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Por que as estratégias de marketing falham quando não se preocupam com a segurança

Temos um objetivo claro definido. Definimos estratégias para alcançá-lo. Ações diversas também são definidas. Prazos são determinados. Os resultados começam a aparecer.

O enredo é perfeito, exceto, se algo falhar no meio do caminho e comprometer a estratégia. O que nos deixaria mais distante do objetivo.

Segurança nem sempre é levada em consideração. Assim como backup não é. Até que algo inesperado acontece, então olhamos para o lado e nos questionamos por quê não nos preocupamos com isso antes.

Estratégias de marketing podem falhar por uma série de motivos, mas o quesito segurança nunca é uma hipótese considerada pelos profissionais de marketing.

 

Estratégias de marketing podem falhar quando não há segurança

Seu projeto digital pode estar em uso por pessoas mal intencionadas. Se suas motivações são claras, alcançar seu objetivo, as das pessoas mal intencionadas, idem.

sites realizando ações de black hat SEO sem o consentimento do gestor. Há códigos maliciosos sendo exibidos somente para usuários com acesso, através de dispositivos móveis. Há SPAM sendo disparado através do seu servidor, queimando sua reputação. Há imagens pornográficas sendo hospedadas em seu território. E por aí vai.

A lista é grande de situações que impactam e impedem que estratégias de marketing tenham sucesso quando elas não se preocupam com a segurança.

 

Black Hat SEO

Otimização para mecanismos de busca é extremamente importante para qualquer estratégia de marketing de médio e longo prazo.

As considerações dos robôs para definição dos seus índices de posicionamento são diversas e revisadas constantemente.

A certeza é que a aplicação de técnicas de Black Hat no SEO não compensa. A descoberta desse tipo de atitude resultará na eliminação por completo das páginas de resultados de busca.

O grande problema é quando seu site, ou blog, é infectado por códigos maliciosos para realizarem técnicas obscuras do SEO, de forma a privilegiar um terceiro.

A prática tem sido recorrente. Consideráveis posições estão sendo comprometidas e sua estratégia de otimização para mecanismos de busca tem falhado sem que você saiba. Isso pode estar acontecendo no seu domínio, sem o seu consentimento.

 

SPAM

SPAM é uma maldição, para todos os lados que você o analisa.

Como usuário, por ser algo desagradável, incômodo e petulante. As caixas de entradas de e-mails estão abarrotadas de informações relevantes e desejadas. A chegada de e-mails sem essa característica nunca é bem vista.

O servidor que realiza o disparo entra em uma lista-negra e prejudica os envios reais e bem intencionados da sua estratégia. Isso resultará na baixa entregabilidade dos e-mails, portanto, menores taxas de abertura e click das suas mensagens.

Códigos maliciosos podem ser injetados e, assim, utilizarem os recursos do seu servidor para o disparo de e-mails indesejados para listas nada convencionais de produtos e/ou serviços.

Tecnologias como Honeypot e Recaptcha ajudam a proteger o seu site contra o recebimento de SPAM e ataques por SPAMMERS.

Mas é preciso usar a segurança para blindar seu site e, assim, evitar que seu domínio seja o disparador dessa praga virtual.

 

User-agent e bots

Algumas técnicas aplicadas por invasores estão relacionadas ao direcionamento de user-agents e bots específicos.

Um exemplo claro que observo constantemente são páginas diferentes sendo exibidos para o bot do Google. Assim, você visualiza seu site normalmente, mas o buscador percebe outra página. Com conteúdo duvidoso, de terceiro, mas residindo em seu domínio.

Há ações direcionadas para dispositivos móveis ou plataformas específicas. Eles são detectados através da análise do user-agent utilizado para realizar o acesso à página.

Os motivos para isso podem ser diversos. Um deles é não alardear o gestor do site, direcionar o ataque para alvos desejados e aumentar a eficiência.

 

Pornografia

Pornografia já é um assunto desagradável para qualquer usuário que não esteja buscando por isso. Mas quando entramos na esfera infantil a questão fica repugnante. Hospedar conteúdo de pornografia infantil além de criminoso é imensamente danoso para a reputação das marcas. O público, como muita certeza, não ficará contente vendo a marca predileta hospedar esse tipo de conteúdo.

 

Como a segurança ajudará sua estratégia de marketing?

Te protegendo das ameaças diversas. Deixando seu site e/ou blog focado e lhe servindo exclusivamente para sua estratégia digital.

Segurança é um processo eficaz que precisa ser feito continuamente e não apenas uma única vez.

Como seu foco está no alcance do objetivo desejado e nas estratégias a serem executadas, a tarefa deve ser alinhada com o seu time de segurança ou com a terceirização do assunto.

 

 

Os pontos de atenção da segurança

Considerando uma instalação WordPress, por exemplo, é necessário ter devida atenção a pontos importantes para assegurar e manter segurança, contudo, a boa execução da sua estratégia de marketing.

Os pontos de atenção da segurança são os seguintes:

  • Fazer backups regulares dos arquivos e banco de dados;

  • Forçar o uso de senhas seguros e autenticação de dois fatores;

  • Manter tudo sempre atualizado: o core, os plugins, os temas, o sistema operacional, tudo;

  • Proteger o banco de dados;

  • Não utilizar depurador de códigos em produção;

  • Proteger o arquivo wp-config.php;

  • Definir as corretas de permissão de arquivos e pastas;

  • Evitar a listagem dos nomes de usuários;

  • Definir configurações diversas no servidor web para proteção contra ataques.

 

Conclusão

Sua estratégia de marketing precisa mitigar os potenciais problemas que te impeçam de alcançar seu objetivo.

Se preocupar com a segurança é seguir nessa direção, retirando as possibilidades de ataques que podem tirar o seu foco da execução das ações necessárias e do monitoramento da estratégia.

E claro, de manter a regularidade do prazo esperado.As estratégias de marketing falham quando não se preocupam com a segurança. Uma vez que seu grande ativo construído arduamente será utilizado para jogar contra sua estratégia.

Me refiro ao tráfego conquistado, a audiência engajada, a reputação perante seus usuários e os mecanismos sociais e de busca.

Há muito tempo envolvido e dinheiro investido para ser desperdiçado simplesmente porque não se atentou com a segurança do seu projeto.

 

é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.

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