Terça-feira, 03 de julho de 2018
Mais de 60 startups passaram pelo programa de incentivo da Locaweb. Acompanhando a evolução de cada uma delas nos últimos quatro anos, pude extrair cinco lições que quanto antes são absorvidas, mais eficaz se torna esse tipo de empreendimento.
Claro que temos diversos exemplos de startups que não deram certo, mas o sucesso ou fracasso não está ligado somente à concepção da ideia, e sim ao valor que ela traz.
Eu poderia citar exemplos conhecidos como Nubank, Netflix, Spotify e outras que a princípio pareciam propor ideias absurdas, mas vou comentar sobre uma startup que propôs uma grande mudança em um procedimento simples.
A ideia da ColOff era facilitar a coleta de fezes e urina de pacientes em hospitais e laboratórios. A ideia surgiu do casal Carolina Fagundes e Eliézer Machado após um drama familiar. A mãe de Carolina havia sido diagnosticada com câncer colorretal. Este câncer exigia a coleta regular para exames, mas os potinhos disponibilizados pelos laboratórios não facilitavam o trabalho.
Seis meses após a morte de sua mãe, Carolina patenteou o produto ColOff, que já era utilizado em alguns laboratórios do país e pouco tempo depois fornecia os coletores para o Hospital Israelita Albert Einstein.
Na primeira etapa da startup, a ideação, deve se fazer todo tipo de pesquisa, dando embasamento para o projeto. Lembre-se que nenhum investidor, por mais anjo que seja, fará um investimento sem ter fortes indícios de que a ideia pode ser lucrativa.
Hoje, com poucos reais, é possível atingir uma base qualificada para pesquisa, seja no Facebook, Instagram ou Linkedin.
Separe um tempo para definir a ordem da apresentação dos dados da sua startup. Isso inclui cores, fontes, imagens, disposição das informações, etc. O último passo é montar a apresentação. Tenha em mente que o media kit é o primeiro contato que o investidor tem com a sua startup, ainda mais quando o contato é feito por e-mail ou por conferência.
O media kit precisa transmitir em poucos slides o que você apresentaria no seu pitch.
Esse é o ponto mais importante na busca de um investimento. O pitch nada mais é que a apresentação da sua ideia em um tempo curto, geralmente de 2 a 3 minutos. Anote algumas informações cruciais para conseguir chamar atenção:
Vale conferir os materiais da organização Anjos do Brasil. Eles têm dicas completas sobre o assunto.
Nenhum dos pontos anteriores estariam em pleno funcionamento sem esta lição. Em qualquer parte da vida, o networking é importante; mais ainda quando falamos dos primeiros passos de uma startup. Uma rede bem formada pode garantir investimentos iniciais fora dos circuitos de anjos ou mesmo parcerias vitais para a tração do seu negócio.
Participe o máximo possível de encontros de negócios, eventos em aceleradoras e espaços de coworking como o Cubo, também conhecido como o Campus do Google; programas de aceleração da Endeavor e, claro, os eventos da Digitalks. Isso vai ajudar a aumentar a lista de contatos.
Tem uma ideia guardada na gaveta e está na dúvida de seguir com ela? Coloque em prática essas cinco lições e vá em frente.
Até a próxima!
estuda Processos Gerenciais pela Anhembi Morumbi e atua como product owner da Locaweb Pro, com foco em agências digitais e desenvolvedores. Gosta de escrever à mão e passar pro digital depois. Geek por natureza e ligado a tudo que é novidade.
Comentários