Notícias

OMR Festival: o impacto da cultura da internet para a Geração Z

Taylor Lorenz, especialista em internet, debate no OMR Festival as mudanças que a internet trouxe para a sociedade

 

*Por Marcio Manzano
 Edição por Bianca Borges

Com a popularização da internet, o comportamento da sociedade e, principalmente dos jovens, se transformou. Para comentar um pouco sobre essas mudanças e como elas afetam as gerações mais novas, Taylor Lorenz, Staff Writer na The Atlantic e especialista em tendências da internet, participou do OMR Festival.

Foto: Mulher num palco apresentando uma série de itens num telão.
No OMR Festival, Taylor Lorenz, Staff Writer na The Atlantic, falou sobre as tendências na cultura da internet

 

Em seu trabalho, Taylor trabalha e explora, principalmente, a Geração Z e como essa linhagem usa as ferramentas do ambiente online.

Durante sua palestra, a especialista mostrou diversos insights que envolvem o mundo dos jovens, evidenciando que essa é uma realidade completamente fechada e opaca aos olhos de um adulto de uma geração mais antiga.

Ela citou como exemplos dessa nova realidade, o fato de como os jovens se esforçam para “se promoverem” no Instagram e como postam anúncios em diversas redes sociais, ao invés de tentar conseguir um primeiro emprego ou um emprego de verão, uma ação muito comum nos EUA.

Outro exemplo, dado pela especialista, foi o de como alunos do ensino fundamental usam o Google Docs como uma plataforma de chat durante o dia a dia nas escolas.

 

O papel dos influenciadores na sociedade

Taylor também trouxe para o OMR Festival, o debate sobre a questão dos influencers e da “responsabilidade” que eles têm na cultura jovem.

“Uma tendência pode aparecer ou sumir da noite para o dia devido a um post ou opinião de um desses influenciadores. O que parece um absurdo no mundo dos adultos é mais do que comum no mundo dos jovens”, salientou.

Por isso, é importante estar sempre em contato com essa nova realidade e procurar entendê-la, pois , são os jovens que vão comandar o mundo de amanhã, e apesar de algumas ideias parecerem excêntricas aos adultos, é importante decifrarmos essa linguagem para uma melhor interação entre ambas as gerações.

Taylor terminou sua apresentação, respondendo algumas perguntas de especialistas que, mesmo em contato com todas as novidades do mundo digital, sabem da dificuldade de se manter atualizados a respeito de todas as mudanças e facetas do universo jovem na internet.

 

Para animar a palestra…

Logo em seguida da palestra de Taylor Lorenz, e antes da pausa para o almoço, o grupo Scooter (com mais de 30 milhões de álbuns vendidos) animou a plateia em uma mistura de música eletrônica com rock alemão, colocando todos para dançar. Além disso, um espetáculo de luzes que invadiu o pavilhão.

Foi impossível ficar parado! Acreditem, isso foi antes do almoço!!

 

Comentários

PUBLICIDADE