Artigos

Estratégias digitais para negócios: tecnologia, pessoas e marketing

Como a marca pode participar da vida das pessoas usando os novos meios de comunicação? Saiba das estratégias digitais para negócios

 

Estamos passando por um processo muito importante de resinificação do modelo das relações humanas. E como criar relações reais e de confiança neste novo modelo baseado em tecnologia, sem contato humano, direto e pessoal?

O século XXI, definitivamente, é de pessoas. A primeira área a perceber isso é a área da tecnologia que está atendendo a esta tendência. São novos produtos e serviços lançados com foco no cliente e em suas necessidades reais.

E essa mesma tecnologia, também está mudando a forma de fazer marketing.

Se antes as empresas usavam um marketing transacional que se concentrava em seduzir os consumidores com os benefícios de um produto, hoje, espera-se discursos reais e que as empresas abram o diálogo com seus consumidores.

Ainda é muito comum que as empresas usem em sua comunicação uma simples descrição de benefícios do seu produto ou do seu serviços. Isso é chamado de proposta única de venda, que faz sentido em um marketing tradicional em que sua oferta o diferenciava dos concorrentes.

Na Era Digital, com tantas opções, significa que sempre há um concorrente direto de praticamente qualquer produto ou serviço, tornando esta proposta quase irrelevante.

 

Então, como se diferenciar e passar a ser relevante?

Para começar, é importante produzir mensagens com valor real para o cliente. Deve haver uma preocupação e entendimento dos problemas dos clientes. Ao invés de delinear benefícios, o conteúdo deve ser direcionado o seu enfoque aos problemas dos clientes que os seus produtos ou serviços possam resolver.

Com a mensagem mais clara, a próxima etapa é vencer o panorama de marketing fragmentado de hoje, os anunciantes devem escolher entre as mídias sociais, materiais impressos, transmissão de rádio e TV, celular, Internet e marketing digital – e muito mais. Apesar dessa complexidade crescente, os consumidores esperam obter uma experiência perfeita em todos os canais de marketing.

Para isso é fundamental alinhar os diferentes esforços de marketing nos canais de mídia para garantir que sua comunicação seja verdadeira, com o mesmo propósito e obtenha o maior impacto possível. Afinal, os novos meios de comunicação não substituem os tradicionais, mas sim, expandem as escolhas dos profissionais de marketing.

 

Trazendo para o diálogo

Uma vez que a comunicação esteja sendo realizada, é importante ter em mente que os consumidores não recebem mensagens passivamente. Eles postam comentários, opiniões e reações.

Os especialistas em marketing não controlam essas conversas, porém eles podem facilitá-las. A empresa deve passar a se tornar uma ouvinte atenta.

Saber o que as pessoas dizem sobre a marca permite identificar oportunidades para oferecer algo de valor e engajar clientes potenciais. Este conhecimento também ajuda a evitar o envio de mensagens fora do público-alvo. Além de ouvir, é preciso responder.

Cada vez mais o marketing deve estar alinhado ao atendimento ao cliente, que deve saber quais comunicações estão impactando os consumidores e criar estratégias para responder e atender adequadamente a cada situação.

 

Conectando-se através do conteúdo

Praticar um bom “marketing de conteúdo”, ou o Inbound Marketing, como é conhecido no termo em inglês, significa apresentar um material relevante e interessante através de vários canais que sejam valiosos para os clientes. Esse marketing posiciona a sua empresa como uma especialista no assunto e na sua área de atuação.

Atualmente, o consumo do varejo está amarrado ao conteúdo que a empresa fornece aos seus clientes.

Por exemplo, a página de uma agência de viagens pode oferecer dicas sobre como arrumar as malas, lugares para ir, dicas de roteiros, etc. A empresa poderia produzir um podcast ou vídeo no YouTube sobre o mesmo assunto. Essas ações podem posicionar sua empresa de tal forma que quando as pessoas estiverem prontas para comprar elas vão considerar esta empresa uma ótima opção.

Para criar conteúdo relevante, é necessário entender a ação de algumas influências principais;

  • Os desafios ou dificuldades que os clientes estão enfrentando;
  • Os comportamentos que os clientes exibem – podem ser considerados dados demográficos e de estilo de vida;
  • O contexto onde acontecem as buscas e compras;
  • A visão sobre o ciclo da compra – Quantas vezes, quando e por que as pessoas compram o seu produto ou serviço.

Ultrapassando os conhecimentos de marketing, os conhecimentos técnicos das plataformas passa a ser essencial para a estratégia. Os sites existem mas precisam ser encontrados nos motores de busca. Isso se dá com um trabalho de SEO (Search Engine Optimization), sigla em inglês para otimização do motor de busca, que ainda é uma dinâmica pouco conhecida e utilizada nas empresas.

Uma das técnicas usadas em SEO é o uso de palavras-chave. Desenvolver uma estratégia com o uso das palavras corretas, para determinar quais as pessoas mais digitam nos motores de busca quando querem saber mais sobre o seu tipo de produto ou serviço é fundamental. Inclua essas palavras nos seus conteúdos e mensagens.

Mas o texto não pode ser produzido para robôs. Ele tem que ser interessante para as pessoas.

Garanta que o seu conteúdo seja digno de ser partilhado. Quando as pessoas compartilham o seu conteúdo nas redes sociais, isso pode ser muito mais eficaz do que qualquer tipo de marketing.

 

E os dados?

Com algoritmos cada vez mais poderosos, sistemas de CRM com muita informação, Big Data e outras ferramentas capazes de integrar tudo isso, é possível fazer um marketing mais técnico e assertivo.

Para proporcionar o máximo retorno de marketing, a empresa precisará de líderes estratégicos e interdisciplinares com grandes talentos conceituais, apoiados por tecnologia especializada e recursos avançados e sofisticados.

O sucesso do marketing digital também depende de práticas poderosas das ciências de dados para garantir uma modelagem preditiva de qualidade e gerir conjuntos de dados massivos.

Além de grandes líderes, uma equipe robusta de gestão de projetos que possa lidar com programas complexos de marketing entre diversos canais irá ajudar muito nesse processo.

Isso é assunto para outro momento.

Aqui minha mensagem será mais sucinta apenas trazendo para reflexão que o time marketing está com uma missão muito maior do que comunicar, cuidar da marca e atrair clientes.

Agora é preciso agregar valor, diferenciar-se e estar perto do seu consumidor, de verdade.

Não há mais uma comunicação de mão única. Não há mais como fazer uma estratégia de marketing sem alinhamento na empresa inteira. E também não há como não integrar tudo com tecnologia.

Quer saber mais sobre Transformação Digital? Digitalks Expo 2020 - Digital Experience Cultura organizacional, redefinição de processos, parcerias estratégicas, mudança de mindset. Esses são alguns dos conceitos envolvidos no que chamamos de Transformação Digital, algo fundamental para qualquer negócio hoje! Entenda mais sobre Transformação Digital no nosso evento Digitalks Expo 2020 - Digital Experience. Inscreva-se agora AQUI

Anna Paula Seifert

Co-founder & VP de Clientes do Bullla

Comentários

PUBLICIDADE