Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Atualmente, entre os empresários ou responsáveis pela área de marketing das empresas, uma das principais dúvidas a respeito de investimento em marketing digital é: como usar o Instagram em prol do meu negócio?
A dificuldade começa pelo simples motivo de que, teoricamente, para se criar uma conta na rede social Instagram é preciso tê-lo instalado em um smartphone.
Esse problema é levantado principalmente em corporações que não têm intenção de contar com uma pessoa física vinculada a ações de branding da empresa. Assim, caso o Instagram seja usado pelo responsável do marketing ou por um representante da empresa nas mídias sociais, o problema não existe, pois normalmente se tem um smartphone somente para isso.
Para esclarecer essa dúvida e ajudar os nossos colegas, neste artigo ensinarei a:
Geralmente, na tentativa de atrair novos clientes por meio do marketing digital, a primeira ação das empresas é criar uma página no Facebook. (Claro, pois praticamente 50% da população brasileira acessam o Facebook, que é a maior rede social do mundo.)
Com o objetivo de atrair clientes e de se relacionar com o seu público-alvo, as empresas criam páginas (fan pages) para demonstrar todas as características do seu produto ou serviço.
Para aumentar o engajamento e a visibilidade na hora de promover os seus posts, o Instagram é uma ótima ferramenta, tendo em vista que, ainda existem poucos ramos de atividade com uma atuação atrativa no Instagram – o que, para alguns negócios, é excelente.
Bom, vamos à prática!
Acesse a sua conta do Facebook que contém o administrador da página. Depois, acesse a sua página do Facebook no modo de Gerenciamento de Página:
Clique no botão Configurações, no lado superior direito da sua tela.
Depois de clicar nele, você entrará na página que contempla todas as configurações da sua fan page. Agora, vá até o menu e clique em Anúncios de Instagram.
Depois de clicar, você entrará na tela abaixo, para vincular a sua conta. Clique em Adicionar uma conta.
Caso você já tenha uma conta, basta clicar em Adicionar uma conta existente; depois, você pode acompanhar esse mesmo artigo, que lhe dará o restante das instruções. Mas, agora, vamos criar uma nova conta clicando em Criar uma nova conta.
Insira o nome de usuário que você deseja usar, que será o nome da sua conta no Instagram. Depois, insira o seu e-mail e telefone celular (o aplicativo só criará a conta se houver um número de celular vinculado). Agora, é só clicar em confirmar.
Pronto: a sua conta está criada e vinculada à sua página do Facebook!
O próximo passo é editar as informações do seu Instagram. Você receberá um e-mail para realizar a inserção de uma senha de acesso para a sua nova conta. Veja o e-mail abaixo:
Clique em Set Password e preencha os campos de senha na página:
Após inserir a senha da sua preferência, clique em Redefinir senha e pronto: agora você tem uma conta no Instagram para a sua empresa!
Legal; agora a sua empresa tem uma conta no Instagram que já está vinculada à sua página de Facebook. Porém, ela ainda não está dentro do seu gerenciador de anúncios, que chamamos de Facebook Ads.
Indicamos vincular a sua conta para que, na promoção de posts, a sua conta de Instagram seja vista para os anúncios que são divulgados na rede. Como as duas empresas pertencem ao mesmo grupo, o gerenciador de anúncios é o mesmo!
Agora vamos vincular essa conta em nossos anúncios?
Comece abrindo um anúncio já criado ou um novo anúncio. Crie normalmente as campanhas e conjunto de anúncios. No momento de inserir o criativo ou selecionar a imagem da sua página, você tem um botão Adicionar Instagram. Acompanhe:
Clique nesse botão e entre no gerenciador da sua conta no Facebook for bussines:
Agora, clique em Reivindicar nova conta do Instagram e acesse esta página:
Na sequência, insira nome e senha e clique em avançar:
Selecione a conta de anúncios na qual você quer vincular a sua conta de Instagram e clique em Next:
Pronto: a sua conta já está vinculada, mas não será adicionada automaticamente nos anúncios. Agora, na criação de um novo anúncio ou num anúncio antigo, insira a sua conta no botão de select indicado abaixo:
Agora sim: você tem uma nova conta no Instagram que já está vinculada aos seus anúncios de Facebook!
Desta forma, você aumenta o alcance das suas campanhas no Facebook usando a rede Instagram. Assim, o usuário escolhe em qual rede ele quer te seguir ou interagir com a sua marca. Na minha visão, o fato de o usuário escolher onde ele quer se relacionar aumentará consideravelmente o retorno do seu investimento.
é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.
Comentários