Artigos

Inovar é fundamental para qualquer negócio. E sem criatividade, isso é impossível!

Imagem: Co-criação de ideias em uma mesa vista de cima. Criatividade.

O que é Inovação?

Se antes as operações eram centradas nas ações tradicionais, houve uma mudança na cultura organizacional. Hoje os negócios só conseguem evoluir se puderem se diferenciar no mercado. E o caminho mais certeiro para alcançar esses objetivos é a partir da implementação da criatividade e inovação nas empresas.

 

Mas como fazer isso?

A resposta geral é: tente muitas vezes e retenha o que funciona. Não é um insight novo, chama-se “seleção natural”, novo é usar isso em gestão da inovação, o erro faz parte do desenvolvimento.

Com o tempo, fomos totalmente impedidos de errar, ou seja, tentar o novo e inibidos de errar, isso mata nossa capacidade de inovação e daqui um tempo o mercado irá engolir qualquer empresa que não tiver capacidade de inovar.

 

Como se conectar com o novo?

Nos últimos anos, tanto a inovação como a criatividade se tornaram habilidades indispensáveis para alcançar o sucesso em diversos mercados diferentes. Criatividade é encontrar relações entre conceitos aparentemente desconectados. Já a inovação envolve encorajar os outros a pensar diferente e realmente fazer isso acontecer de maneira única e útil para o negócio.

Quanto maior a sua base de conhecimento e nível de curiosidade, mais ideias e combinações criativas e inovadoras você pode alcançar.

Um exemplo foi a invenção da mala de rodinhas. Pense bem: o que esses dois conceitos têm de relação entre eles, uma mala e uma roda? Mas, se colocados juntos, uma mala de rodinhas se revela uma excelente solução criativa.

 

Inovação não se limita a tecnologia, pensar e agir diferente é inovar

Nem todo mundo vai ser criativo e inovador, mas a maioria das pessoas pode conhecer as ferramentas e técnicas para desenvolver essas habilidades.

Muito mais do que a adoção de novas tecnologias, é preciso mudar a forma de encarar o seu negócio, seus clientes, o mercado e oferecer a todos soluções que os surpreendam e os entusiasmem. Isso é Inovação!

Pensar em inovação como tecnologia não está errado, porém a inovação vai muito além disso. Claro que a tecnologia é a mais conhecida e amplamente divulgada, pois envolve diretamente a invenção ou a adaptação ou a criação de novas ferramentas, sistemas, equipamentos, porém quem inova são as pessoas, a tecnologia é um meio e não um fim.

Para inovar é preciso estudar, conhecer bem o ambiente e, acima de tudo, manter a dedicação como parte da rotina.
O senso comum é uma ideia romântica de que a inovação acontece apenas por acidente, em momentos de iluminação de um grande visionário. Na verdade, a maior parte das grandes inovações é resultado de trabalho constante e muita observação.

Práticas como incentivar as pessoas a sugerirem mudanças inovadoras e premiar as sugestões que forem implementadas, solicitar aos clientes que sugiram melhorias que gostariam que fossem realizadas nos produtos ou serviços existentes e outros produtos ou serviços que gostariam que fossem oferecidos pela empresa, investir em pesquisa e desenvolvimento, firmar parcerias com startups, universidades e outras empresas, são caminhos para tornar a inovação uma realidade nas organizações.

Murilo Giacomassi de Morais

é formado em administração e pós graduado em metodologias ágeis, design thinking e gestão de pessoas! Atualmente trabalha com projetos inovadores no Sicoob Unicoob – Cooperativa de Crédito. Murilo já trabalhou com gestão estratégica, planejamento orçamentário e governança corporativa em grandes empresas como Companhia Sulamericana de Distribuição na área de varejo e Unicesumar no segmento de educação e educação a distância.

Comentários

PUBLICIDADE