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O que esperar do futuro do marketing digital?

Neste novo mundo, os profissionais de marketing devem garantir que suas estratégias digitais sejam baseadas em dados e tecnologia

 

O impacto transformador da Inteligência Artificial, dos Assistentes de Voz e do Machine Learning já se coloca de forma firme no horizonte das marcas, não apenas no cenário global, mas também localmente – aliás, está cada vez mais difícil dizer onde uma começa e a outra termina.

A constante introdução de novas oportunidades de interação diluiu a atenção do consumidor ao criar mais oportunidades para que as marcas se conectem. Neste novo mundo, já não cabe o “achismo”, os profissionais de marketing devem garantir que suas capacidades, soluções e relacionamentos sejam baseados em dados e tecnologia habilitadas para obter melhores resultados, seja em termos de vendas ou fortalecimento da marca.

Por isso, tenho orgulho de compartilhar com vocês o Future Focos 2018, pesquisa internacional da iProspect que traça um panorama das tendências dentro da revolução digital que mais vão influenciar as estratégias de comunicação e negócios das empresas.

 

Tendências da revolução digital

A iProspect entrevistou 250 de seus clientes globais, e usou os dados gerados por suas campanhas para delinear os principais insights e prioridades necessárias para que as empresas prosperem em 2018. Os resultados mostram que os Assistentes Digitais Acionados por Voz, a Inteligência Artificial e o Machine Learning já estão sendo incorporados aos negócios, sendo que 55% dos clientes pesquisados concordam que a aprendizagem automática permitirá que eles tomem melhores decisões em 2018. Já 56% dos pesquisados destacam um gerenciamento eficaz para entregar informações personalizadas e propor uma experiência única como principal prioridade em 2018.

Os dados continuam a ser o principal desafio, tanto na perspectiva de gerenciar grandes volumes de dados como na utilização efetiva dos dados para oferecer experiências relevantes e personalizadas para os consumidores. O Machine Learning e a Inteligência Artificial serão adotadas com “entusiasmo” em 2018, como forma de ajudar os profissionais de marketing a aproveitar os dados de forma mais eficaz.

Além disso, em 2018, as marcas enfrentam desafios na compreensão de como o crescente uso de assistentes digitais acionados por voz transformará comportamentos e afetará a visibilidade e lealdade da marca.

No Future Focus 2018, examinamos como as máquinas e a tecnologia estão impactando gradualmente o marketing e a publicidade, facilitando experiências contínuas do consumidor para proporcionar maiores eficiências e quebrando as fronteiras. Analisamos como as marcas podem aproveitar ao máximo essas tecnologias em 2018 para impulsionar tudo, desde resultados de vendas até a precisão e eficiência nas transações com os consumidores.

As expectativas dos consumidores também estão aumentando. De acordo com as pesquisas, o “same-day shipping” cresceu mais de 120% desde 2015, 52% dos consumidores consideram o tempo de resposta rápido para uma experiência excepcional e 47% declaram que deixarão de fazer negócios com uma marca que demora em sua resposta. No entanto, apenas 7% dos profissionais de marketing afirmam que sua empresa sempre pode oferecer experiências em tempo real e baseadas em dados de clientes, tanto digitais como físicos. Além disso, apenas 6% dizem ter uma visão completa de seus clientes.

 

Assistentes Digitais: gatekeeper para o consumidor

De acordo com a empresa de inteligência de mercado Tractica, mais de 700 milhões de pessoas usam alguma forma de Assistente Digital hoje, seja Siri em seu celular ou Alexa da Amazon por meio de um dispositivo doméstico. Com a taxa de erro de palavras agora em paridade com os seres humanos, os Assistentes Digitais podem entender melhor do que nunca, e o uso de assistentes deverá subir para quase dois bilhões até 2021. Nos próximos cinco anos, a maior parte do mundo estará usando um Assistente Digital Acionado por voz de uma forma ou de outra para automatizar e gerenciar muitos aspectos do cotidiano da sua vida.

E não são apenas os millennials que são apoiadores iniciais desta tecnologia, a Forrester estima que, enquanto 66% dos jovens entre 18-24 anos de idade estão usando Assistentes Digitais, quase 40% na faixa etária dos 70 anos de idade também estão envolvidos com a ferramenta. Como resultado, os Assistentes Digitais controlam cada vez mais as informações que um consumidor recebe ou não recebe, tornando-se efetivamente o gatekeeper para o consumidor. O Assistente Digital fornecerá o que acredita ser a resposta mais relevante para qualquer dúvida, por exemplo, qual o melhor restaurante tailandês em Amsterdã” ou “Encontre o voo mais barato de Nova York para Chicago na sexta-feira”. Para os profissionais de marketing isso representa um novo desafio em 2018.

Embora as oportunidades para os anunciantes ainda não tenham sido totalmente realizadas nas principais plataformas de busca, é certo que a busca por voz está em uma trajetória de crescimento do ponto de vista do consumidor e as receitas publicitárias provavelmente seguirão. É importante que as marcas comecem agora a entender a melhor maneira de capitalizar a mudança de comportamentos por voz.

Uma das mudanças mais óbvias é que as buscas por voz são mais longas. Além disso, apresentam mais perguntas versus as breves declarações incompletas que vemos em um mundo baseado em texto. Outro diferencial chave é a intenção local, uma vez que as buscas relacionadas à voz em dispositivos móveis são três vezes mais propensas a ser locais que o texto. A criação de campanhas de search que visam questões de conversação, atualizando listagens de empresas por meio de dados estruturados locais completos e precisos, criando conteúdo para cobrir respostas a perguntas comuns do consumidor são maneiras de capitalizar a busca por voz.

Para entregar mais valor, as marcas precisarão também melhorar a capacidade em gerar inteligência sobre o consumidor, encontrando o equilíbrio certo entre a exploração diária dos dados para atender às metas comerciais e a exploração ao longo prazo para antecipar mudanças de comportamento que promovam o crescimento do negócio. Finalmente, à medida que as preocupações de proteção de dados crescem entre consumidores e reguladores, os varejistas precisarão estar cada vez mais atentos e respeitar os dados e o direito de privacidade dos consumidores.

Com essa e muitas outras informações, no próximo dia 27 de março, acontece a Conferência: Content 2018, organizada pelo Digitalks, onde reúne em sua sede em São Paulo diversos especialistas de Content Marketing para debater as principais novidades e tendências do setor. Neste dia, a iProspect compartilha sua perspectiva sobre como as marcas podem aproveitar ao máximo as tecnologias e máquinas em 2018, gerando melhores resultados de comércio, bem como precisão e eficiência. Venha entender mais desse universo!

Confira aqui a programação completa da Conferência: Content 2018.

Ao longo de sua carreira de 16 anos, Gustavo Macedo acumulou uma vasta experiência no cenário digital, trabalhando em agências, no terceiro setor e em instituições de ensino, como: Senac, Cybercook e Accenture. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista e com forte presença no IAB Brasil, atuou diretamente com muitos clientes como Sadia, Abril, Credicard, Fiat, SKY, TIM, Localiza, Nivea, Fleury e outros. Tem uma vasta experiência com o desenvolvimento, linguagens de script dominantes como aplicações PHP, VB, SAP e banco de dados, como SQL, MySQL e Oracle. Gustavo é diretor de Content & Creative da iProspect Brasil, empresa onde está a mais de 5 anos. Agora o desafio é aplicar seu conhecimento, dirigindo equipes técnicas de criação e SEO, inovando em serviços e identificando novas oportunidades de negócios.

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