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Links Patrocinados: resultados até no longo prazo?

É bastante fácil encontrar e enxergar os benefícios e vantagens imediatos do Search Engine Marketing (SEM) em seus negócios, mas também há uma série de particularidades desta plataforma que podem fazer você mudar de ideia sobre restringir-se a impactos no curto prazo; ela pode ajudar a gerar mais receita para reinvestimento, aumentar o tráfego do seu site e melhorar a percepção e reconhecimento da sua marca, tanto de imediato quanto ao longo do tempo.

Os retornos do investimento em links patrocinados normalmente são bem rápidos. É relativamente fácil criar seus próprios anúncios, iniciar uma campanha e passar a receber visitas no site a partir de seus cliques logo no primeiro dia. Uma boa estratégia de Search, no entanto, pode ser um investimento na vida útil da sua empresa.


Gerar receita para reinvestimento

Não importa o quão bem a sua empresa esteja, se você não estiver investindo em Search, de alguma forma você está deixando de alcançar potenciais novos clientes e perdendo faturamento. A receita obtida com links patrocinados muitas vezes é oriunda de novos clientes com alta intenção de compra. Investir em publicidade nas plataformas de busca – como o Bing, por exemplo – significa aproveitar este fluxo de receita.

Qual a melhor coisa sobre o aumento da receita? Você pode colocá-lo de volta em seus negócios. É fácil ver como os reais investidos nos links patrocinados podem compensar ao longo do tempo.

Se o clique lhe custar em média R$ 1,00 e você ganhar R$ 1,50, após 100 cliques você terá ganhado R$50,00 de receita. Se você adicionar esses R$50,00 ao seu investimento original de R$100,00 na próxima vez que você comprar anúncios, você receberá R$ 75,00 de receita. O reinvestimento progressivo em SEM ao longo do tempo permite que você aumente seus ganhos exponencialmente.

 

Aumentar o tráfego do site

Se você oferecer um serviço ou produto que as pessoas desejam, elas continuarão retornando ao seu negócio para encontrá-lo. Os links patrocinados facilitam e ajudam a encontrar você toda vez que realizam uma busca.

Novos clientes são o futuro de qualquer negócio. Além de gerar mais receita e fluxo de caixa, eles têm o potencial de tornarem-se clientes para toda a vida. Na era digital, a maioria dos novos relacionamentos com clientes são construídos e fortalecidos de maneira online. Colocar-se sempre à frente da concorrência trará benefícios imediatos para sua empresa, mas é importante notar que no longo prazo isso significa aumento e construção de uma base de clientes fiéis, satisfeitos e, principalmente, recorrentes. Você pode até usar ferramentas como o remarketing para criar perfis das pessoas que visitam seu site e segmentar anúncios personalizados para eles no futuro.
 

Percepção e reconhecimento de marca

A publicidade on-line deu um novo significado à frase “você é a empresa que você mantém”. Os clientes em potencial se lembram dos anúncios que visualizaram em suas consultas “non-branded”, ou seja, aquelas sem citação de alguma marca específica. Quando você aparece nos resultados desse tipo de busca de maneira regular e constante, sua marca se torna associada às respostas ou soluções que as pessoas estão procurando.

Investir em termos de busca “non-branded” compensa futuramente em termos de reconhecimento de marca e aumento de conversões. É uma ótima maneira de capturar a atenção do seu público-alvo logo no início da sua jornada de tomada de decisão de compra.

Impulsionar e estimular a percepção da marca tem um efeito crescente ao longo do tempo, como as ondas que se propagam do centro de impacto de uma pedra em uma piscina. À medida que você se expandir para novos círculos e exibir suas capacidades, você verá os benefícios da percepção de valor, seja no crescimento orgânico de vendas, da propaganda boca a boca ou simplesmente no maior conhecimento da sua marca. Isso pode levar a um tráfego mais direto e pesquisas de marca que terão uma taxa de conversão forte.

As empresas hoje encontram uma série de estratégias dentro do marketing digital para selecionar as que melhor se encaixam e se adaptam aos seus modelos de negócio. Alguns têm um impacto imediato, como o marketing por e-mail. Outros demonstram resultados a longo prazo, como o Search Engine Optimization (SEO).

Uma boa campanha SEM faz as duas coisas: ela se prova como estratégia de comunicação digital extremamente útil tanto no crescimento e sustentação de novos negócios quanto na perpetuação de posição dos grandes players do mercado. Não perca tempo e use você também.

é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

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