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Os 5 pontos por trás das campanhas de Páscoa bem-sucedidas (apoiado por dados)

Não importa a estratégia, a melhor abordagem para maximizar seu orçamento nas campanhas de Páscoa é através da coleta de dados

 

A Páscoa está virando a esquina – e mesmo que o seu negócio não esteja diretamente ligado ao feriado, é possível aproveitar o período de caça aos ovos com campanhas excelentes.

Conforme as famílias se preparam para passar o dia cozinhando e criando memórias juntas, essa época representa uma oportunidade particularmente grande para os comerciantes no setor de alimentos.

Um feriado de US$19 milhões, para ser exato.

De acordo com a Federação Nacional de Varejo, só no ano passado era esperado que fosse gerado US$18,2 milhões em valor de receita nos Estados Unidos – e isso representa muitos coelhos de chocolate.

E por falar em coelhos de chocolate, de acordo com a Mintel, os lançamentos de chocolates na Páscoa cresceram 23% em 2018. Brasil, África do Sul, Alemanha, Reino Unido e França lideram as vendas. No Reino Unido, país de origem da Mintel, o feriado rendeu cerca de US$835 milhões em 2018.

Então, neste ano, nos concentrando no setor de alimentos para ajudar você a alcançar famílias de todos os lugares, desde a caça anual de ovos de Páscoa até a mesa de jantar. Estamos revelando onde os profissionais de marketing têm as maiores oportunidades segmentadas e como podem criar campanhas de impacto.

Nossos insights são confirmados por milhões de cliques e bilhões de reações

Esses insights são baseados em análise de 10.148.681 cliques e 7.754.841.162 reações a campanhas como essas da Taste of Home:

As marcas estão usando a Taboola para circular conteúdos relacionados à Páscoa e são bons exemplos para os comerciantes de alimentos na hora de criar suas campanhas para o feriado.

Não importa a estratégia, nós sinceramente acreditamos que a melhor abordagem para maximizar seu orçamento é através da coleta de dados – e estamos usando esses dados para ajudá-los a capitalizar as oportunidades.

Nós definimos oportunidade na intersecção entre oferta e procura. Quando há alta demanda para conteúdo, mas baixa oferta, é uma grande oportunidade.

Nesse contexto, a demanda é definida como uma taxa de cliques (CTR). Se alguém clica em um conteúdo, presumimos que a pessoa quer vê-lo. Oferta é a porcentagem de gastos que os comerciantes destinam para esse tipo de conteúdo em nossa rede.

Agora que esclarecemos isso, aqui está o que nossos dados revelaram.

Para quem falar: construindo o seu público para a Páscoa

Seu público sempre será exclusivo para a sua marca e o conteúdo da sua campanha. Embora não possamos te dizer exatamente qual será a melhor audiência para a sua marca, podemos dizer como encontrá-lo.

Siga esses cinco passos para definir o seu público da Páscoa:

● Comece sua campanha com segmentação ampla. Nós recomendamos algo tão amplo quanto a sua rede.

● Use a primeira semana para coletar dados do público que responde. Use esses dados para identificar os segmentos do público que funcionarão para você.

● Na segunda semana, teste alguns desses segmentos do público. Preste especial atenção ao modo como diferentes públicos-alvo estão respondendo a diferentes anúncios.

● Ajuste os anúncios. Faça teste A/B para melhores resultados do público.

● Repita.

 

A seguir, falaremos sobre os tipos de conteúdo. A escolha do conteúdo a ser exibido afetará o desempenho do seu público e suas ações.

O que executar: escolhendo o conteúdo que terá o maior impacto nas vendas

A maior oportunidade para os comerciantes da indústria de alimentos envolve galerias de fotos – há uma alta demanda para esse tipo de conteúdo durante todo o ano e não há muita oferta.

O vídeo na página de destino também representa uma grande oportunidade para os comerciantes de alimentos que pretendem se destacar na competição neste feriado.

