Segundo a Ancine, a indústria audiovisual é a 5ª atividade econômica mais relevante do Brasil, estando à frente de setores como o farmacêutico, têxtil e de equipamentos eletrônicos. Ou seja, é um segmento fundamental para o País e merece uma atenção redobrada sobre tudo o que se refere às suas transformações e tendências. Este é…
O podcast se tornou um dos formatos de informação e entretenimento mais populares nesse último ano, com uma ampliação do alcance e maior diversidade de assuntos e abordagens. Com base em dados globais e cases nacionais, tenho certeza que ele continuará a desfrutar desse destaque nos próximos anos, por isso, quero compartilhar minha visão para…
Dada a quantidade de canais existente hoje em dia, a criação de um intro criativo do Youtube pode ser um fator determinante para o sucesso no segmento. São essas artes e ideias que diferenciam um canal, e o tornam marcante para quem deseja conquistar o espaço em meio a tanto conteúdo de sucesso. Por isso,…
A Socios.com, plataforma especializada no desenvolvimento de fan tokens, acabou de fechar um acordo com 13 equipes da NFL, a liga de futebol americano profissional. O acordo foi selado logo após a administração da liga retirar as restrições de contratos com companhias de blockchain. Com isso, os organizadores da competição decidiram autorizar “relacionamentos promocionais sem…
Discovery é uma das práticas mais estratégicas que empresas focadas em produtos digitais estão adotando. Os times de Marketing, Produto e Desenvolvimento se debruçam cada vez mais nessa metodologia para entender as necessidades de seus usuários, disponibilizando soluções realmente valiosas. Por outro lado, há quem ainda acredite que Product Discovery é algo dispensável. “Por que…
O cargo de Product Manager tem se tornado, ao longo dos últimos anos, um dos mais promissores no mercado de tecnologia. Essa não é exatamente uma novidade, já que a pandemia de covid-19 acabou impulsionando a digitalização das empresas e acelerando um processo de 5 anos em 1. No entanto, um dos dados que mais…
Confira, ainda, mais 7 dicas para um crescimento sustentável Os smartphones chegaram, evoluíram e, cada vez mais, buscam facilitar a vida das pessoas. Afinal de contas, diante de tantas aplicações disponíveis, não é mais preciso, por exemplo, pegar uma fila enorme em um banco para realizar pagamentos, ou até mesmo se dirigir a um…
O ano de 2020 ficará marcado como o maior em transformação digital para o mundo dos negócios. As empresas estão reestruturando seus processos e absorvendo a cultura digital para manter a produtividade e a eficiência dos processos operacionais e assim garantir a continuidade de suas atividades. Para isso, buscam plataformas digitais de produtividade que forneçam…
Este texto é baseado na minha palestra no Growth Camp, que rolou agora no final de Outubro de 2020. Neste painel, que abriu o evento, o foco foi Product Marketing (área que está ganhando cada vez mais importância dentro das empresas, e que fizemos questão de criar uma aula sobre o tema no nosso curso…
Quando a PM3 completou dois anos de existência no mês de março de 2020, planejamos fazer um raio–x da área de Gerenciamento de Produto Digital no Brasil, com a finalidade de entender onde estamos, seu grau de maturidade e para onde vamos. Eis que surge o Panorama do Mercado de Product Management no Brasil 2020….