Notícias

[DES Madrid 2017] Horizontes digitais: adaptando indústrias para a era digital

Executivos de grandes organizações revelam como as suas empresas estão reformulando seus modelos de negócios para acompanharem as mudanças da era digital

 

Por Flávio Horta*

Com colaboração da equipe de Redação do Digitalks

 

Muitos membros da diretoria das empresas ainda não entenderam a importância de apostar no Digital. Durante o DES Madrid 2017, executivos renomados de grandes corporações espanholas debateram sobre esse tema e elencaram alguns dos principais desafios para adaptar as organizações e suas gerências à era digital.

Valentí Gonzalez, diretor geral de grandes contas da Telefônica explicou que a Transformação Digital não se resume à equipamentos como smartphones, tablets e etc. De acordo com o diretor, nesse processo estão inclusos dados, aplicações e maneiras diferenciadas de atuar no mundo dos negócios.

Gonzáles listou algum dos pilares nos quais a Telefônica está se baseando para enfrentar a Transformação Digital nos negócios na Espanha. 

 

O diretor também afirmou que os maiores desafios das empresas na atualidade são: o digital workplace, o relacionamento digital com clientes, a internet das coisas e o big data.

 

Pilares nos quais a Telefônica está se baseando para conduzir a Transformação Digital nos negócios

 

Hugo Rovira, diretor geral do grupo NH Hotel no sul da Europa, acrescentou que com o big data, por exemplo, as empresas precisam investir em transformar os dados em informações realmente úteis e utilizáveis para os negócios. Para isso acontecer, precisarão pagar pelo serviço.

Durante o debate, ficou claro que o processo de Transformação Digital é longo, mas não deve ser uma aposta só a longo prazo, precisa acontecer de maneira gradativa dentro das organizações, conquistando um desafio de cada vez.

Fernando Candela, CEO da Iberia Express, também comentou sobre os drivers que impulsionam a Transformação Digital da companhia. Entre eles estão: produtos, dados, business process, pessoas e novos negócios.

Ainda de acordo com o CEO, a Transformação Digital das empresas só é possível por conta da tecnologia. Segundo ele, essa tecnologia está disponível, mas as organizações precisam saber usá-la.

“Os hardwares, softwares e dados estão prontos, resta definirmos como utilizarmos em prol dos nossos negócios”, explica o diretor.

 

Executivos renomados de grandes corporações espanholas revelaram os principais desafios das organizações na era digital

 

Candela elencou alguns pontos aos quais as empresas precisam prestar atenção para que consigam se adaptar à era digital:

1)    Entender os seus clientes

2)    Descobrir os tipos de serviços e produtos que o seu cliente quer

3)    Construir a cultura da empresa

4)    Desenvolver processos

5)    Aprender a usar a tecnologia

 

Alfonso Imbroda, diretor Geral da Accenture Digital, que também participou do debate, analisou o processo de Transformação Digital, principalmente na Espanha, e concluiu que não faltam profissionais talentosos para impulsionar esse movimento, o que faltam são processos e um ecossistema como o do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Ainda pensando no modelo das empresas inovadoras e startups que estão na Califórnia, Imbroda finalizou seu discurso com dicas para que as organizações se organizem internamente e alcancem melhores resultados nesse processo de Transformação Digital.

  • Ter uma equipe multidisciplinar
  • Os departamentos internos da empresa não podem competir entre si
  • Ter equipes pequenas que interajam dentro da empresa
  • Mesclar profissionais com competências diferentes

 

*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.

Comentários

PUBLICIDADE