 

Quando se aproximar dos consumidores: horas do dia e da semana com melhor desempenho

Conteúdos sobre comidas têm melhores desempenhos quando são distribuídos aos domingos e terças-feiras. Esses dias apresentam alta demanda de consumidores interessados em produtos alimentares e ambos são dias em que a oferta é menor que a demanda.

Se você realizar campanhas de testes nas terças-feiras, é importante notar que os dias úteis não são os melhores para alcançar seus consumidores. A maior oportunidade de sucesso reside nas primeiras horas da manhã ou ao anoitecer, quando as refeições são planejadas.

 

Onde contatar os consumidores: tipos de dispositivos com melhor desempenho

Você deve ter ouvido que os dispositivos móveis são os melhores locais para contatar seus consumidores e estamos aqui para dizer que isso continua sendo verdade. A maior demanda por conteúdo de alimentos existe primeiro em aparelhos móveis, em segundo lugar em tablets e em terceiro em desktops.

Nesta Páscoa, teste suas campanhas nos dispositivos móveis para vencer a concorrência.

 

Como: exemplos de insights e campanhas criativas para te inspirar

Antes de mergulharmos nos exemplos, vamos falar de objetivos. O “como” do planejamento de campanha, com certeza, incluirá como medir os seus principais indicadores de desempenho (KPIs).

A competição dentro da indústria alimentar é medir as visualizações de páginas durante a distribuição de conteúdo via publicidade. Teste algumas campanhas através deste tipo de plataforma nesta Páscoa.

Você está pronto para lançar a campanha perfeita – mas está faltando um elemento crítico. Anúncios criativos que são atraentes e de alto desempenho.

 

Conteúdo patrocinado: mantenha-o colorido e numere suas manchetes

Quando estiver trabalhando com conteúdo patrocinado – para direcionar os consumidores para sua galeria de fotos, por exemplo – tente usar texto nas imagens e, definitivamente, use fotos coloridas. Estamos vendo as taxas de cliques crescerem 120% nestes tipos de fotos.

Suas manchetes também são importantes. Para conteúdos de alimentos, tente usar listas numeradas para atrair demanda. Vemos palavras como “um” e “três” crescerem cerca de 134% nas taxas de cliques.

Exemplo de campanha: Plated conquistou 12% a mais de inscritos

Plated, uma marca de assinatura de comida popular, usou conteúdo patrocinado em campanhas para atrair inscrições através de suas páginas de artigos. Testes A/B em thumbnails, manchetes e fontes de conteúdo levaram a um enorme aumento nas assinaturas.

 

Por fim, continue testando

Nunca é demais reforçar a importância do teste A/B. Os pequenos detalhes do seu público irão afetar muito essas recomendações.

Use essas recomendações como um ponto de partida para a sua campanha de Páscoa.

● Quem: use a segmentação em grande escala primeiro para encontrar públicos-alvos que atendam às suas metas.

● O que: teste galerias de fotos ou conteúdos em vídeo.

● Quando: experimente as primeiras horas da manhã ou o anoitecer da terça-feira e domingo.

● Onde: foque nos dispositivos móveis.

● Como: foque na sua região para as campanhas de sua marca. Mantenha as imagens coloridas, vídeos e manchetes numeradas.

Embora as práticas recomendadas sejam um ótimo jeito de começar, é importante lembrar que elas estão sempre mudando, especialmente na internet. A Taboola Trends pode te dar mais alguns insights em tempo real por categoria, idioma e região.

acumula mais de 25 anos de experiência nos segmentos de marketing e publicidade, sendo um dos pioneiros no mercado digital nacional desde 1996. Dirigiu grandes agências e empresas como Modem Media, Yahoo! Brasil, Razorfish, MRM McCann e Turn, com experiências diversas em Digital, CRM, Marketing Direto, Mobile, Games e AdNetworks e Programmatic. Reconhecido como um líder na indústria local, foi nomeado como um dos Top 10 Business Internet em 2000, 2001 e 2002. Atualmente, lidera o escritório brasileiro da Taboola.

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