Artigos

Marketing Digital: implemente 10 iniciativas hoje, para colher os frutos no próximo ano

 

Este ano tem se demonstrado desafiador para a maioria das empresas. Na busca pela sobrevivência, muitas delas cortaram despesas, reduziram o quadro de profissionais e deixaram de investir em marketing. Mas existem diversas iniciativas que podem ser implementadas, mesmo com pouco ou nenhum investimento, e que a médio prazo, ajudarão as empresas a realizar mais negócios, crescer e destacar-se dentre seus concorrentes. Implemente as dez iniciativas abaixo e prepare o terreno para ter um 2018 em grande estilo!

 

1. Desenhe uma estratégia de conteúdo que faça sentido

É preciso começar com o mais importante, a produção de conteúdo. Uma boa estratégia de conteúdo é peça-chave em qualquer programa de marketing. Sem ele, as próximas ações listadas abaixo ficam sem sentido. Defina que tipo de conteúdo pode melhorar a vida de outras pessoas. Pense além do serviço ou produto que você vende. Pense como sua empresa pode agregar valor a um potencial cliente oferecendo material relevante? Tornar-se referência em um determinado tema poderá atrair para perto de você muitos potenciais clientes.

 

2. Faça um tratamento eficaz de seus leads

Após produzir e promover um conteúdo relevante para seu público-alvo, disponibilize-o por meio de um formulário para coletar informações pessoais das pessoas interessadas. Mas atenção, nome e e-mail não são suficientes para a geração de negócios. Depois disso, é importante que você interaja com estes contatos através de materiais secundários, como vídeos, infográficos, artigos ou newsletters para obter mais informações e melhor qualificar estes contatos.

 

3. Otimize o seu website

Que tal se o seu website funcionasse como uma grande biblioteca, abrigando toda sua produção editorial? A usabilidade e a otimização das páginas precisam ser cuidadosamente trabalhadas, para que o Google e outros sistemas de busca consigam catalogar sua página de acordo com os seus objetivos. Quanto mais otimizado o seu website, mais facilmente seu público-alvo te encontrará. Grande parte do processo de otimização poderá ser feito diretamente quando se escreve o texto, mas existem técnicas mais avançadas que geralmente necessitam de profissionais especializados no tema.

 

4. Faça mais vídeos

Vídeos geram mais engajamento que simples textos. Eles são ótimos para explicar o que seu negócio faz, dar instruções aos seus clientes e conectar-se com sua audiência de maneira mais emocional. Hoje em dia, com um pequeno investimento e poucos recursos, pode-se fazer vídeos com ótima qualidade. A câmera do seu celular pode ter mais qualidade do que você imagina. Aproveite bem o Facebook, Instagram, YouTube e outras redes sociais para promover seus vídeos.

 

5. Crie tarefas automatizadas e inteligentes

Para garantir uma melhor experiência ao consumidor, o uso da tecnologia e de tarefas automatizadas é fundamental. Eventos baseados em gatilhos garantirão que o seu consumidor seja impactado em diversos estágios do relacionamento com a sua empresa de maneira automática. Por exemplo, um e-mail pode ser disparado automaticamente depois de 30 dias do último contato realizado. Ou um e-mail convidando o potencial cliente para conhecer um novo produto baseado em alguma ação que ele realizou no website.

 

6. Invista em bons relatórios

Relatórios são fundamentais para tomar decisões corretas. Analise o desempenho de todas as suas ações e monitore tudo constantemente para que você tenha oportunidades de melhoria. Crie indicadores de performance e torne rotina monitorá-los. Com bons relatórios, seus esforços poderão ser mensurados e melhorados. Campanhas podem ser otimizadas e diferentes versões dos mesmos anúncios podem ser melhorados se souber fazer uma boa análise.

 

7. Ouça mais os seus clientes

É bom manter diversos canais abertos para que seus clientes possam oferecer feedbacks sobre sua empresa e oferecer insights relevantes. Isso pode levar a correções de rota, o que é bom. Uma pesquisa de satisfação pode ser um bom caminho. E tenha em mente que uma a reclamação é sempre uma oportunidade.

 

8. Aproxime a equipe de Marketing da equipe Comercial

Uma boa parceria entre o marketing e os vendedores é fundamental para o sucesso dos programas de marketing. Colocar a equipe de marketing mais próxima da equipe comercial dará inputs e insights para o marketing em relação às reais necessidades que os vendedores enfrentam em seu dia a dia. Assim, programas mais customizados e mais adequados à realidade do mercado terão mais chances de sucesso.

 

9. Interaja mais com seus clientes

Seus clientes não lembrarão de você se você não se fizer presente. Além do ambiente digital, explore outras formas de manter e cultivar o relacionamento com eles. Somos seres humanos e ainda gostamos do contato um com o outro. Ninguém quer fazer negócios somente através de um computador. Organize eventos para seus melhores clientes, curta momentos agradáveis em jantares, gere valor e promova boas experiências.

 

10. Promova um ambiente de inovação

O mercado muda a cada dia e fazer negócios do mesmo jeito não vai funcionar no futuro. É preciso manter um olhar a curto prazo, mas tentando imaginar como será o futuro. Crie um ambiente ou ações que promovam a inovação.

 

 

Agora é contigo. Avalie em qual estágio sua empresa encontra-se nas 10 iniciativas acima, faça os ajustes e obtenha bons resultados!

é Head Latam da área de Marketing e Relações Públicas da Robert Half, com experiência em empresas de start-up e na indústria de recrutamento.

Comentários

PUBLICIDADE