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Em meio às mudanças econômicas e políticas, como o Marketing Digital pode ajudar?

O fim do ano está chegando e as empresas já começaram a pensar nas estratégias para 2017 e em como recuperar as vendas perdidas nos últimos anos. 2016 foi recheado de incertezas econômicas e políticas, o que resultou em uma grande recessão no mercado. A Fecomércio divulgou que a previsão para este ano é uma queda de 3,5% no PIB brasileiro.

Apesar do número assustador, segmentos como o comércio eletrônico apresentaram crescimento no primeiro semestre. Especialistas afirmam que o segundo semestre se encerrará com números ainda melhores e que, em 2017, a população vai voltar a confiar na economia do país e o consumo vai aumentar.

Sabendo disso, as empresas devem se preparar para o crescimento da demanda e potencializar seus esforços e investimentos em marketing. Grandes marcas têm apostado cada vez mais na personalização de ofertas, conteúdo – Content Marketing – e omnichannel. Não é você quem diz qual o melhor canal para se comunicar com o cliente: é preciso conhecer o perfil das pessoas que se relacionam com você, quais os canais mais utilizados por eles e os momentos em que eles estão mais propensos a consumir a sua oferta.

No marketing digital, as opções para impactar um mesmo cliente são diversas – redes sociais, aplicativos, e-mail marketing, banners, Google, SMS – e todas oferecem alto grau de segmentação, ou seja, é possível selecionar o público e concentrar os investimentos para atingir as pessoas com mais chances de consumir o seu conteúdo, aumentando a conversão e assertividade.

Mas, como eu disse anteriormente, saber apenas onde está o cliente não é suficiente, é preciso entender o momento em que ele está para conquistá-lo. Por exemplo: não é todo dia que você compra um conjunto de panelas, portanto, se você for impactado com ofertas de panelas diariamente, a probabilidade de criar aversão àquela marca é grande. Em contrapartida, se você não tiver contato constante, também corre o risco de se esquecer da mesma. E aí, o que fazer?

 

O segredo é o Content Marketing. Crie conteúdos relevantes e exclusivos, mas que não sejam publicidade escrachada da marca. Quanto mais sutil você for, mais receptivo à informação seu público será. O objetivo é o branding e não a venda direta. Ou seja, a ideia é que, quando alguém pensar em adquirir algo que você comercializa, a sua marca seja a primeira a ser considerada.

Outro benefício importante da técnica é que, ao oferecer conteúdo relevante e exclusivo, você passe a ter uma imagem de credibilidade e referência no segmento. Sendo assim, se você tem uma marca de panelas, o ideal é criar um blog com dicas para cozinha e receitas, onde a marca apareceria como coadjuvante.

 

Legal! Aí você me pergunta: e quando eu faço a oferta para o meu cliente?

No mundo digital, o importante é acompanhar em tempo real o que o seu prospect está fazendo pela internet. Acredite ou não, ele dá indícios de que está interessado ou propenso a comprar algum produto que você tem para oferecer.

O Adwords do Google é uma ótima maneira de começar a impactar o possível cliente. Quando ele busca palavras relacionadas ao seu tipo de negócio, é hora de você começar a impactá-lo com banners e remarketing, até que ele veja uma oferta que realmente lhe interessa e acesse o seu site. Pronto, você jogou a rede e o peixe caiu, agora é hora de não deixá-lo escapar.

 

DICA 1:

Um dos formatos de mídia com maior retorno é o e-mail marketing, que, quando bem planejado, chega a alcançar um ROI de 40:1. Mas, para conseguir resultados significativos, é importante ter uma base qualificada e engajada. Muitas marcas utilizam pop-ups, cupons de descontos e benefícios exclusivos para captação de leads. Ou seja, quando o internauta acessa o portal, uma mensagem aparece com algum apelo para que ele se cadastre, seja um desconto ou conteúdo exclusivo.

 

DICA 2:

É muito importante facilitar o processo de cadastro o máximo possível para que o lead não desista. A maioria das empresas estão oferecendo a possibilidade de cadastro por meio das redes sociais ou trabalhando com cadastro progressivo. Ou seja, no primeiro contato, peça apenas os dados que você realmente precisa para iniciar um diálogo – nome, e-mail e gênero, costuma ser suficiente – e, com o tempo, você pede mais dados em troca de benefícios para o cliente. Algumas plataformas, como a da All In, por exemplo, oferecem esse recurso de forma automatizada.

 

DICA 3:

Depois que você captou o lead, é hora de iniciar a sua estratégia para conversão. O e-mail marketing é grande aliado nessa fase, pois além da segmentação por perfil, você consegue enviar ofertas personalizadas de acordo com o comportamento de navegação e consumo do cliente, além de poder combinar algoritmos de recomendação e aumentar ainda mais a sua taxa de conversão.

Um dos principais benefícios do marketing digital é a flexibilidade de mudanças que ele oferece. É possível acompanhar os relatórios em tempo real, fazer ajustes nas estratégias rapidamente e potencializar os resultados.

 

Não espere 2017 para fazer a diferença: comece a se planejar já para a Black Friday e o Natal. Economistas estão apostando que essas duas datas representarão grande parte do crescimento do varejo no segundo semestre.

Especialista de marketing na All iN Marketing Cloud, empresa especializada em marketing de relacionamento digital, é líder do time institucional, eventos e a área de criação de conteúdo. São mais de 7 anos de experiência com Marketing Digital.

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