Notícias

Como conseguir mais visibilidade no Instagram

Por *Conrado Carneiro Bicalho para o E-commerce News

 

Provavelmente você já ouviu falar de um aplicativo chamado Instagram. É difícil encontrar alguém que não o conheça. Transformou-se na rede social com maior engajamento do mundo e conseguir seguidores no Instagram tem se tornado um desafio diário.

No entanto, o Instagram tem se tornado uma poderosa ferramenta de marketing para empresas anunciarem seus produtos e serviços. Agências de publicidade de todo o mundo estão empenhadas para descobrir formas de como tirar proveito dessa corrida do ouro. Levantamos a seguinte questão:

 

O que é preciso fazer para fortalecer uma marca e aumentar as vendas?

A resposta é: ter muitos seguidores no Instagram!

É a principal métrica, que basicamente mede quão popular seu perfil é. Para as empresas, define quantas pessoas irão visualizar as imagens postadas. Os seguidores são, como filhotes de um cachorro de boa raça; quanto mais você tem, melhor você é.

A grande questão é: como obter mais seguidores no Instagram? Como fazer seu produto ou serviço ficar conhecido? Como ter uma marca forte com presença na rede social, para ser reconhecida e desejada?

Bom, nós encontramos um bom método de fazer exatamente isso!

O retorno que você recebe no Instagram e o engajamento do público, é significativamente mais interessante que qualquer outro canal de mídia social.

Por esse motivo, temos notado que a taxa de conversão está visivelmente maior no Instagram. Os seguidores estão realmente interessados no que compartilhamos e consomem todas as informações postadas.

Bom, chega de conversa, mãos a obra! Aqui estão as maiores lições que aprendemos:

 

1 – Produza conteúdo relevante

O primeiro passo para obter mais seguidores no Instagram é produzir o conteúdo certo. Pode parecer óbvio, mas constantemente vemos essa regra sendo ignorada. Pesquise sobre o que seus clientes gostam de ver no Instagram e quais temas eles têm mais interesse. Produza imagens bonitas e direcionadas ao tema.

Um ótima maneira de descobrir o que seus clientes gostam é analisar as postagens que seus concorrentes têm feito. Veja quais postagens geram mais engajamento, quais tem mais curtidas. Existem vários tipos de imagens que funcionam bem para a maioria dos casos.

Embora, as postagens com maior taxa de aceitação são imagens com citações inspiradoras ou humorísticas, fotografias de alimentos e lugares paradisíacos, são sucesso em geral.

Se você está divulgando produtos que já são visualmente atraentes, fotos deles não são uma má ideia! No entanto, devem ser utilizadas com parcimônia.

Usar uma rede social para falar apenas sobre você ou um produto, é igual uma pessoa que só fala das próprias qualidades em uma festa ou churrasco, depois de um tempo fica cansativo e nada interessante.

Ou seja, se você criar uma rotina de falar apenas dos seus produtos, rapidamente seus seguidores irão se cansar do conteúdo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, devemos evitar postar muitas fotos seguidas em um curto espaço de tempo. “Flodar”, como é chamado o ato de fazer muitas postagens seguidas, pode distanciar seus clientes, ao invés de aproximá-los.

Se você é uma pessoa famosa, seus seguidores estão dispostos a saberem tudo sobre você. Que horas sai, com qual roupa vai, onde, com quem, e postar varias vezes sobre isso é interessante. Porém, se você está apenas divulgando seus produtos, isso pode ser exaustivo.

Mesmo se você tem uma grife, e quer mostrar a nova coleção, isso deve ser feito com bastante cautela. Lembre-se, seu perfil do Instagram não é um catálogo de moda! Faça poucas postagens por dia e se for preciso divulgar muitas peças, crie montagens explorando visualmente o máximo da coleção.

Outro ponto importante que deve evitado: oversharing.

Oversharing ocorre quando o conteúdo das postagens não seguem uma linha de raciocínio, não abordam o mesmo tema. Dessa forma, seu perfil perde engajamento, pois confunde os visitantes e não gera um público consistente.

No Instagram, engajamento vale ouro e você precisa encontrar formas de provocar seus seguidores a interagirem com as postagens. Encontre imagens que despertem emoção, perguntas que instigam pensamentos ou ações que provoquem a participação dos usuários.

Criar gatilhos sociais é essencial para que seus seguidores marquem outras pessoas, dessa forma você pode adquirir mais seguidores no Instagram de forma orgânica.

