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Experiência do usuário está no centro da estratégia de utilização de cupons de descontos

As compras online se tornaram uma realidade no Brasil. A cada ano, o comércio eletrônico atrai mais consumidores e lojistas dos mais diversos segmentos. Além disso, os tradicionais players do varejo físico e grandes marcas de venda direta passaram a investir na expansão de seus e-commerces. Segundo o relatório, divulgado pela Ebit, o e-commerce brasileiro fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4%. Para 2017 o mercado tem expectativa de crescimento entre 10% e 15%.

Uma das formas que tende a continuar sendo utilizada para impulsionar as vendas no segmento é a oferta de cupons de desconto que já fazem parte da estratégia de grandes players do comércio eletrônico. Além de ter o propósito de aumentar as vendas, os cupons ajudam a fidelizar e atrair novos clientes, gerando maior engajamento dos usuários. Não à toa, nos últimos dois anos, o número de lojas online que passaram a oferecer códigos promocionais aumentou em 20% no Brasil.

A utilização dos cupons caiu no gosto dos consumidores, muito pela própria cultura do brasileiro que, por natureza, já gosta de pechinchar e ganhar descontos. Uma pesquisa realizada pelo Cuponomia com usuários de cupons mostrou que os códigos promocionais proporcionam aos clientes exatamente esse sentimento de “ganho”, possibilitando uma experiência diferente aos usuários, com geração de possíveis vínculos emocionais entre o consumidor e a marca: 79% dos usuários que realizaram uma compra com cupom afirmaram se sentir felizes e 18% se declararam gratos à loja ou marca.

Os códigos promocionais também podem favorecer a credibilidade do desconto oferecido pela loja, uma vez que, muitos consumidores costumam questionar, principalmente em eventos como a Black Friday, a veracidade do desconto divulgado no site.

Levando em consideração a acirrada concorrência no e-commerce, a sensação de exclusividade gerada pelo cupom de desconto se torna, na maior parte das vezes, o fator decisivo para que o usuário, diantes de tantas opções, conclua a compra em uma loja. A título de comparação, as chances de que o usuário de cupom finalize o pedido no site chega a ser três vezes maior em relação aos demais consumidores. No entanto, para que os códigos promocionais cumpram com essa finalidade, é importante adotá-los de forma estratégica e bem planejada.

Confira, abaixo, algumas dicas que podem garantir bons resultados na criação de campanhas com cupons de desconto.

 

1. Certifique-se de que eles estão funcionando

Quando oferecer um cupom de desconto em seu site, é muito importante testá-lo para se certificar que esteja tudo funcionando conforme programado. Por mais óbvio que possa parecer, essa é uma das principais práticas para otimizar a experiência do usuário na loja online. Caso o consumidor aplique um cupom que não esteja funcionando como deveria, o efeito será completamente reverso e ele pode, facilmente, desistir de fechar o negócio no site.

 

2. Não perca o benefício da exclusividade

Uma das maiores vantagens do cupom de desconto é justamente a sensação de exclusividade que ele traz para o usuário, o benefício de conseguir um desconto que nem todas as pessoas têm acesso. Para manter essa característica, os códigos promocionais não devem ser entregues de “mão beijada” para os visitantes do site, eles têm melhor resultado quando enviados por e-mail, em campanhas segmentadas ou oferecidos em plataformas específicas de cupons.

 

3. Comunique as regras

Estabeleça as regras de funcionamento do cupom e às informe de maneira clara para o usuário. É importante que os consumidores saibam, no momento da divulgação do código promocional, se há um valor mínimo para utilizá-lo ou se é elegível apenas para clientes que comprarem pela primeira vez, bem como a validade da campanha.

 

4. Direcione os seus usuários

Caso o cupom de desconto seja divulgado em outras plataformas além do seu site, é importante que ele esteja com link direto para a página onde poderá ser utilizado. Faça uma lista com os produtos participantes da promoção e direcione os clientes diretamente para lá. Esta ação evita que os usuários fiquem procurando os itens da campanha em diversas categorias do site e acabem desistindo da compra.

 

5. Retome o relacionamento com antigos clientes

Os cupons de desconto podem ser excelentes aliados em campanhas para reativar usuários que já não compram há algum tempo no site. Enviar códigos promocionais exclusivos para este público é um bom caminho para chamar a atenção e engajá-los novamente.

Contudo, é importante ter em mente que os cupons de descontos não funcionam sozinhos. É necessário um plano de ação detalhado para que o objetivo proposto pela campanha aconteça. Elaborar estratégias criativas e bem segmentadas é o que vai fazer a diferença neste mercado.

Ivan Zeredo

é diretor de marketing e sócio do Cuponomia. Ivan participou do plano de internacionalização da empresa e atuou na expansão da startup para países da América Latina como México, Chile e Colômbia. Nascido em Brasília, Ivan é formado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O executivo também atuou como consultor de gestão na Falconi.

Comentários

  • Vanessa Roberta

    Que este projeto se expanda cada vez mais nas redes e empresas q ja operam no e-commerce marketplaces e principalmente nas lojas físicas!!!
    Uma cultura já muito enraizada pelos nortes americanos e que gera muitos beneficios para quem consome e para as empresas parceiras.
    é isso aí!

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