Terça-feira, 09 de outubro de 2018
O Instagram está entre as redes sociais preferidas por aqui e já soma mais de 50 milhões de brasileiros com contas ativas. Além de ser um ótimo ponto de contato entre possíveis clientes e a sua marca, ele pode ser uma boa fonte de tráfego para seu site.
E estamos falando de um público segmentado, o que aumenta as chances de realizar vendas! Afinal, os seguidores estão no seu perfil porque consideram seu conteúdo relevante e, da mesma forma, o que sua empresa oferece pode ser do interesse deles. Já pensou nisso?
Mas dá para levar esse tráfego para o site?
Apesar do funcionamento do algoritmo, da necessidade constante de gerar engajamento e do pouco espaço para links externos, levar seguidores do seu Instagram para seu site é possível sim!
E como fazer isso é o que te contamos nas dicas a seguir!
Os únicos links gratuitos permitidos pelo Instagram é o link nos stories, limitado só para aqueles que têm mais de 10 mil seguidores, e o link no perfil, também chamado de link da bio, que pode ser usado por qualquer conta.
Você pode usar o link da bio para diferentes objetivos:
Assim, a partir dos seus objetivos, você define como usar o link na bio. Usá-lo de forma inteligente é exatamente fazer essa escolha!
O Instagram é um lugar de conteúdo antes de qualquer promoção do seu negócio! Ter uma rede crescente e engajada começa por esse princípio.
Nesse cenário, a melhor estratégia para levar seguidores do Instagram para o site é compartilhar apenas parte do seu conteúdo, lembrando que o restante das informações está no link da bio ou dos stories.
Isso pode ser usado para instigar seus seguidores a acessar um post no blog, baixar algum material recente, ver detalhes de um produto ou de um evento e conhecer uma novidade.
É possível utilizar essa técnica nos posts do feed, nos stories e contratando um influenciador digital.
A gente entende que seria incrível se o que sua marca produz na rede social pudesse chegar a todos seguidores de forma gratuita, mas o Instagram também é uma empresa e ele lucra justamente com isso: o baixo alcance do seu conteúdo.
Portanto, não adianta fugir de patrocinar conteúdo no Instagram.
Além de ainda ser um canal de marketing com um custo relativamente baixo, o Instagram te permite criar públicos bem segmentados para anunciar, algo que possibilita uma empresa atingir pessoas que não são seguidoras do seu perfil mas que tem potencial de ser cliente.
E de acordo com os resultados de quem visitou seu site e de quem realizou uma conversão, seja uma compra, inscrição ou outra ação importante, você fica sabendo quem é seu melhor público. Sabendo as características de quem tem maior chance de ser seu cliente é possível direcionar mais anúncios a pessoas com as mesmas características.
Outro ponto positivo da promoção de conteúdo nessa rede social é que sempre é possível adicionar links para seu site nos stories e até nos posts do feed, sendo que este segundo só pode ser feito anunciando.
Ganhar seguidores e sempre produzir conteúdo são essenciais para ser relevante, mas eles só irão trazer bons resultados se usar corretamente os recursos do Instagram para criar oportunidades para a empresa.
é jornalista de formação, mas apaixonada por Marketing desde a faculdade. Atualmente, é Analista de marketing sênior na Bume.io. Passou por agências e agora respira a cultura de startups. Sua missão é potencializar o uso de Instagram para marcas.
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