Veja a imagem a baixo. Sempre que postada ela gera uma participação muito grande dos seguidores no Instagram. Todos ficam curiosos para saber o que irá acontecer ao seguir a orientação da legenda: “Toque duas vezes na foto e se surpreenda!”

 

2 – Faça postagens regularmente

Dedique-se a postar com frequência, isso é fundamental para conseguir mais seguidores no Instagram e que eles lembrem-se de você. Estatisticamente uma pessoa tem que ver sua marca 7 vezes para se lembrar dela de forma espontânea.

Quem não é visto não é lembrado.

Postar com frequência não significa postar com demasia. Excesso de posts pode sobrecarregar a timeline do seus seguidores e proporcionar uma onda de unfollow.

Conquistar seguidores é difícil, mas perdê-los é muito fácil! Pense como semear. Você não deve usar todas suas sementes de uma só vez, no mesmo buraco. É preciso ter intervalos de no mínimo 3 horas entre uma postagem e outra.

Felizmente, graças a algumas soluções tecnológicas é possível agendar todas as postagens que serão feitas ao longo da semana em seu perfil.

 

3 – Crie uma boa biografia no Perfil

No Instagram, sua biografia é o cartão de visitas. Ter uma biografia bem organizada e com as principais informações do seu produto ou serviço é fundamental. São essas informações que serão capazes de converter os visitantes em seguidores.

Imagine que dezenas de usuários visitem seu perfil por dia. Ao acessá-lo, o visitante leva milésimos de segundos para decidir se o conteúdo do perfil interessa a ele ou não. É preciso ajudar o visitante nessa decisão! Ter um perfil bem apresentado é fundamental para conseguir mais seguidores no Instagram, para isso, atente-se para os seguintes itens:

Imagem do avatar: Deve chamar atenção do usuário. Recomendamos utilizar o logo reduzido da empresa, com cores chamativas de fundo e que seja de fácil leitura.

Nome do perfil: Ao contrário do que muitos pensam, o nome do perfil não precisa ser necessariamente o mesmo nome do usuário. As vezes a melhor opção é colocar uma frase de efeito, ou o principal produto anunciado. Isso irá ajudar na indexação da pesquisa do Instagram, que leva em consideração o usuário e o nome do perfil.

Exemplo o perfil da Nike por exemplo ficaria assim:

Usuário: @nike

Nome: Just Do It ou algo mais simples, como “Materiais esportivos”

Biografia: Colocar os itens em tópicos curtos é essencial para facilitar a leitura. Outro recurso interessante é colocar ícones na frente de cada tópico para ilustrar. Você pode utilizar 150 caracteres. Um CallToAction no final é sempre bem vindo.

Link

Atenção: o único lugar no aplicativo que será possível acessar um link é no perfil. Aproveite essa oportunidade! Nunca deixe seu perfil sem um link e utilize de forma inteligente.

 

Entrar em Contato (Instagram Empresa)

Novo recurso do Instagram, destinado a empresas. Um botão para entrar em contato é exibido, possibilitando aos seguidores mandarem um e-mail, ligarem e até traçarem a rota até a empresa.

 

4 – Use Hashtags

Hashtags (palavras-chave, precedidas de #), pode parecer algo que apenas adolescentes irritantes usam, mas na prática não é bem assim. É a maneira mais fácil dos usuários encontrarem postagens relacionados ao conteúdo que estão interessados.

Colocar hashtags nas postagens possibilita que pessoas desconhecidas possam encontrar seus posts, baseado no conteúdo que estão buscando. Você deve escolher hashtags relacionadas com o conteúdo da postagem, ou em alguns casos, relacionado com o público que deseja atrair.

Identificar as hashtags mais relevantes é um processo simples, porém trabalhoso. Utilize a “pesquisa por Tags” do Instagram. Você pode pesquisar por palavras que julga relacionada ao público e analisar os resultados obtidos. Dê preferência para palavras que possuem mais fotos, isso significa que são hashtags mais fortes.

 

 

 

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags, o uso excessivo polui a postagem e da uma má impressão. Recomendamos o uso de 10 a 15 palavras chaves no máximo, para atrair mais seguidores no Instagram. Procure alterar entre as opções de hashtags disponíveis.

Outra dica importante é colocar as hashtags escolhidas no primeiro comentário do post, ao invés de coloca-las junto com a descrição da foto. Agindo dessa forma você deixa a descrição da foto completamente limpa e as hashtags serão indexadas mesmo assim. Outra vantagem, após o terceiro comentário na foto, as hashtags ficarão ocultas.

