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Qual o impacto do Blockchain no mercado empresarial?

Para início de conversa você sabe ou, já ouviu falar em Blockchain?

O Blockchain é um livro-razão público permanente e à prova de violação, que registra todas as operações realizadas em moeda bitcoin (criptomoeda que não depende da confiança de um emissor centralizado ou uma instituição financeira. Usa um banco de dados distribuído, espalhado pelos nós da rede P2P para registrar as transações) na rede mundial de computadores. Esse banco de dados (Blockchain) possui dois tipos de registros: as transações individuais e as em bloco; todas as vezes que um bloco é concluído outro bloco é gerado, desta forma podemos afirmar que já existe um número absurdo de Blockchain no mercado que estão linkados uns com os outros. O Blockchain já é visto pelos experts do mercado de tecnologia como a principal inovação tecnológica.

Importante ressaltar que originalmente o Blockchain foi definido em um código fonte do bitcoin em meados de 2008 e inícios de 2009 quando, de fato, a rede bitcoin começou a ter presença no mercado e, por esse motivo, estão diretamente ligados quando dos seus surgimentos.

Considerando, então, que a base da Blockchain está na criptomoeda também conhecida no mercado como bitcoin, o interesse dos bancos, empresas privadas e organizações governamentais vem evoluindo cada vez mais, visto que, este tipo de moeda não é rastreada pela receita federal, logo, em tese o Blockchain também não teria esse rastreio.

Recente pesquisa realizada pela Infosys Finacle, revela que mais de 80% dos principais profissionais da área de serviço financeiro tem a expectativa de investimento comercial da tecnologia Blockchain até 2020, sendo que quase metade das organizações nas quais trabalham já vem investindo ou planejando investir durante 2017.

A referida pesquisa ouviu 100 líderes empresariais e tecnológicos de 75 instituições financeiras em todo o mundo, e a mesma pesquisa também concluiu que o investimento médio em projetos de Blockchain em 2017 deverá ser de cerca de 1 milhão de dólares, com Diretores de Tecnologia ou Diretores de Inovação dirigindo mais de metade das iniciativas em andamento.

Segundo os entrevistados, o Blockchain atende os produtos e serviços das áreas de negócios, melhorando significativamente os processos, a transparência das operações, automatiza os processos entre as empresas e reduz o tempo de liquidação e transação. O mesmo estudo destaca, ainda, que os principais casos para aplicação do Blockchain são pagamentos Cross Border, gerenciamento de identidade digital, compensação e liquidação, processo de carta de crédito e empréstimos concedidos por consórcios bancários.

Os autores do estudo concluem que: “Esta pesquisa reafirma nossa convicção de que o Blockchain tem potencial para ajudar os bancos a reimaginar os processos bancários“.

No que diz respeito ao mercado de Marketing, podemos afirmar que o Blockchain representa a descentralização dos negócios por ele proporcionado e é por isso que especialistas na área visualizam uma oportunidade de negócios, a exemplo de empresas, como Microsoft, Nasdaq, Oracle e muitas outras.

Podemos dizer que essa ferramenta ajudará e muito na produção de conteúdo e e-mail marketing, uma vez que estes já podem ser utilizados de forma descentralizada e encriptada, pois, já existem empresas no mercado que disponibilizam tal ferramenta.

No que diz respeito aos blogs e criação de conteúdo estes também podem ser automatizados e descentralizados, passando assim a trabalhar de forma autônoma.

Já no nicho do e-commerce, existem já lojas na web que possibilitam os usuários a realizarem pagamentos em bitcoins, isso porque as taxas de transação são mais baratas do que as do cartão de crédito e débito

Por fim não podemos deixar de tratar do pay-per-click, os famosos anúncios pagos e que agora podem ser feitos através das moedas digitais e, do pay-per-read que apesar de sabermos que este último há tempo não é aceito na blogosfera, devemos alertar que a preocupação deve ater-se não na parte financeira, como criar receita e sim, como blindar seu blog de ataques de DDos que pode se dar através de inúmeras visitas de forma sucessiva

Mais do que nunca os ativos intangíveis já são e a cada dia mais serão a bola da vez.  E você está preparado para o Blockchain?

Ana Paula de Moraes

é advogada especialista em direito digital. Com 16 anos de mercado, atuou como Assessora Jurídica da Editora Jornal A TARDE em Salvador/BA e esteve à frente na gestão de departamento jurídico em empresas nacionais no ramo da saúde. Formada pela USURJ, tem Pós-Graduação em Business Law pela IBEMEC, especialização em Direito Digital Aplicado; Aspectos Legais da Segurança da Informação e Respostas a Incidentes; Contratos Eletrônicos e de TI: do SLA ao Cloud Computing; Marketing Legal e Redes Sociais, bem como em Segurança da Informação.

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