Artigos

Vídeo marketing no turismo

Trabalho com marketing há mais de 15 anos, mas foi só a partir de 2008 que comecei a trabalhar diretamente com vídeoweb e perceber a força que o video tem em ações digitais. Conheci um pouco mais sobre produção de video e os efeitos positivos que ele faz em uma campanha de marketing. Passei a dar palestras sobre o assunto e dizer que, muito mais do que mostrar “video-cassetadas”, o vídeoweb se tornou uma importante ferramenta estratégica em qualquer segmento.

Os números são impressionantes, cerca de 60% das pessoas já preferem ver um video do que ter que parar pra ler um texto na web. A taxa de rejeição e o tempo médio de visitação de um site também melhoram consideravelmente com o uso do video. Alguns estudos indicam que a probabilidade de uma pessoa comprar um produto após assisti-lo em um video é 64% maior, tanto que sites de e-commerce que usam video tem conversão de acessos 30% maior, ou seja, o custo de uma produção profissional será compensado pelo lucro gerado com sua utilização. Sem falar, é claro, do poder viral inegável que eles podem ter.

Após 3 anos atuando como blogueiro de viagem e 5 anos como gerente de marketing do maior portal de video do Brasil, o Videolog.tv, resolvi seguir meu sonho e empreender em um projeto próprio no mercado de turismo online. Em 2013 criei o intrip.com.br.

O site, ainda em versão beta, é um marketplace para que viajantes reservem experiências turísticas diferenciadas oferecidas por pessoas ou pequenas empresas locais. O objetivo é fazer o viajante encontrar algo diferente das atividades tradicionais, conhecendo assim, mais da cultura local. Além disso, em 2014 teremos uma novidade voltada para o público corporativo, o INTRIP começa a oferecer um serviço personalizado para empresas, onde elas poderão planejar viagens ou eventos de incentivo com experiências locais, normalmente oferecidos como premiação para seus funcionários (endomarketing) ou para clientes especiais em ações de marketing.

Porém, mesmo depois de mudar um pouco de área e passar atuar mais no segmento de turismo, percebi que a utilização do video marketing também iria me acompanhar nessa minha nova fase. No blog continuei a usar minhas produções, inclusive fui procurado por algumas marcas que perceberam a importância de estar presente junto com blogs e sites sobre viagens, além é claro, de aproveitar os recursos virais que o video proporciona. Fica muito mais fácil para quem vai viajar entender o que se passa no destino que ele quer escolher, vendo tudo através de um video de um viajante que já esteve por lá. A união da força do video com entretenimento, branded content e informações turísitcas é um fator decisivo para as marcas serem lembradas no momento em que o viajante planeja sua viagem.

Abaixo selecionei alguns vídeos do meu blog que fiz para alguns clientes, outros utilizados por alguma marca em ações de marketing no mercado de turismo e um muito interessante de viajante italiano promovendo suas experiências de viagem. Não importa se o motivo foi uma ação de marketing ou simplesmente um viajante apaixonado por vídeo mostrando sua trip, o que importa é que o video emociona, divirte, engaja e vai te aproximar do seu público!

1 – Vôo de Balão

Matéria sobre vôo de balão no Rio de Janeiro que fizemos para o blog intrip para mostrar os serviços de uma empresa carioca de balonismo.

Imagens e edição: Fábio Lima

http://blog.intrip.com.br/2012/07/video-voar-de-balao-no-rio/

2 – Cervejaria Bhoemia

Vídeo feito durante a visita feita, a convite da Bhoemia, na cervejaria da empresa em Petrópolis-RJ, uma das primeiras cervejarias do Brasil.

Imagens e edição: Fábio Lima

http://blog.intrip.com.br/2013/07/video-tour-na-cervejaria-bohemia/

3 – Aliens e Samsung

Vídeos patrocinados, produzidos especialmente para a um teaser da fase 1 da campanha da Samsung para Copa 2014. Os dois vídeos foram encomendados para campanha viral da marca.

Imagens e edição: Fábio Lima

Video1: http://blog.intrip.com.br/2013/10/simbolos-misteriosos-no-rio-de-janeiro/
Video2: http://blog.intrip.com.br/2013/10/simbolos-misteriosos-perto-do-corcovado/

4 – Coisas Boas Acontecem

Vídeo produzido para registrar uma ação de marketing do Hotel Urbano que viralizou e atingiu mais de 3 milhões de views.

Produtora: Do Rio Filmes

http://www.youtube.com/watch?v=NZBWxBJMoHQ

5 – Italiano viajante!
Um jovem italiano criou um projeto que tem um jeito bem criativo de registrar suas viagens pelo mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=OCLl6dGK11Q

6 – Um Vôo de avião por dentro e por fora!
Funcionários de uma empresa área da Polinésia Francesa tiveram uma ideia para homenagear todos os seus colegas de trabalho nos 25 anos da companhia. Com a autorização da empresa, chamaram um especialista em time-lapse e fizeram um vídeo incrível!

Edição: Matthieu COURTOIS

http://blog.intrip.com.br/2014/01/um-voo-por-dentro-e-fora-do-aviao/

7 – Beber ou Dançar?
Vídeo do registro de uma ação da Heineken em parceria para estimular o consumo responsável de bebidas alcóolicas.

http://blog.intrip.com.br/2014/01/o-que-fazer-a-noite-beber-ou-dancar/

8 – Já visitou o Peru?

Essa é uma campanha para promover o turismo no Peru, com um vídeo fantástico, que apesar de ser claro que é um formato tradicional de campanha publicitária, te faz refletir e até desejar planejar uma viagem pra lá. É um vídeo que com certeza passa muita emoção em seu conteúdo e atinge seu objetivo de transmitir o clima de liberdade que o destino pode proporcionar em tempos de uma vida cotidiana tão atribulada .

http://blog.intrip.com.br/2012/11/video-que-tal-uma-viagem-ao-peru/

Avatar

Profissional de Marketing, no mercado digital desde 2002. É Head de Novos Negócios da UM Agência e consultor de comunicação estratégica com foco no desenvolvimento de negócios, inbound, branding, inside sales, planejamento e gestão de marketing. É também produtor de conteúdo e fundou em 2012 o projeto INTRIP, um site de viagem sobre turismo de experiência.

Comentários

PUBLICIDADE