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Por que conversar com a máquina?

Jane Graziele, do Bing, fala sobre a mudança significativa na conversação em função da utilização da inteligência artificial

Imagine se as marcas pudessem criar um envolvimento com seus consumidores que não fosse apenas relevante e pessoal, mas também dentro de um ambiente onde seu valor é proativamente procurado pelo próprio indivíduo.

Houve uma época em que as tecnologias e as interações com o mundo digital mostradas em filmes e séries de ficção científica eram apenas efeitos e ilusões construídos para o entretenimento. No entanto, o que antes era fruto da magia do cinema está rapidamente se tornando realidade. Estamos na era de uma mudança significativa na conversação. Uma mudança alimentada pelo surgimento e desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e do desejo de uma interação mais intuitiva com a tecnologia; conversando naturalmente como com outras pessoas.

Uma das principais tendências que preparou o cenário para uma era de pessoas falando com seus dispositivos é o crescimento das pessoas que falam através de seus dispositivos. O eMarketer estima que 1,82 bilhão de pessoas em todo o mundo usaram aplicativos de mensagens móveis em 2017, o que equivalem a quase um quarto (24,6%) da população mundial.

Basta olhar as conversas em tempo real, como as que acontecem no Skype, onde se conecta com as pessoas que são importantes para você. Ou os aplicativos de mensagens instantâneas, como Snapchat por exemplo, com mais de 166 milhões de usuários ativos diários enviando, compartilhando e desfrutando de conteúdo.

Reunir interações e conversas intuitivas e similares aos entre humanos, todas apoiadas pela IA, é uma maneira de criar experiências mais atraentes baseadas em tecnologia, e uma forma de marcas alavancarem sua relação com cliente e estabelecer diálogos mais profundos com os consumidores.

Considere Xiaoice, um programa de chat desenvolvido pela Microsoft para o mercado chinês, como um exemplo de como as marcas podem fazer parte da conversa. Xiaoice é uma persona artificial que se envolveu com mais de 40 milhões de usuários, inserindo-se inteligentemente em conversas, apoiado por um poderoso mecanismo de busca.

Mas Xiaoice não fornece apenas informações contextuais oportunas – ela oferece empatia, personalidade e senso de humor. Em outras palavras, ela parece humana e real. Você pode apresentá-la ao seu cachorro através de uma foto, ela reconhecerá a raça e solicitará por mais informações. Ou, se você contar a ela sobre um término de relacionamento recente, ela irá perguntar como você está se sentindo. Ela se tornou familiar na China e aqueles que interagiram, sentiram uma conexão emocional, definitivamente real, com um em cada quatro usuários declarando seu amor.

Muitos desses bots também são criados com capacidades cognitivas, possibilitando à Microsoft oferecer aos desenvolvedores, as ferramentas para criar uma nova presença de marca, com capacidade de audição, articulação de palavras, entendimento e interpretação das necessidades de um usuário. Os sinais de intenção obtidos das habilidades cognitivas estão permitindo que os profissionais de marketing tornem suas marcas infinitamente mais pessoais e impactantes. Se você tem um bot fazendo parte de uma conversa, sua marca está efetivamente se engajando em tempo real e de forma personalizada com um consumidor, e pode ajudar a fornecer interações mais profundas e significativas, de novas e inesperadas formas.

Por exemplo, o chatbot do Skyscanner. Integrado ao Skype, ele permite que você adicione o Skyscanner bot ao bate-papo do Skype e interaja com o bot como se fosse outro membro do grupo. Você pode procurar voos, preços online, rotas e, finalmente, reservar via link, oferecendo aos viajantes a capacidade de compartilhar a experiência de encontrar os melhores voos.

As recomendações são comprovadamente uma das formas mais eficazes de publicidade – uma marca que se autopromove não ganhará novos clientes de maneira tão simples, mas se for recomendada por outros, no momento certo e na situação adequada, poderá ter uma fórmula para o sucesso.

É uma abordagem que ajuda a construir vínculos mais fortes do que esforços convencionais. Profissionais de marketing podem, ao agregar valor a uma interação que simule o contato humano, participar de uma conversa ou um grupo, com a receptividade esperada de um colega. É um nível de afinidade nunca alcançado antes na esfera de marketing e os ingredientes já estão disponíveis para que isso aconteça.

 

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia no marketing digital? Então, confira esses artigos:

>>Transformando o futuro do marketing com a inteligência artificial

>>Inteligência artificial: soluções mais inteligentes para os anunciantes

>>Inteligência artificial no marketing digital – chatbots e machine learning

 

é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

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