Quarta-feira, 26 de abril de 2017
A performance do site que recebe o tráfego da sua estratégia de marketing precisa ser levada a sério. E constantemente.
Além da equipe de marketing é preciso convidar outros agentes de extrema importância para o alinhamento sobre o assunto.
Com devida atenção e trabalho integrado o impacto da performance do site em sua estratégia digital será poderosa.
A redução da taxa de bounce rate é essencial. E o tempo de carregamento das páginas vai impactar diretamente nesse índice.
Cada segundo conta a favor. Ou contra. A partir de três segundos de tempo de carregamento o índice de abandono de uma página aumenta.
Otimizar as páginas ao máximo contribuirá para uma menor taxa de abandono. Maior interação, engajamento e por conseguinte melhores resultados.
O site é desenvolvido pela equipe de desenvolvimento. Ou uma terceirizada. Ele é publicado e monitorado pela equipe de infra. Ou uma terceirizada.
Os redatores mantém a rotina de publicação e gestão de conteúdo. Uploads de imagens é constante e nem sempre otimizadas como deveriam.
A equipe de social media, SEO, SEM, Growth estarão focadas na promoção dos conteúdos e estratégia para a geração de tráfego.
Cada um desses agentes contribuem, ou nada ajudam, para a performance de sites. Cada um tem suas responsabilidades e contribuições.
A equipe de desenvolvimento precisa ter uma programação otimizada e orientada para performance. Arquivos estáticos como imagens, arquivos JavaScript e CSS precisam ser bem estruturados para não prejudicar o carregamento.
A equipe de infra precisa preparar a infraestrutura que comporte a expectativa do time de marketing e Growth. Além do preparo é preciso monitoramento e revisão de acordo com o crescimento e projeções.
A equipe de marketing como um todo precisa selecionar bem as ferramentas que o ajudarão a potencializar a estratégia. Caso contrário o site será um penduricalho de arquivos e ficará obeso.
A redação precisa ser orientada para o uso de imagens leves e ferramentas que a ajudam nessa tarefa.
Com todos esses agentes bem entrosados é garantida uma performance de sites eficiente que traga resultados efetivos para o negócio.
É preciso compreender três componentes para reconhecer a responsabilidade da plataforma. Seu núcleo, os plugins e temas.
Esses dois últimos são de responsabilidade do time de desenvolvimento. São os elementos utilizados para desenvolver o projeto em WP.
O core do WordPress, por sua vez, implementa importantes recursos e tecnologias para colaborar com a performance. Vou citar alguns essenciais:
As versões 4.6 e 4.7 do WordPress deram devida atenção ao assunto. Resource Hints é um assunto novo, moderno e diretamente ligado a performance de sites.
Para simplificar o entendimento, imagine o seguinte cenário. Arquivos estáticos (imagens, CSS, JavaScript) externos ao seu domínio estão em uso. Por exemplo web fontes do Google Fontes.
A tag HTML <link> com o atributo “rel” e os possíveis valores dns-prefetch, preconnect, prefetch ou prerender informa ao navegador de internet para carregar esses arquivos de forma diferenciada. Por exemplo realizar um pré-carregamento do arquivo.
Se você é mais técnico, ou gosta do assunto, considere a leitura dos artigos que escrevi a respeito.
Quando você envia uma imagem para a biblioteca do WordPress outros tamanhos de imagens são criados a partir da imagem enviada.
Por padrão, quatro imagens são armazenadas para cada imagem enviada. A imagem original, uma miniatura, uma média e uma grande.
Com esse processo cada tamanho de imagem será utilizado em diferentes momentos. Isso evita carregar uma imagem maior em listagens, por exemplo. O que deixaria o carregamento lento.
Por outro lado, ao ampliar uma imagem é utilizado uma maior para melhor qualidade de visualização.
O WordPress a partir da versão 4.4 foi além e introduziu o uso de imagens responsivas em sua plataforma.
A marcação HTML utilizada para exibir as imagens utilizam o atributo srcset e outros recursos do HTML 5 para melhor desempenho em dispositivos móveis diversos.
É certo que todo projeto em WordPress faz uso dos seus famosos plugins. São praticamente 50 mil a disposição. Dezenas focados em melhoria de performance.
Eu cheguei a sugerir 7 plugins para melhoria de performance no WordPress. Te convido para a leitura.
Empresas diversas que oferecem algum tipo de serviço que ajudam a melhorar a performance conseguem se integrar a plataforma através da sua extensibilidade.
Um exemplo recente foi a empresa brasileira GoCache focada em CDN de última geração. Ela disponibilizou um plugin WordPress para integrar o site a sua solução.
Ferramentas diversas podem ser utilizadas para melhorar a performance de site. Tanto para o monitoramento, insights ou aplicação efetiva de algum recurso.
Para monitoramento, o Google PageSpeed Insights é uma boa sugestão. Basta submeter uma URL para análise. Ela será pontuada de 0 a 100 em Mobile e Desktop. O ideal é o mínimo de 85 pontos.
O TinyPNG é muito útil para comprimir as imagens e manter a qualidade. Tanto sua versão web quanto o plugin WordPress ajudam os editores de conteúdo. A versão gratuita limita a compreensão de até 500 imagens por mês.
O protocolo HTTP/2 é de uma ajuda inigualável para a performance de projetos web. Considere hospedar seu site em empresas que disponibilizam essa opção, ao contrário da versão 1.1.
O uso do IPv6 também contribui. Mas sua adoção ainda está lenta. A combinação do HTTP/2 com o IPv6 é poderosa e vai te elevar para um próximo nível. Acredite.
A revolução do conteúdo mobile tem sido incrível e você precisa se preparar editorialmente. Tecnicamente também.
Há duas tecnologias que estão sendo muito difundidas e que possibilitam o carregamento instantâneo das páginas em dispositivos móveis.
O Accelerated Mobile Pages, ou AMP, e o Facebook Insights Article, ou FBIA, são responsáveis para implementar e possibilitar o carregamento extremamente rápido.
O AMP é utilizado na SERP do Google e em algumas redes sociais como LinkedIn e Twitter. É um formato aberto, open source. Páginas com o AMP implementado tem ganhado mais destaque e relevância no Google.
Artigos compartilhados no Facebook com o Insights Article implementado tem alcançado 20% mais leitura e uma taxa de abandono 70% inferior.
Mobile First é preciso ser levado a sério. Dá resultado e você como profissional de marketing precisa se inteirar mais sobre assunto.
Performance de sites é importante. O assunto precisa ser considerado em sua estratégia de digital para garantir melhores resultados.
Como mencionei é preciso envolver várias equipes. Seus diferentes skills contribuirão para o melhor alcance possível.
Um site performático rankeia melhor no Google. Agrada os usuários, eles deixam de abandonar a página e consomem mais conteúdo. Isso gera mais Page Views, mais entrega de publicidade e maior probabilidade de transforma-lo em lead.
é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.
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