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Como planejar sua campanha de e-mail marketing para a temporada de festas

Imagem: desenho de computador com campanha de e-mail marketing.

As vendas no período de festas são um grande exemplo do que chamamos de ‘efeito-dominó’. Como as pessoas tendem a comprar muito nesta época do ano, as empresas costumam criar ofertas especiais dando-lhes mais motivos para comprar. No entanto, muitas dessas empresas não conseguem enxergar o cenário mais amplo, concentrando-se apenas nas vendas instantâneas.

As festas de fim de ano são um ótimo momento para receber e atrair novos leads e convertê-los, e por isso é importante garantir que sua campanha de e-mail marketing esteja configurada corretamente para aproveitar essa oportunidade.

 

Com que frequência devo enviar e-mails para o meu público?

Depende do perfil dos seus contatos de e-mail. Se seus contatos estiverem envolvidos ativamente com seus e-mails, você poderá enviar dois por semana. Dito isso, idealmente, você deve enviar o segundo e-mail apenas para aqueles que abriram o primeiro. A segmentação de seus contatos com base no comportamento deles é a melhor maneira de proteger a reputação do seu domínio e gerar vendas.

Essa “segmentação comportamental” se torna fácil quando você tem fluxos de trabalho de automação de e-mail à sua disposição. Por exemplo, digamos que você precise enviar uma série de e-mails promocionais – você pode acionar automaticamente e-mails de acompanhamento individuais para contatos que são personalizados exclusivamente com base em se eles abriram ou não o primeiro e-mail. Você só precisa configurar suas mensagens e definir o horário de envio, e pode usar um aplicativo que permite fazer isso facilmente.

 

Qual é o melhor dia e hora para enviar e-mails?

A etapa fundamental é garantir que seus contatos estejam em condições de abrir os e-mails. Simplificando, seus e-mails devem chegar à caixa de entrada deles quando estiverem acordados. Portanto, lance suas campanhas durante o dia. Com sexta-feira sendo o penúltimo dia da semana – quando muitas pessoas fazem um “check-out” mentalmente – e segunda-feira sendo o dia imediato após o fim de semana – onde as pessoas podem ou não ter feito o “check-in” mental novamente -, terça, quarta e quinta-feira são geralmente considerados os melhores dias para envio. Agora vem a próxima pergunta: como faço para aumentar minhas taxas de abertura? Esse desafio é enfrentado quando você agenda suas campanhas de e-mail de acordo com o fuso horário dos destinatários ou o horário de abertura ideal – que é um horário médio calculado com base em seus tempos de abertura anteriores.

 

Como devo criar meus e-mails para o período de festas?

A época de festas oferece uma grande chance de experimentar no design. Você pode criar boletins coloridos e atraentes que melhoram o clima festivo de seus destinatários. Lembre-se de usar cores que combinem com o logotipo da sua marca, e evite usar predominantemente apenas uma cor. Você pode até adicionar GIFs aos seus modelos de e-mail de festas para tornar as coisas mais interessantes.

Além disso, não inclua muito texto no seu e-mail. O uso adequado do espaço em branco melhora sua legibilidade.

Depois que a parte do design terminar, verifique seus e-mails. Ferramentas de teste de e-mail ajudam a ver como seus e-mails são processados ​​em plataformas e dispositivos, para que você possa fazer os ajustes necessários.

 

Como aumento minhas taxas de abertura por meio de linhas de assunto?

Primeiramente, verifique se as linhas de assunto são realmente relevantes para a finalidade da campanha de e-mail marketing. Manter o texto entre 21 e 30 caracteres é outra opção que você deve escolher. Além disso, adicionar um pré-cabeçalho dará a seus leitores uma indicação clara do que esperar dentro do seu e-mail. Considerando que é a temporada de festas, você também pode brincar com diferentes emojis em suas linhas de assunto para dar uma sensação divertida e festiva. Por exemplo, você pode adicionar um emoji de Papai Noel ou uma árvore decorada para as promoções de Natal.

Confira um seminário* online sobre este tema AQUI.

*Seminário em inglês.

Fabiana Lansner

Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Zoho para o Brasil.

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