Artigos

Como levar seguidores do Instagram para o site

Apesar do funcionamento do algoritmo, da necessidade constante de gerar engajamento e do pouco espaço para links externos, levar seguidores do seu Instagram para seu site é  possível sim, veja essas dicas

 

Foto. Mão segurando um celular. Fundo da imagem verde. Na tela a página de login do Instagram com fundo roxo.

O Instagram está entre as redes sociais preferidas por aqui e já soma mais de 50 milhões de brasileiros com contas ativas. Além de ser um ótimo ponto de contato entre possíveis clientes e a sua marca, ele pode ser uma boa fonte de tráfego para seu site.

E estamos falando de um público segmentado, o que aumenta as chances de realizar vendas! Afinal, os seguidores estão no seu perfil porque consideram seu conteúdo relevante e, da mesma forma, o que sua empresa oferece pode ser do interesse deles. Já pensou nisso?

Mas dá para levar esse tráfego para o site?

Apesar do funcionamento do algoritmo, da necessidade constante de gerar engajamento e do pouco espaço para links externos, levar seguidores do seu Instagram para seu site é  possível sim!

E como fazer isso é o que te contamos nas dicas a seguir!

 

Utilize o link da bio de forma inteligente

Os únicos links gratuitos permitidos pelo Instagram é o link nos stories, limitado só para aqueles que têm mais de 10 mil seguidores,  e o link no perfil, também chamado de link da bio, que pode ser usado por qualquer conta.

Você pode usar o link da bio para diferentes objetivos:

  • Divulgar o serviço: mantendo sempre o link da home do site da empresa. Lembre-se que para ver esse link o visitante terá que entrar no seu perfil do Instagram, portanto, tenha fotos que permitam que ele faça uma leitura visual do seu conteúdo e, assim, tenha interesse imediato em entender o que a empresa oferece;
  • Gerar vendas: trocando o link de acordo com conteúdos lançados, novos produtos, promoções, eventos e afins. Nesse caso, é bem importante que no fim da descrição do perfil você coloque um título que explique o que tem no link;
  • Destacar seus links mais importantes: colocando um agregador de links ou uma página com um índice dos links que você recomenda a visita. Lembre-se que quanto menor o número de links, maior o número de visitas pois isso facilita uma escolha rápida.

Assim, a partir dos seus objetivos, você define como usar o link na bio. Usá-lo de forma inteligente é exatamente fazer essa escolha!

 

Instigue os seguidores

O Instagram é um lugar de conteúdo antes de qualquer promoção do seu negócio! Ter uma rede crescente e engajada começa por esse princípio.

Nesse cenário, a melhor estratégia para levar seguidores do Instagram para o site é compartilhar apenas parte do seu conteúdo, lembrando que o restante das informações está no link da bio ou dos stories.

Isso pode ser usado para instigar seus seguidores a acessar um post no blog, baixar algum material recente, ver detalhes de um produto ou de um evento e conhecer uma novidade.

É possível utilizar essa técnica nos posts do feed, nos stories e contratando um influenciador digital.

 

Não seja resistente aos anúncios

A gente entende que seria incrível se o que sua marca produz na rede social pudesse chegar a todos seguidores de forma gratuita, mas o Instagram também é uma empresa e ele lucra justamente com isso: o baixo alcance do seu conteúdo.

Portanto, não adianta fugir de patrocinar conteúdo no Instagram.

Além de ainda ser um canal de marketing com um custo relativamente baixo, o Instagram te permite criar públicos bem segmentados para anunciar, algo que possibilita uma empresa atingir pessoas que não são seguidoras do seu perfil mas que tem potencial de ser cliente.

E de acordo com os resultados de quem visitou seu site e de quem realizou uma conversão, seja uma compra, inscrição ou outra ação importante, você fica sabendo quem é seu melhor público. Sabendo as características de quem tem maior chance de ser seu cliente é possível direcionar mais anúncios a pessoas com as mesmas características.

Outro ponto positivo da promoção de conteúdo nessa rede social é que sempre é possível adicionar links para seu site nos stories e até nos posts do feed, sendo que este segundo só pode ser feito anunciando.

 

Comece agora a levar seguidores do Instagram para o site

Ganhar seguidores e sempre produzir conteúdo são essenciais para ser relevante, mas eles só irão trazer bons resultados se usar corretamente os recursos do Instagram para criar oportunidades para a empresa.

Coloque essas ações em práticas e verifique quais serão os resultados. Te garanto que mesmo simples, elas são eficientes!

Letícia Gloor

é jornalista de formação, mas apaixonada por Marketing desde a faculdade. Atualmente, é Analista de marketing sênior na Bume.io. Passou por agências e agora respira a cultura de startups. Sua missão é potencializar o uso de Instagram para marcas.

Comentários

PUBLICIDADE