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Transformando o futuro do marketing com Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem o potencial de aprimorar a experiência humana, alcançando todos os aspectos de nossas vidas

 

Inteligência Artificial: o futuro do marketing digital.
Inteligência Artificial: o futuro do marketing digital

Na mesma velocidade que a tecnologia se desenvolve, também o faz a maneira como pessoas, organizações, produtos, experiências, serviços e marcas interagem com as novas possibilidades.

Uma das líderes que atuam no desenvolvimento desta área, a Microsoft, acredita que a Inteligência Artificial deve ser a mais acessível possível para os mais diversos tipos de consumidores e usuários. Especialmente aos profissionais de marketing. IA será uma evolução essencial para os mecanismos de busca, adicionando e revolucionando etapas importantes na jornada do consumidor, gerando insights e dados de maneira a oferecer aos consumidores, um conteúdo infinitamente mais interessante, relevante e oportuno.

Para se explorar e aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial, é necessário aliar a engenhosidade humana à tecnologia inteligente. Ter uma interface acessível aos consumidores é essencial para permitir que a IA seja plenamente aceita e usada em seu potencial máximo.

À medida que o consumo, geração e absorção de dados é feito de forma ininterrupta, os profissionais de marketing têm uma imensa oportunidade para entender as diferentes nuances de comportamento de sua audiência, impactando-a de maneira mais assertiva e direta, quase íntima, quanto às suas necessidades específicas. Ao utilizar essas ferramentas, é possível alcançar novos horizontes de engajamento, permitindo realmente compreender comportamentos, mapear padrões e entregar conteúdo relevante.

 

Inteligência Artificial na prática

Essa possibilidade de uma interface de usuário realmente efetiva aliada à personalização em escala, surgiu primeiramente por meio de assistentes pessoais digitais*. Com a Cortana da Microsoft, por exemplo, todos os consumidores podem usar a Inteligência Artificial para organizar suas vidas e afazeres. Cortana pode acessar e processar uma ampla gama de informações individuais, por isso é como se cada consumidor tivesse sua própria assistente pessoal na palma da mão. Por exemplo, ela tem capacidade para usar a precisão baseada em sua localização para lembrá-lo de comprar leite quando está passando por um supermercado; ou se você vai visitar um amigo, a melhor hora para sair de casa. As atividades diárias tornam-se muito mais produtivas e eficientes, pelo simples fato de eliminar a possibilidade de erro humano.

>> *Leia também: Assistentes digitais: a nova fronteira da comunicação

 

A Inteligência Artificial é a próxima etapa para uma economia muito pautada em aplicativos, representando uma grande variedade de oportunidades para cada setor e deve ser amplamente acessível a todos. Novas tecnologias com capacidades de IA irão se tornar exponencialmente mais rápidas e poderosas com o passar do tempo, através da capacidade de explorar os campos de visão, reconhecimento de fala, emoção e linguagem, adicionando-os de forma transparente às suas aplicações.

Eventualmente, a IA mudará a forma como os seres humanos interagem com as máquinas, atuando como uma interface onipresente e invisível, ajudando a tornar nossas vidas mais seguras, mais fáceis e mais produtivas. Usuários e marcas possuem agora a capacidade para criar experiências ainda mais significativas e criar uma concorrência saudável na indústria. Os profissionais de marketing têm o papel de moldar essa dinâmica e orientar as empresas através dessa transformação.

Aqui na Microsoft, temos avançado nas capacidades de Inteligência Artificial por 25 anos, ampliando a engenhosidade humana com tecnologia inteligente dentro de cada produto e experiência. A Inteligência Artificial se tornará primordial na maneira como as pessoas interagem com as máquinas no futuro, à medida que as plataformas e aplicações estão cada vez mais integradas. Estamos moldando o futuro do marketing com IA, e esse futuro começa agora.

é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.

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