Terça-feira, 20 de agosto de 2019
Qual foi a última vez que você teve uma experiência em seu cotidiano onde experimentou dedicar atenção plena à uma experiência? No dia a dia cada vez mais turbulento que enfrentamos, muitas vezes, isso é bem difícil. Tanto para questões pessoais, quanto profissionais. A técnica de mindfulness (atenção plena) propõe prestar atenção, de propósito, no momento presente, sem distrações, julgamentos e interrupções. Aplicá-la no seu dia a dia de trabalho pode trazer muitos benefícios e melhorar a sua produtividade e capacidade de foco. Engana-se quem pensa que isso é coisa somente de quem faz yoga! Todo mundo deveria praticar. No passado, pesquisas sobre atenção plena no trabalho focavam em cargos executivos e na performance cognitiva associada a esse trabalho. Quer saber mais a respeito? Continue lendo este post!
Mindfulness é a tradução da palavra Sati, que é definida como “a capacidade de se lembrar”. É quando o ser humano está consciente daquilo que se passa com o seu corpo, mente, pensamentos e emoções, isso tudo ao mesmo tempo.
Na língua portuguesa, mindfulness pode ser explicada como consciência, vigilância, foco, atenção e também é conhecida como “atenção plena”. Acredita-se que a atenção plena melhora a comunicação e o foco, além de reduzir a ansiedade e o stress. Também, dá um gás em suas habilidades cognitivas, nas leituras e nas atividades do dia a dia, o que faz de você uma pessoa melhor, mais calma e atenta. Não é ótimo?
A prática pode ser uma grande aliada dos gestores e profissionais que precisam tomar decisões importantes dia a dia. Pois, com ela treinamos qualidades de atenção ao momento presente e autocompaixão com experiências desafiadoras. Através do treinamento de mindfulness aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, também compreendemos como fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios. Desta forma, aprendemos a regular as emoções desafiadoras e a criar espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis.
A técnica possui raízes na filosofia e religião budista e é inspirada, sim, nas práticas milenares de meditação e Yoga. Mas, conforme falamos anteriormente, ela não precisa ser praticada somente pelos amantes da Yoga, pode ser benéfica para várias situações, inclusive profissionais.
O mindfulness assumiu um novo significado e prosperou quando começou a ser estudado pela psicologia ocidental, apoiado em suporte científico. As pesquisas acadêmicas sobre mindfulness começaram em 1979, na Universidade de Massachussets, Estados Unidos, comandadas pelo professor Dr. Jon Kabat-Zinn.
Ele criou um programa com o objetivo de reduzir o estresse baseado na prática. O método também foi estudado e teve prestígio na Universidade de Oxford, na Inglaterra.
O objetivo é estimular o cérebro, por meio de exercícios de respiração e concentração, a perceber os movimentos e sensações do corpo em qualquer situação.
No ambiente das organizações, por exemplo, o mindfulness é um grande aliado na redução do estresse, prevenção da síndrome de burnout e até mesmo no desenvolvimento de estratégias de liderança.
Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.
1) Tome nota das tarefas e projetos para o próximo dia
Antes de ir para casa no final do dia, experimente anotar o que você precisa fazer no dia seguinte, quais são as pendências, o que conseguiu e não conseguiu resolver naquele dia. Tente organizar suas tarefas por esses três critérios: prioridade, nível de foco necessário e quanto tempo cada tarefa levará.
2) Inicie o dia meditando
Às vezes quando chegamos no trabalho, nossa cabeça está em outro lugar…quem nunca não é mesmo? Iniciar o dia meditando pode te ajudar a se concentrar e estar presente por completo em cada lugar. Faça 10 minutos de meditação mindfulness pela manhã, isso pode ajudá-lo a recuperar o foco e a calma. Que tal fazer uma lista e músicas relaxantes para ouvir no início do seu dia? Encontre uma sala silenciosa, sente-se numa cadeira confortável, feche os olhos, respire calmamente e apenas relaxe. Muitos escritórios já contam com esses espaços de descanso com o objetivo de melhorar o foco e a produtividade dos colaboradores.
3) Tenha foco e concentre-se em uma atividade por vez
Fazer tudo de uma vez nunca foi sinônimo de produtividade. Você precisa focar nas suas prioridades. Faça uma atividade de cada vez com o objetivo de entregar seu melhor para cada uma. Muitos estudos comprovam que ser multitasking não vai te ajudar em nada. Só comece a próxima tarefa quando terminar a anterior.
4) Crie um ambiente livre de distrações
Que as distrações nos fazem perder o foco não é novidade para ninguém. Evite logar nas redes sociais enquanto trabalha e desative as notificações. Separe um tempo específico para ler e-mails e fazer/retornar ligações como uma tarefa separada e designada.
5) Perdeu o foco? Pare e escreva
Você foi interrompido de alguma forma, recebeu alguma ligação com uma notícia inesperada, esqueceu o que estava fazendo antes…pare e anote. Anotar te ajudar a se manter focado no que deve fazer e no próximo passo. Tome alguns minutos para si mesmo e anote como você se sente naquele momento. Faça uma pausa para voltar a focar no que estava desenvolvendo.
Como vimos, a consciência plena, na maioria dos casos, só é atingida pela prática constante da meditação, que é o ato de sentar-se calmamente e quieto e se focar em elementos como respiração, ideias relaxantes, ou, até mesmo em nada em particular. A prática de mindfulness pode ser muito benéfica para manter o foco no seu dia a dia de trabalho e aumentar a produtividade. Que tal sugerir para a sua equipe começar a praticar?
Tem alguma técnica? Conte para a gente 🙂
Pós graduada em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 6 anos. Atualmente, atua como analista de marketing digital na Operand.
Comentários