 

5 – Convide seu público a interagir

Ter um bom CTA (Call To Action) em cada foto é fundamental para aumentar o engajamento. Em cada nova postagem convide seu público a interagir, faça perguntas! Questione seus seguidores sobre assuntos relevantes!

Você pode utilizar o CTA como forma de lembrar seus seguidores que eles não devem apenas visualizar o conteúdo, mas que podem interagir com curtidas e comentários nas postagens.

Crie uma proximidade com seu público. Procure utilizar o vocabulário mais adequado a esse ambiente que você quer criar.

Alguns exemplos de CTA’s muito utilizados são:

“Marque seu amigo que já fez isso..”

“Marque sua amiga que te lembra essa situação..”

“Toque duas vezes na imagem se concorda…”

“Comente quantas vezes você já fez isso…”

“Curta a foto se você também gosta disso!”

 

Sempre dê aos seus seguidores uma ação a ser realizada! Isso ajuda, de forma orgânica a se conseguir seguidores no Instagram.

Outra abordagem interessante é fazer perguntas aos seguidores. Questione-os sobre temas relacionados ao seu produto ou serviço. Procure entender quem são as pessoas que acompanham suas postagens e como o seu produto poderá ser útil a eles.

 

 

6 – Siga os outros

Uma das armas do marketing de conteúdo é copiar comportamentos que deram certo. Se tratando de Instagram isso não é diferente! Utilizando-se das ferramentas certas, podemos replicar o sucesso que outros perfis tem apresentado. Utilizando-se dos recursos do Instamax, por exemplo, você pode interagir com um grupo de pessoas segmentado, dessa forma o objetivo é atrair apenas o público que tem interesse em seus produtos ou serviços, baseando-se em quem eles seguem no Instagram.

Funciona assim, se um determinado perfil segue perfis que abordam temas de Esporte Radicais, provavelmente esse usuário se interessa por esse assunto! Pensando assim, você pode cadastrar no painel do Instamax, todos os perfis que julga serem do mesmo segmento que você, ou que lidam com um público semelhante ao que você quer atrair.

Com esses perfis devidamente identificados e cadastrados, o Instamax irá interagir com os seguidores desses perfis, atraindo esse público a visitarem seu perfil e visualizarem as suas postagens!

Feito isso, ter postagens atraentes e diárias é fundamental para o sucesso da ferramenta!

Outra possibilidade disponível no Instamax, é a utilização de hashtags. Você pode cadastrar diversas palavras-chaves que julga relacionada ao seu público e o sistema irá interagir com todas as fotos postadas.

 

Exemplo:

Você vai comercializar camisas de time de Futebol, Atlético e Cruzeiro por exemplo. Você pode cadastrar no sistema diversas palavras relacionadas a esse tema, como #galo #galoNaVeia #caiuNoHorto #Cruzeiro #zero #tocaDaRaposa. Diante disso, o sistema irá curtir todas as fotos postadas que utilizam essas palavras.
Agora imagine, você vai ao campo de futebol com sua família, tira uma foto e posta com a hashtag #galo.

Voltando do jogo, você acessa seu Instagram e fica curioso para saber quem curtiu a foto. Qual seria a surpresa quando ver que uma loja que vende camisas do seu time, interagiu com a foto. A principal reação é entrar no perfil para ver do que se trata. Pronto, fisgamos o seguidor, agora só depende de você.

Além de cadastrar perfis e hashtags, é possível também cadastrar Localizações e o funcionamento é similar.

 

7 – Parcerias, troca de publicidade e muito networking!

Essas pequenas atitudes podem fazer maravilhas, principalmente no ambiente virtual. Existem perfis dos mais variados assuntos que vivem de parceria, troca de publicidades! Com um pouco de pesquisa você irá encontrar alguns perfis dispostos a divulgar o seu produto ou serviço, basta decidir qual será a moeda de troca.

Outros perfis, podem anunciar seu produto de graça, basta enviar uma amostra grátis! São soluções que dependendo do público que quer atingir pode surtir muito efeito, gastando pouco.

O Instagram é a rede social que mais tem crescido nos últimos anos! A vantagem é que a visibilidade criada também tem acompanhado esse crescimento. Com a inserção de publicidade patrocinada a tendência é que essa visibilidade fique cada vez mais restrita e obter seguidores organicamente seja um desafio. Aproveite essas dicas e garanta uma base de usuários grande enquanto ainda é possível!

 

Artigo escrito por *Conrado Carneiro Bicalho – diretor de negócios – e publicado no E-commerce News

 

Comentários

PUBLICIDADE