Segunda-feira, 01 de abril de 2019
A Páscoa está virando a esquina – e mesmo que o seu negócio não esteja diretamente ligado ao feriado, é possível aproveitar o período de caça aos ovos com campanhas excelentes.
Conforme as famílias se preparam para passar o dia cozinhando e criando memórias juntas, essa época representa uma oportunidade particularmente grande para os comerciantes no setor de alimentos.
Um feriado de US$19 milhões, para ser exato.
De acordo com a Federação Nacional de Varejo, só no ano passado era esperado que fosse gerado US$18,2 milhões em valor de receita nos Estados Unidos – e isso representa muitos coelhos de chocolate.
E por falar em coelhos de chocolate, de acordo com a Mintel, os lançamentos de chocolates na Páscoa cresceram 23% em 2018. Brasil, África do Sul, Alemanha, Reino Unido e França lideram as vendas. No Reino Unido, país de origem da Mintel, o feriado rendeu cerca de US$835 milhões em 2018.
Então, neste ano, nos concentrando no setor de alimentos para ajudar você a alcançar famílias de todos os lugares, desde a caça anual de ovos de Páscoa até a mesa de jantar. Estamos revelando onde os profissionais de marketing têm as maiores oportunidades segmentadas e como podem criar campanhas de impacto.
Nossos insights são confirmados por milhões de cliques e bilhões de reações
Esses insights são baseados em análise de 10.148.681 cliques e 7.754.841.162 reações a campanhas como essas da Taste of Home:
As marcas estão usando a Taboola para circular conteúdos relacionados à Páscoa e são bons exemplos para os comerciantes de alimentos na hora de criar suas campanhas para o feriado.
Não importa a estratégia, nós sinceramente acreditamos que a melhor abordagem para maximizar seu orçamento é através da coleta de dados – e estamos usando esses dados para ajudá-los a capitalizar as oportunidades.
Nós definimos oportunidade na intersecção entre oferta e procura. Quando há alta demanda para conteúdo, mas baixa oferta, é uma grande oportunidade.
Nesse contexto, a demanda é definida como uma taxa de cliques (CTR). Se alguém clica em um conteúdo, presumimos que a pessoa quer vê-lo. Oferta é a porcentagem de gastos que os comerciantes destinam para esse tipo de conteúdo em nossa rede.
Agora que esclarecemos isso, aqui está o que nossos dados revelaram.
Seu público sempre será exclusivo para a sua marca e o conteúdo da sua campanha. Embora não possamos te dizer exatamente qual será a melhor audiência para a sua marca, podemos dizer como encontrá-lo.
Siga esses cinco passos para definir o seu público da Páscoa:
● Comece sua campanha com segmentação ampla. Nós recomendamos algo tão amplo quanto a sua rede.
● Use a primeira semana para coletar dados do público que responde. Use esses dados para identificar os segmentos do público que funcionarão para você.
● Na segunda semana, teste alguns desses segmentos do público. Preste especial atenção ao modo como diferentes públicos-alvo estão respondendo a diferentes anúncios.
● Ajuste os anúncios. Faça teste A/B para melhores resultados do público.
● Repita.
A seguir, falaremos sobre os tipos de conteúdo. A escolha do conteúdo a ser exibido afetará o desempenho do seu público e suas ações.
A maior oportunidade para os comerciantes da indústria de alimentos envolve galerias de fotos – há uma alta demanda para esse tipo de conteúdo durante todo o ano e não há muita oferta.
O vídeo na página de destino também representa uma grande oportunidade para os comerciantes de alimentos que pretendem se destacar na competição neste feriado.
Conteúdos sobre comidas têm melhores desempenhos quando são distribuídos aos domingos e terças-feiras. Esses dias apresentam alta demanda de consumidores interessados em produtos alimentares e ambos são dias em que a oferta é menor que a demanda.
Se você realizar campanhas de testes nas terças-feiras, é importante notar que os dias úteis não são os melhores para alcançar seus consumidores. A maior oportunidade de sucesso reside nas primeiras horas da manhã ou ao anoitecer, quando as refeições são planejadas.
Você deve ter ouvido que os dispositivos móveis são os melhores locais para contatar seus consumidores e estamos aqui para dizer que isso continua sendo verdade. A maior demanda por conteúdo de alimentos existe primeiro em aparelhos móveis, em segundo lugar em tablets e em terceiro em desktops.
Nesta Páscoa, teste suas campanhas nos dispositivos móveis para vencer a concorrência.
Antes de mergulharmos nos exemplos, vamos falar de objetivos. O “como” do planejamento de campanha, com certeza, incluirá como medir os seus principais indicadores de desempenho (KPIs).
A competição dentro da indústria alimentar é medir as visualizações de páginas durante a distribuição de conteúdo via publicidade. Teste algumas campanhas através deste tipo de plataforma nesta Páscoa.
Você está pronto para lançar a campanha perfeita – mas está faltando um elemento crítico. Anúncios criativos que são atraentes e de alto desempenho.
Quando estiver trabalhando com conteúdo patrocinado – para direcionar os consumidores para sua galeria de fotos, por exemplo – tente usar texto nas imagens e, definitivamente, use fotos coloridas. Estamos vendo as taxas de cliques crescerem 120% nestes tipos de fotos.
Suas manchetes também são importantes. Para conteúdos de alimentos, tente usar listas numeradas para atrair demanda. Vemos palavras como “um” e “três” crescerem cerca de 134% nas taxas de cliques.
Exemplo de campanha: Plated conquistou 12% a mais de inscritos
Plated, uma marca de assinatura de comida popular, usou conteúdo patrocinado em campanhas para atrair inscrições através de suas páginas de artigos. Testes A/B em thumbnails, manchetes e fontes de conteúdo levaram a um enorme aumento nas assinaturas.
Nunca é demais reforçar a importância do teste A/B. Os pequenos detalhes do seu público irão afetar muito essas recomendações.
Use essas recomendações como um ponto de partida para a sua campanha de Páscoa.
● Quem: use a segmentação em grande escala primeiro para encontrar públicos-alvos que atendam às suas metas.
● O que: teste galerias de fotos ou conteúdos em vídeo.
● Quando: experimente as primeiras horas da manhã ou o anoitecer da terça-feira e domingo.
● Onde: foque nos dispositivos móveis.
● Como: foque na sua região para as campanhas de sua marca. Mantenha as imagens coloridas, vídeos e manchetes numeradas.
Embora as práticas recomendadas sejam um ótimo jeito de começar, é importante lembrar que elas estão sempre mudando, especialmente na internet. A Taboola Trends pode te dar mais alguns insights em tempo real por categoria, idioma e região.
acumula mais de 25 anos de experiência nos segmentos de marketing e publicidade, sendo um dos pioneiros no mercado digital nacional desde 1996. Dirigiu grandes agências e empresas como Modem Media, Yahoo! Brasil, Razorfish, MRM McCann e Turn, com experiências diversas em Digital, CRM, Marketing Direto, Mobile, Games e AdNetworks e Programmatic. Reconhecido como um líder na indústria local, foi nomeado como um dos Top 10 Business Internet em 2000, 2001 e 2002. Atualmente, lidera o escritório brasileiro da Taboola.
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