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5 dicas para PME`s investirem em Marketing Digital

A publicidade online é uma realidade e você precisa estar onde estão seus consumidores, ou seja, conectado com sua marca. Os recursos voltados para a publicidade migram há tempos dos canais tradicionais para a internet, e devem ser trabalhados juntos, de forma complementar. Na web, a mensagem pode ser melhor direcionada e customizada para o público – alvo da marca, segmentando e encontrando o público ideal para o seu produto, gerando alto retorno sobre investimento e não se tornando um spam para um cliente não potencial, mas que pode falar negativamente sobre sua marca. As opções de investimento no meio online diversificaram-se muito nos últimos anos, respondendo às necessidades apontadas pelas marcas.

Existem diversas frentes de atuação possíveis para o investimento da verba disponível, mas algumas questões precisam estar claras no momento do planejamento do plano de mídia. Há cinco dicas básica que costumam dar certo para que a campanha seja mais assertiva, principalmente para as empresas menores que, às vezes não estão com isso tão estruturado. Porém, algumas são tão obvias que, muitas vezes, nos esquecemos delas no dia a dia, e isso acontece também até empresas maiores, então vale relembrar.

Confira dicas para otimizar seu budget e não desperdiçar recursos:

 

1 – O que eu quero?

Embasado em um bom e estratégico plano de marketing obedecendo a conceitos amplamente difundidos (análise de mercado, pesquisa, 4 P’s, etc), é importante, antes de tudo, definir os objetivos claros de cada campanha. O que de fato você quer comunicar?  Qual é o seu principal objetivo: posicionar a marca no seu segmento? Vender mais? Ou ambas as coisas? Perguntas simples como essas precisam estar totalmente respondidas antes de qualquer projeto.

 

2 – Cruze informações

Investigue os principais pilares do digital e busque o máximo de informação possível. Há sempre um grande volume de dados que influenciam a tomada de decisão. É importante ter todas as informações compiladas. Analise as opções entre as diferentes plataformas, como social, e-commerce, mídia que veicula somente em aplicativos, vídeos, além de buscadores, portais de conteúdo, canais verticais, entre outros. São muitas opções, todas com sua devida importância. Entenda os principais players de cada plataforma e acione os parceiros mais estratégicos. Eleja poucos e se apoie neles: hoje muitos publishers, veículos e empresas de tecnologia possuem pessoas dedicadas a atenderem as PME`s da melhor forma possível.

 

3  -Indicadores- Chave

Defina KPI’s (“Indicadores-chave” de desempenho, do inglês Key Performance Indicator) e faça isso de acordo com os objetivos traçados. Como você de fato pretende medir sua campanha? Esse caminho deve ser percorrido sempre em conjunto com os veículos e agências, antes da campanha, iniciar e não no meio do processo, ou ainda pior, quando a campanha está chegando ao fim.

 

4 – Avaliando os resultados

Mensure e avalie, sempre. Mas tome cuidado em como irá utilizará, no dia a dia do seu negócio, o volume de dados que receberá. Às vezes, menos é mais, essa dica se aplica muito bem neste caso (que talvez não tenha ninguém dedicado para avaliar as informações). Mesmo que você não domine conceitos e terminologias, não deixe de buscar um real entendimento dos milhares de siglas (normalmente em inglês) que aparecem nesse tipo de relatório. Bons veículos estão aptos a prestar quase que uma consultoria, e avaliação da sua campanha será muito mais completa.

 

5 – Planejar e inovar

Fuja do óbvio e não tenha preguiça de planejar! Inove, abuse da criatividade e não tenha medo de correr riscos. Nem sempre o mais tradicional e lógico é o que irá trazer o melhor resultado. Faça avaliações, testes, análise de mercado e perceba que, em alguns casos, vale apostar para em algo novo para colher frutos lá na frente.

Alexandra Mendonça

é gerente do MercadoLivre Publicidade. Com 11 anos de mercado, atuou na Editora Abril como gerente de Publicidade Digital e foi responsável pelo desenvolvimento da estratégia de publicidade geral da marca Veja para as agências digitais. Alexandra também atuou no Grupo RBS, no setor de negócios e marketing. Formada em Comunicação Social pela UFRGS, tem especialização em Marketing pela ESPM e no Modulo Internacional em Gestão de Negócios pela EADA (Escuela de Alta Dirección y Administración de Barcelona).

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