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4 dicas + boas práticas de SEO para ter sucesso online

Então você tem um site ou um projeto e quer que ele seja cada vez mais acessado? A partir do momento em que você tiver a percepção de que a sua ideia é realmente boa e que as pessoas estão interessadas, é a hora de melhorar ainda mais a sua visibilidade.

No meu artigo anterior, contei sobre os gatilhos do Inbound marketing e como eles podem nortear conteúdos e materiais específicos que, aos poucos, esquentarão seus leads até gerar conversões.

Em paralelo com a estratégia de inbound, o marketing de conteúdo entra em jogo como um reforço importante: a criação de um blog com informações relevantes pode ser a chave do seu sucesso, por exemplo. Afinal, ao trabalhar bem a soma de conteúdo + relevância + SEO = tráfego, você municia seu público e cria um relacionamento saudável e direto.

Com certeza, você já sabe o que é SEO. Mas só para lembrar…

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de processos que afetam a visibilidade e o ranking orgânicos de um site. Nos EUA, por exemplo, mais de 6 milhões de empresas competem pelo primeiro lugar em mecanismos de busca, e o SEO é uma ferramenta única, que, com base em um algoritmo que muda frequentemente, define as posições de cada empresa nos buscadores.

Resumindo: é um conjunto de práticas e técnicas que visa posicionar um site em mecanismos de busca, como Bing e Google.

Mas, como eu vou definir isso se não sou um especialista em programação? Siga as 4 dicas abaixo:

 

1 – Relevância + URL amigável

Indicadores recentes provam que conteúdos de maior relevância sempre têm melhores resultados. Certifique-se de que as informações do seu blog (se você tiver um) e do seu site combinam entre si.

Além disso, utilize sempre uma URL amigável. Mas, atenção: seu endereço jamais deve estar desconfigurado ou apresentar ícones e números, como no exemplo abaixo:

www.suaempresa.com.br/index.aspx?id=645629853520

 

Para ser eficaz, ele deve conter, no máximo, 5 palavras e apresentar palavras-chave, como:

www.suaempresa.com.br/seo-sucesso

2 – Blog = conteúdo rico + diferentes mídias

Grande parte dos seus concorrentes possui um blog. Se você ainda não tem um, está na hora de criá-lo: além deles gerarem tráfico extra de inbound, aumentam rankeamento. Uma plataforma como WordPress, por exemplo, é fácil de usar e oferece uma série de plug-ins de SEO.

Antes de criar um blog é preciso responder: qual será a sua estratégia de marketing de conteúdo e quem é sua persona (para quem você está escrevendo? Qual será a linguagem? Quais formatos? Qual o tamanho do texto?)?

Além de ter claro quem é seu público, você precisa investir na produção de um conteúdo qualificado, criativo, rico e, principalmente, relevante. Aqui a relação é diretamente proporcional: quanto maior for a qualidade do seu material, maiores serão as chances de engajar e se relacionar de maneira positiva com seu público a ponto de ter resultados expressivos e aumentar seu rankeamento nos buscadores.

Para isso, você precisa diversificar os temas e, também, os formatos: tente trabalhar com vídeos, imagens, infográficos, podcasts e etc que sejam interessantes para seu leitor chegar até o final e consumir tudo que você tem para dizer.

 

Checklist pré-postagem:

Antes de publicar, verifique se a leitura do seu conteúdo está fluída. Você não pode correr o risco de o leitor achar seu texto cansativo ou as chances de ele voltar serão mínimas!

Nessa checagem, você deve considerar:

  • Título atrativo e interessante, que desperte interesse;
  • Começo, meio e fim, com uma conclusão e possível call-to-action;
  • Variações das palavras-chave no primeiro parágrafo, em um dos intertítulos e no último parágrafo do texto;
  • Meta Description e imagens com alt text;
  • Se você já publicou um conteúdo que possui relação com o atual, faça um hyperlink entre as duas postagens. Isso dá uma sequência interessante às postagens e facilita a organização das ideias para o leitor, bem como a consulta imediata de outros conteúdos relacionados que ele possa ter perdido;
  • Intertítulos: frases colocadas ao longo do post, constituindo diferentes blocos de texto que facilitam a organização, visualização e compreensão.
  • Bullet points, itálicos e negritos para destacar informações que precisem saltar aos olhos;
  • Parágrafos curtos, objetivos e bem-escritos;

 

O visual e a organização são pontos importantes?

Sim! Você pode otimizar o tamanho de imagens (PNG) e inserir vídeos curtos, além de usar apenas templates com códigos limpos e não instalar muitos plug-ins. Assim, a página fica leve e organizada.

 

Mas meu Blog precisa ser responsivo?

A adequação aos dispositivos mobile é, um dos principais fatores para um bom rankeamento, já que hoje grande parte do público acessa conteúdo online por meio destes dispositivos, como tablets e smartphones.

Diversos blogs já oferecem essa funcionalidade, sem a necessidade de programação específica. Apenas certifique-se de que a sua plataforma faz isso.

 

3 – Presença em mídias sociais

Uma presença sólida nas principais redes sociais é fundamental para ter um SEO eficaz. É importante considerar a estratégia de frequência e relevância para criar engajamento e já foi provado que “linkar” o conteúdo do seu site com suas redes sociais tem forte influência nos rankings de busca.

Para facilitar o compartilhamento do conteúdo do seu blog nas mídias, sempre mantenha este plug-in ativo e faça testes, para, por exemplo, descobrir se o melhor lugar para determinados botões é na parte superior ou inferior da página. Um conteúdo compartilhado representa relevância e engajamento, além de aprimorar seus resultados em SEO.

 

4 – Mensuração

Após ter um site funcional, com um design moderno e ter suas mídias sociais logadas, utilize o Twitter Analytics e o Google Analytics para mensurar tráfico e identificar o crescimento e perfil do seu público.

 

Espero que você consiga colocar em prática essas dicas de SEO e que o tráfego orgânico do seu site melhore cada vez mais!

é graduado em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atua como analista sênior de comunicação e marketing de produtos na Locaweb e é um entusiasta da comunicação como fonte de valor.

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