Sexta-feira, 09 de junho de 2017
Planejar a verba de marketing de grandes empresas é um desafio anual que diretores e empresários enfrentam. Em tempos de crise, muitas marcas passaram a exigir mais resultados, com menos investimento, então ter novas ideias passou a ser um item necessário para movimentar agências de publicidade e escritórios. Atualmente, a pergunta que mais move clientes e fornecedores se tornou a mesma: como criar um planejamento de marketing realmente eficaz?
Muito além das estratégias já conhecidas por executivos, que há anos investem no marketing offline e sabem como analisar TRPs e GRPs, coberturas, demográficos e outras variáveis da publicidade offline, hoje em dia a publicidade passou a precisar dar uma atenção para onde, segundo especialistas e estudiosos, a audiência mais se faz presente: a internet.
De acordo com o consultor em Marketing Digital e fundador da agência Nommad.ID, Marcelo Montone, um dos maiores problemas na hora de criar um planejamento é manter um pensamento ultrapassado para as verbas. Para ele, muitos empresários ainda focam em investimentos que apresentam altos riscos de resultados pouco aproveitáveis. “Muitos empresários e diretores passaram a recorrer às suas agências offline, ou a indicações de parceiros ou amigos, para começar essa construção de uma imagem de marca digital. Porém, essas duas escolhas mais “fáceis”, não são as melhores opções“, contou.
Segundo Montone, os problemas que as duas opções têm podem ser diagnosticados rapidamente. “No primeiro caso, muitas das vezes, as agências offline acabam migrando parte da verba online, que poderia trazer mais resultado com menor custo, para os investimentos em mídia offline tradicional, onde possivelmente terão melhor negociação e menor custo de mão de obra especializada. No segundo, o gestor terá que depositar totalmente sua confiança na pessoa que indicou, e nos possíveis indicados, porém, continuará sem a base do conhecimento para acompanhar e cobrar os resultados dos seus parceiros”, afirmou.
Criar, então, uma estratégia também focada em materiais digitais se tornou essencial. Mas como fazer?
Não basta apenas ter um site ou uma página nas redes sociais é preciso se destacar em meio a um oceano de informações e chegar no seu cliente: aquela dona de casa que busca novidades, o adolescente que ama videogames e até o homem mais velho que é apaixonado por carros, por exemplo.
Para isso, o especialista afirma que, além de planejar um briefing detalhado e oferecer uma concorrência realmente mensurável, é necessário seguir um passo a passo estruturado e que consiga fornecer, às empresas e às agências, uma chance de criar grandes resultados e ações interessantes para o público final. Confira as dicas:
– Tenha clara a descrição do seu produto ou serviço
– Obtenha dados de pesquisas de mercado sobre o produto que deseja promover nas mídias digitais.
– Tenha dados sobre Digital Brand Search sobre sua marca e seus concorrentes.
– Tenha dados demográficos dos seus targets
– Pesquise sobre os hábitos comportamentais digitais dos seus consumidores
– Saiba quanto vai custar
– Qual será o custo da unidade do seu produto ou serviço para o consumidor
– Planeje as promoções ou condições especiais de compra, caso existam
– Qual é o ticket médio que almeja conquistar com as suas vendas no período
– Planeje a sua meta em vendas unitárias ou tickets médios
– Distribua elas ao longo do ano, de forma crescente e consciente
– Sucesso é ser conhecido por milhões de usuários?
– Sucesso é vender unidades?
– Tenha claro o que é sucesso para a sua marca entre conhecimento (awareness) e conversão em vendas
– Determine o período das campanhas para se atingir as metas desejadas
– Planeje a verba que você terá disponível para que a agência invista
– Exija da sua agência um planejamento com base nos dados dos itens anteriores, demonstrando que estratégias, táticas e como farão a mensuração de resultados das campanhas para entregar a sua meta no período que deseja.
é formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School. Marcelo Montone é fundador da agência paulistana Nommad.Id, além de já ter atuada em cases de sucesso e atendido contas importantes de marcas esportistas, empresas e órgãos públicos.
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