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Big Data Analytics: criando valor para os clientes

Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil.” Henry Ford

Conhecida pelo mercado, a frase de Henry Ford nos leva a reflexão quando o assunto é otimização da verba para fins de comunicação. E o caminho para conhecer a outra metade está no Big Data Analytics.

Entender o comportamento do consumidor a fundo, seus hábitos de compras, interesses e aspirações é o primeiro passo para uma empresa formar sua base de big data, para posteriormente interligar os dados, gerando insights e oportunidades relevantes para os negócios. É o que chamamos de data driven marketing. Muitas marcas estão investindo pesado na análise das informações coletadas com os clientes, seja diretamente ou mesmo pelos cookies e chaves de acesso, que identificam os usuários espalhados na internet. No entanto, a tentativa das empresas de prever a próxima compra no curto prazo levou o mercado à alta competitividade, principalmente relacionada ao preço.

As empresas precisam olhar não apenas os dados que desencadearam a próxima compra, mas da visão a longo prazo, priorizando a fidelidade e o relacionamento com os clientes. Manter o ciclo de vida de um cliente é a chave para a sustentabilidade econômica de qualquer empresa.

 

Indicador de desempenho: Ciclo de vida do cliente (Lifetime value – LTV)

Valor total de um produto ou serviço x número de transações ou vendas feitas pelo cliente x tempo de relacionamento com o cliente.

 

Se uma empresa já possui alta segmentação, deve então fazer as perguntas:

  • Como o Big Data pode criar valor para os clientes?
  • Que informação ajudará os clientes a reduzir riscos que os afastam da fidelização?
  • Quais os motivos levam o consumidor a permanecer consumindo os produtos e serviços das marcas?

 

Responder essas questões requer uma compreensão muito mais profunda do que os clientes estão procurando e como eles se veem nesse contexto de “troca” de benefícios.

Este é o desafio: mergulhar nos dados não-estruturados e integrar as informações dispersas em um universo de informações. Desta forma, a empresa tem um novo ponto de partida para a análise, gerando novas formas de valor para os clientes, além de vantagem competitiva para o negócio.

Marcos Rezende

Marcos Rezende é consultor especializado em Gestão de Marketing Digital e fundador da Âncora Digital, empresa de Inteligência e Performance de Marketing Digital. Possui certificação em Google Adwords, Google Analytics e Bing Ads. Desenvolve estratégias de comunicação e performance para o ambiente digital com foco no engajamento social e na otimização de resultados.

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