Quarta-feira, 08 de janeiro de 2020
Uma implementação Mobile First deve ser embasada em números para melhor tomada de decisão. O Google Analytics (GA), ou outra ferramenta de Analytics, pode ser um grande alinhado nas análises. Seja para melhorias no projeto atual ou para a construção de um projeto do zero.
Antes de explorar o universo de dados disponíveis no GA, é preciso definir as perguntas que ajudarão no processo.
Sem uma clareza nas dúvidas a serem respondidas, os conjuntos de dados a serem aproveitados não terão grande valia.
É preciso ir além do número de visitantes, explorar melhor os dados, cruzar informações e tirar insights para a implementação do Mobile First.
Alguns exemplos de perguntas a serem respondidas.
A resposta para a pergunta do título certamente seria desenvolver do zero. No entanto, muitos sites ainda estão funcionais e colaboram para os objetivos de marketing da empresa.
Além disso, nem sempre temos verba e tempo disponível para ignorar o que temos em mãos e começar tudo novamente. Na minha visão, o melhor dos mundos seria: implementar o possível no projeto atual para o ganho de resultados a curto prazo.
Em paralelo, desenvolver um projeto do zero com todas as considerações e mapeamento da jornada do usuário.
A implementação do Mobile First pode ser gradual e direcionada à resolução de problemas atuais.
Qual o tamanho das telas dos dispositivos móveis que acessam seu site?
As respostas podem ser encontradas no Google Analytics. Audience > Mobile > Devices > Screen Resolution como Primary Dimension.
Com base no relatório do GA, se pergunte: meu site está com os devidos break points através das Media Queries? Se a resposta for não, faça os devidos ajustes e com isso você garantirá uma melhor experiência para sua maior base de usuários. O mesmo relatório é guia para a criação da nova interface, ou seja, quais tamanhos considerar no projeto a ser desenvolvido do zero.
Dado que as metas e conversões são os objetivos do nosso projeto digital, o quanto cada dispositivo contribui para esse resultado?
A partir dessa resposta, podemos ir além e aprofundar a análise. Como nosso desejo é aumentar as conversões, preciso analisar e entender algumas outras questões.
Alguns exemplos:
É possível cruzar várias outras informações e extrair insights que vão nortear as melhorias a serem feitas. Nas tabelas de relatórios do GA, há colunas dedicadas às conversões e o quanto cada linha contribui para ela. As linhas, obviamente, conterão informações de acordo com o tipo de informação que o relatório entrega.
Abaixo, um exemplo da participação por tipo de aparelho em metas.
Observar o volume de participação entre Desktop e Mobile pode esconder outro tipo de análise a ser feita. Precisamos considerar, também, a qualidade dos acessos. E isso analisamos através do engajamento.
Podemos analisar o percentual de usuários que retornam; podemos observar a taxa de bounce rate; a quantidade de páginas por sessão; o tempo médio de navegação.
A imagem abaixo é bem ilustrativa nesse quesito. Observe que o mobile tem 75% de participação dos acessos.
Mas observe que a qualidade desses acessos no Desktop é mais relevante. A taxa de rejeição é menor, mais páginas são visualizadas e gasta-se mais tempo na navegação.
O ponto chave é compreender esses números.
Está claro que através dos dispositivos móveis, o projeto está ganhando mais tração na aquisição de tráfego, mas está pecando no engajamento.
Por outro lado, através do desktop a aquisição é menor, mas o engajamento é significativo.
O Google Analytics, por ser uma ferramenta de dados, nos permite embasar tomadas de decisão de forma precisa e orientada.
Projetos digitais é um ser vivo, exige constantes melhorias para o alcance de melhores resultados e engajamento com os usuários. Dado isso, é uma ferramenta considerada de grande valia para a implementação do Mobile First.
Alinhada com outras ferramentas mais específicas, nos permite melhorar os projetos existentes, bem como desenhar um projeto do zero.
é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.
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