consultoria de gestão global que presta assessoria a alta administração de empresas e instituições líderes em questões de estratégia, o e-mail marketing tem eficácia 40 vezes superior a todas as contas que se faz de seguidores, curtidas e compartilhamentos de redes sociais como Twitter, Facebook e Google+, juntas.

O gráfico abaixo mostra o que acontece no período de 60 segundos na internet e o que e-mail representa nas atividades dos usuários. Os dados apresentados são em relação ao volume gerado em cada canal, e com isso podemos comprovar o poder que o e-mail tem e a necessidade de se fazer bem feita a comunicação e entrega da sua mensagem ao seu público.

 

As empresas especializadas em banco de dados fazem a captação de e-mails de diferentes formas como, por exemplo, através de sites de conteúdo, compras coletivas, cupons, blogs, etc. Cada um desses canais tem maneiras específicas de obter os e-mails de seus usuários, seja através de newsletters, download de e-books ou cadastros na página. O poder de segmentação do disparador vai depender das informações coletadas sobre o usuário e da interação entre eles. Ou seja, para construir uma base de dados, é necessário um investimento alto e constante desses publishers em branding e compra de inventário para atrair novos usuários para seus sites, além de contínuo aperfeiçoamento tecnológico de suas ferramentas de disparo e otimização.

Ao iniciar uma campanha de e-mail marketing, você deve levar os principais fatores em consideração:

  • Crie um html que seja responsivo, ou seja, que o usuário possa abrir corretamente em qualquer device que esteja utilizando.
  • Evite assuntos muito longos. Use uma frase concisa e atrativa para o usuário, além de fazer testes A/B com diferentes assuntos para melhorar as taxas de abertura do seu e-mail. Aproveite as informações da landing page para criar assuntos.
  • Varie os senders. Não use o sender apenas com o nome da marca, tente variar com o nome da promoção do produto, por exemplo.
  • Teste diferentes segmentações. Quanto mais segmentada e fechada é uma campanha, mais elevado será seu custo. Muitas vezes vale mais a pena abrir a segmentação para tomar decisões com base nos números finais.

 

Nesses 4 anos que trabalho com performance, já gerenciei todo tipo de campanha, formatos, verticais e canais. Os melhores feedbacks de qualidade de leads, taxa de conversão e ROIs para os anunciantes vem do e-mail e sempre ressalto para incluírem esse canal em seu planejamento de campanha. Uma pesquisa feita pela FBITS, com a análise do comércio eletrônico nacional, indicou que 61% das companhias conseguem até 20% do faturamento por meio dessa poderosa ferramenta.

Quer saber como tornar o seu e-mail marketing mais assertivo? Então, não perca o Fórum de Marketing Digital em Florianópilis, no dia 19 de abril. No evento apresentaremos uma pesquisa inédita, realizada pelo Digitalks em parceria com a Opinion Box, com dados para tornar seu e-mail marketing o benchmark do mercado.

é Account Manager Senior na Kwanko Brasil. A profissional adquiriu experiência em geração de lead e branding durante os 4 anos trabalhando com marketing de performance atendendo clientes como Samsung, Mercado Livre, FIAT e Localiza. Ana é responsável pela operação da Email Bidding, market place pioneira em base de dados premium através de algoritmos comportamentais."

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