Terça-feira, 29 de outubro de 2019
As vendas no período de festas são um grande exemplo do que chamamos de ‘efeito-dominó’. Como as pessoas tendem a comprar muito nesta época do ano, as empresas costumam criar ofertas especiais dando-lhes mais motivos para comprar. No entanto, muitas dessas empresas não conseguem enxergar o cenário mais amplo, concentrando-se apenas nas vendas instantâneas.
As festas de fim de ano são um ótimo momento para receber e atrair novos leads e convertê-los, e por isso é importante garantir que sua campanha de e-mail marketing esteja configurada corretamente para aproveitar essa oportunidade.
Depende do perfil dos seus contatos de e-mail. Se seus contatos estiverem envolvidos ativamente com seus e-mails, você poderá enviar dois por semana. Dito isso, idealmente, você deve enviar o segundo e-mail apenas para aqueles que abriram o primeiro. A segmentação de seus contatos com base no comportamento deles é a melhor maneira de proteger a reputação do seu domínio e gerar vendas.
Essa “segmentação comportamental” se torna fácil quando você tem fluxos de trabalho de automação de e-mail à sua disposição. Por exemplo, digamos que você precise enviar uma série de e-mails promocionais – você pode acionar automaticamente e-mails de acompanhamento individuais para contatos que são personalizados exclusivamente com base em se eles abriram ou não o primeiro e-mail. Você só precisa configurar suas mensagens e definir o horário de envio, e pode usar um aplicativo que permite fazer isso facilmente.
A etapa fundamental é garantir que seus contatos estejam em condições de abrir os e-mails. Simplificando, seus e-mails devem chegar à caixa de entrada deles quando estiverem acordados. Portanto, lance suas campanhas durante o dia. Com sexta-feira sendo o penúltimo dia da semana – quando muitas pessoas fazem um “check-out” mentalmente – e segunda-feira sendo o dia imediato após o fim de semana – onde as pessoas podem ou não ter feito o “check-in” mental novamente -, terça, quarta e quinta-feira são geralmente considerados os melhores dias para envio. Agora vem a próxima pergunta: como faço para aumentar minhas taxas de abertura? Esse desafio é enfrentado quando você agenda suas campanhas de e-mail de acordo com o fuso horário dos destinatários ou o horário de abertura ideal – que é um horário médio calculado com base em seus tempos de abertura anteriores.
A época de festas oferece uma grande chance de experimentar no design. Você pode criar boletins coloridos e atraentes que melhoram o clima festivo de seus destinatários. Lembre-se de usar cores que combinem com o logotipo da sua marca, e evite usar predominantemente apenas uma cor. Você pode até adicionar GIFs aos seus modelos de e-mail de festas para tornar as coisas mais interessantes.
Além disso, não inclua muito texto no seu e-mail. O uso adequado do espaço em branco melhora sua legibilidade.
Depois que a parte do design terminar, verifique seus e-mails. Ferramentas de teste de e-mail ajudam a ver como seus e-mails são processados em plataformas e dispositivos, para que você possa fazer os ajustes necessários.
Primeiramente, verifique se as linhas de assunto são realmente relevantes para a finalidade da campanha de e-mail marketing. Manter o texto entre 21 e 30 caracteres é outra opção que você deve escolher. Além disso, adicionar um pré-cabeçalho dará a seus leitores uma indicação clara do que esperar dentro do seu e-mail. Considerando que é a temporada de festas, você também pode brincar com diferentes emojis em suas linhas de assunto para dar uma sensação divertida e festiva. Por exemplo, você pode adicionar um emoji de Papai Noel ou uma árvore decorada para as promoções de Natal.
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*Seminário em inglês.
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