Segunda-feira, 22 de julho de 2019
Morar em grandes centros urbanos muitas vezes é sinônimo de passar horas a fio preso no trânsito entre casa, trabalho, escola e faculdade. Você já se pegou buscando formas de otimizar esses trajetos? Já pensou em como seria bom conseguir tornar essas horas produtivas? Nós temos a resposta! Ouvir podcast tem sido a opção de muita gente para se informar, distrair e aprender apenas com fones de ouvido. E você, está pronto para mergulhar na podosfera?
O podcast é uma versão 2.0 do rádio que está ganhando cada vez mais espaço na internet. O nome tem origem na junção da palavra ‘pod’, de ‘ipod’ que significa ‘personal on demand’, com a palavra ‘cast’, de ‘broadcast’ que significa distribuição em massa de informações. O nome já diz: atualmente até a distribuição em massa precisa se voltar para nichos. Eles podem ter diversos formatos, durações, assuntos e formas de distribuição.
Segundo pesquisa do Ibope realizada em 2019, 40% dos brasileiros afirmam já ter ouvido podcast, 28% nunca ouviu mas sabe do que se trata e apenas 32% não conhece a plataforma. O perfil mais comum entre os ouvintes são homens, jovens e integrantes das classes A e B, enquanto o perfil menos atingido são mulheres com mais de 55 anos. Outro dado significativo da pesquisa é o de que 75% das pessoas ouvem seus podcasts pelo celular, enquanto 40% ouve pelo computador e 8% pelo tablet, o que deixa claro o caráter móvel e prático da plataforma. Segundo Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, “O que a pesquisa mostra é o potencial dos podcasts. E se nos basearmos na tendência de outros países, é um grande potencial.”
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters em 2014 mostra que 47,71% dos ouvintes de podcast no Brasil ouvem diretamente nos sites de origem. Segundo a mesma pesquisa, há um empate técnico quando o assunto é o equipamento utilizado: 42,81% ouvem no computador e 42,33% ouvem em smartphones. 73,46% ouvem apenas podcasts nacionais e, outro dado interessante sobre o perfil dos ouvintes, é que 90,41% considera o entretenimento a característica mais importante de um programa.
Sobre o perfil dos produtores, a última PodPesquisa realizada em 2014 mostrou que 87,1% são do sexo masculino, 63,3% pertencem à classe B e 73,5% produzem em suas próprias casas. Apesar da grande quantidade de conteúdo disponível, 83,3% não gera remuneração à equipe de produção. Ainda segundo a pesquisa de 2014 para a pergunta “Que tipos de podcasts você escuta?” 21,5% dos entrevistados respondeu “Notícias e Política”.
O podcast já nasceu no contexto da internet, Por isso o comportamento dos ouvintes na plataforma sempre foi ativo, participativo e acessível. Isso acontece pois qualquer um com acesso à computadores ou smartphones e à internet, pode interagir por e-mail e redes sociais, interferir com sugestões e até mesmo produzir seu próprio conteúdo de maneira independente.
Essa característica de interação agregada ao poder da comunicação de nicho poderá te aproximar do público alvo e gerar uma relação de intimidade, colocando sua marca/projeto em posição de destaque em relação a concorrentes. Isso tudo com gasto mínimo de produção e edição (caso necessário). Não se esqueça que a linguagem do podcast é direta e individual, portanto não busque vendas diretas, mas tente agregar valor ao seu produto informando e entretendo. Uma boa possibilidade para as marcas é patrocinar programas já existentes que tenham uma relação com suas propostas e que atinjam seu público alvo.
Para iniciar seu projeto, é importante que você conheça o mercado, os formatos e outros programas de sucesso. Para te ajudar nessa pesquisa separamos 10 podcasts entre os mais ouvidos do Brasil. Dá uma olhada:
2. Braincast: Sobre Criatividade, entretenimento e comunicação.
3. Mamilos: Jornalismo de peito aberto
4. Projeto Humanos: Podcast storytelling dedicado a contar histórias reais de pessoas reais.
6. Café da Manhã: Programa diário de notícias da Folha de São Paulo em parceria com o Spotify.
Ouça programas sobre os mais variados temas, identifique qual é a cara da sua marca e não perca tempo, comece a produzir. Afinal, 2019 é o ano do podcast no Brasil!
Se você precisa de ajuda para traçar estratégias de inbound atrativas e modernas, converse com a gente.
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